Viabilização da cultura da nogueira no regadio do Alentejo

Cofinanciado por:
Acrónimo | VALERIA
Designação do projeto | Viabilização da cultura da nogueira no regadio do Alentejo
Código do projecto | ALT20-03-0246-FEDER-000002
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária | Universidade de Évora(líder)

Data de aprovação | 06-11-2015
Data de inicio | 01-01-2016
Data de conclusão | 31-05-2018

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 231367.70 €

Resumo

Conseguiu-se a micrpropagação do porta-enxerto Paradox 'Vlach'. Pretende validar-se o protocolo, obter plantas e disponibilizá-las para a instalação de novos pomares e divulgar junto dos agricultores uma nova técnica de obtenção de plantas de nogueira enxertada em porta-enxertos híbridos clonais. Criam-se condições para o aparecimento de empresas de produção de plantas, de prestação de serviços de enxertia e acompanhamento técnico das plantações.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos:

Pretende-se resolver o principal problema que condiciona o desenvolvimento de novos pomares de nogueiras no Alentejo, que esta centrado na obtenção de material vegetal de novas variedades comerciais, enxertadas em porta-enxertos clonais de elevado desempenho e adaptação aos solos da região. A disponibilidade de material vegetal das novas variedades de nogueira enxertadas em porta-enxertos adaptados aos solos do Alentejo está identificada como a grande limitação ao aproveitamento desta interessante cultura no novos regadios do sul do país, e a Universidade de Évora dispõe actualmente do conhecimento cabal para resolver este problema, restando fazer a transferência desta tecnologia de forma sustentada para o sector, o que implica resolver alguns problemas que dizem respeito à adaptação do processo a uma escala comercial, bem como à demonstração da sua viabilidade junto dos agricultores interessados.Esta demonstração implica a adaptação de algumas técnicas associadas à instalação das árvores, como a enxertia no local definitivo por exemplo, e a condução das árvores nos primeiros anos de produção.

Atividades:

Tarefa 1: Produção de Plantas In Vitro

Esta é a tarefa base de todo o projeto pois é a partir dela que vão obter-se as plantas para a instalação dos pomares de demonstração. Tendo em conta que o material vegetal inicial foi estabelecido em condições assépticas durante a execução o Projeto PRODER Medida 4.1 Operação-12400 e está disponível para iniciar o trabalho de propagação in vitro, esta tarefa inclui as fases subsequentes de qualquer processo de micropropagação, a saber; - Multiplicação, Enraizamento e Aclimatização. Como referido da descrição geral do projeto o objetivo é a produção de um elevado número de plantas num curto espaço de tempo, de forma a comprovar a viabilidade do protocolo de produção (em anexo), que foi testado com sucesso em condições laboratoriais. Seguindo o protocolo previamente estabelecido, o objetivo é conseguir a produção de 10.000 plantas durante o ano de 2016 e início de 2017. Estas plantas serão, fornecidas gratuitamente aos agricultores para a instalação de pomares experimentais.

Tarefa 2: Plantação de Pomares Demonstração

A plantação dos pomares será assegurada por sócios de uma Organização de Produtores (FRUTECO), ver em anexo declaração de interesse da associação neste projeto. O trabalho a desenvolver pela equipa de projeto traduzir-se-á no apoio técnico à implantação dos pomares (Escolha das parcelas a instalar com nogueiras, técnicas de mobilização do solo, cálculos de adubação, compassos de plantação, calculo do sistema de rega especifico, etc.)

Tarefa 3: Plantação e Condução dos porta-enxertos

Acompanhamento do desenvolvimento dos porta-enxertos no local definitivo, com assistência técnica à rega, fertilização e poda de condução em 1ºano. Serão experimentados varias épocas de transplantação dos porta-enxertos para o local definitivo, (Setembro, Março e Maio) com objectivo de concluir sobre a melhor solução tendo em vista o seu desenvolvimento posterior e grossura dos mesmos para enxertia. O crescimento dos porta-enxertos no local definitivo é uma questão critica para a viabilidade desta tecnologia de instalação do pomar, porque o sucesso da enxertia depende em larga medida do estado vegetativo e de vigor dos porta-enxertos.

Tarefa 4:Enxertia de campo

Será experimentada a técnica de enxertia de gomo destacado e placa em dois períodos distintos, início da Primavera e final do Verão. Esta será a parte mais critica do processo pois dela dependerá a uniformidade do futuro pomar, e para o seu sucesso contribuirá o estado do porta-enxerto, a origem e estado dos ramos que fornecerão os gomos e a própria técnica de execução da enxertia. A qualidade do material para enxertia merecerá um cuidado especifico pois implica preparar arvores antecipadamente em termos de poda anual para poder haver material disponível par enxertia. A técnica de enxertia é uma operação que associará vários técnicos da Organização de produtores em causa e quadros técnicos associados aos agricultores onde se implantarão os pomares, de forma a divulgar este “know how” o mais amplamente possível e assim interessar a futura criação de nichos de negocio à base do fornecimento deste serviço (“Spin-Offs” de serviços).

Tarefa 5:Condução dos novos pomares enxertados

Após a enxertia a condução das jovens árvores exige cuidados específicos e acompanhamento especializado, de forma a preparar a sua copa para a fase adulta produtiva. Com árvores enxertadas no local definitivo tornam-se mais exigentes as intervenções em verde a executar, bem como a preparação da copa para o futuro pomar intensivo, em que a mecanização das diversas operações serão rotina incluindo a própria poda anual de frutificação. A equipa da Universidade prestará o apoio e assistência técnica de rotina nesta fase de desenvolvimento dos jovens pomares, de forma a garantir o sucesso da tecnologia proposta, bem como a divulgação de práticas culturais inovadoras ao nível da condução do pomar de nogueiras.

Resultados:

- Otimizou-se o processo de propagação in vitro de porta-enxertos clonais de nogueira,

- Desenvolveu-se uma nova técnica de enxertia para nogueira, a microenxertia in vitro,

- Criou-se uma spin-off/Uevora para a produção de plantas in vitro

- Instalaram-se campos de demonstração destes materiais