Promoção de práticas agrícolas conservadoras do solo através da demonstração, expedita e a baixo custo, do seu impacto na matéria orgânica
- Terraprima - Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal, Lda(líder)
- Confederação dos Agricultores de Portugal(parceiro)
- Fundação Eugénio de Almeida(parceiro)
- Herdade Machoqueira do Grou CRL(parceiro)
- INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária(parceiro)
- Pedro Sacadura Teixeira Cabral Duarte da Silveira(parceiro)
- Sociedade Agrícola Herdade dos Padres, S.A.(parceiro)
- Tapada dos Numeros - Sociedade Agrícola, Lda(parceiro)
- Terraprima - Sociedade Agrícola, Lda(parceiro)
- Universidade de Évora(parceiro)
- Zea, Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda.(parceiro)
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos
O grupo operacional (GO) SOLO pretende realizar a demonstração expedita e a baixo custo do teor de matéria orgânica do solo (MOS) em pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas (PSB) e sua capacidade de sumidouro de carbono, como forma de promover a produção, disseminação e adoção de práticas mais sustentáveis.
Os objetivos estratégicos desta iniciativa são:
- Dotar os agricultores de conhecimento que permita aumentar a eficácia da gestão agrícola numa perspetiva de caracterização e potenciação dos serviços ambientais gerados, no que diz respeito ao solo.
- Criar uma abordagem metodológica que reduza substancialmente o custo de obtenção de informação sobre teores de MOS e que permita que mais agricultores recorram de forma regular a esta ferramenta de gestão.
Do ponto de vista operacional, os objetivos da iniciativa são:
- Desenvolver um novo método expedito para amostragem e análise de MOS que se afaste da recolha manual de amostras analisadas laboratorialmente, usando como nível intermédio a recolha automática e a deteção próxima por forma a calibrar o objetivo final que é a utilização de métodos de deteção remota sem amostragem.
- Produção de cartografia relativa à variação interanual de MOS em PSB a partir do método inovador e de baixo custo desenvolvido no projeto.
- Estudar a relação entre as práticas de gestão das PSB de parceiros no GO SOLO e a MOS.
- Divulgar o impacto quantificado das práticas sobre a MOS entre a comunidade de agricultores Terraprima e outros e organismos da administração central e regional.
Atividades a desenvolver
O Plano de Ação divide-se em 3 fases cujas ações serão implementadas em áreas de PSB em fase de manutenção, i.e. sem instalação de novas pastagens. Porém, tentará maximizar-se a heterogeneidade em termos de idade das parcelas. Prevê-se que cada um dos 7 parceiros que são empresas agrícolas participe no projeto com uma parcela de aproximadamente 25 hectares, sendo portanto a área abrangida inicialmente (para recolha de dados) de 175 ha.
- Fase 1: Desenvolvimento do Método Expedito para Determinação da MOS
Objetivo: Desenvolver e calibrar método que permita a utilização de deteção remota (imagens de satélite) para a previsão dos teores de MOS em PSB, utilizando informação espectral e a condutividade elétrica aparente do solo (CEa) como passos intermédios
- Fase 2: Efeito de Diferentes Práticas de Gestão de PSB na MO do Solo
Objetivo: determinar o efeito de diferentes práticas agrícolas na MOS com recurso ao espectrómetro VNIR, a sensores de condutividade elétrica e a imagens de satélite.
- Fase 3: Disseminação
Objetivo: Divulgar os resultados do projeto pelo maior número possível de agricultores, organizações representativas da produção agrícola e atores públicos com relevância no setor.
Identificação dos resultados previstos atingir
- Cartografia referente aos teores de MOS nas áreas de estudo.
- Interpretação da cartografia relativamente ao efeito de diferentes práticas agrícolas na MOS para agricultores parceiros do GO SOLO.
- Cartografia de carácter preditivo resultante da aplicação do método para estimativa de MOS calibrado nas áreas do projecto e aplicado à área de implementação potencial de PSB (Alentejo, Beira Interior e Ribatejo e Oeste).
- Protocolos normalizados de utilização dos equipamentos e métodos referidos na medição do teor de MOS.
- Produção científica associada às atividades do GO SOLO.
- Produção de materiais de divulgação associados às atividades do GO SOLO, nomeadamente sob a forma de recomendações para o aumento de teor de MOS e da capacidade de sumidouro de carbono.
Attribute | Type | Value |
---|---|---|
id | integer | 3678 |