Impactos da fragmentação do habitat em sistemas sociais e de acasalamento : Avaliação de predições ecológicas para um roedor monogâmico com base em genética não invasia
Resumo
A intensificação agrícola tem causado a perda e fragmentação de habitats seminaturais a nivel global. Os estudos sobre os efeitos da fragmentação de habitats na biodiversidade têm revelado impactos importantes nos padrões de distribuição e abundância das espécies. Embora estes estudos forneçam orientações importantes no que respeita à conservação, com vista a contrariar os efeitos negativos da fragmentação, as inferências são sobretudo correlativas, e não causais. Neste sentido, é necessário que o foco de investigação se direccione mais para os processos demográficos e comportamentais, de forma a melhor compreender a viabilidade das populações em paisagens fragmentadas.
O projeto “MateFrag” pretende analisar como a fragmentação de habitats afeta processos intra-populacionais que afetam o sucesso reprodutor, e desta forma a persistência de populações de um roedor monogâmico quase ameaçado, e endémico da Península Ibérica, o rato de Cabrera (Microtus cabrerae). Processos relacionados com interacções sociais, sistemas de acasalamento, formação de grupos familiares, sobrevivência, e dispersão serão inferidos com base em amostragem genética não invasiva de dejectos em paisagens agrícolas com diferentes níveis de fragmentação, de forma a testar a ideia geral que a fragmentação do habitat reduz o sucesso reprodutor, contribuindo assim para o aumento do risco de extinção.
Os resultados serão usados para propor medidas de mitigação dos impactos da fragmentação nas interacções sociais e estratégias de acasalamento nos mamíferos monogâmicos em paisagens sujeitas a intensificação agrícola.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
No projeto “MateFrag” pretende-se determinar o efeito da fragmentação do habitat nas características demográficas e comportamentais que influenciam a persistência de populações do rato de Cabrera em paisagens agrícolas.
Os parâmetros específicos em análise são: tamanho populacional, razão entre sexos, estrutura de grupos familiares, organização espacial, dispersão, sucesso de emparelhamento, paternidade extra-par, risco de consanguinidade, e reprodução.
A obtenção desta informação em paisagens com diferentes níveis de fragmentação permitirá identificar medidas de gestão dos habitats e da paisagem com vista à conservação do rato de Cabrera.