Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
- Universidade de Lisboa - Instituto de Educação(líder)
- Universidade de Évora(parceiro)
Resumo
O desenvolvimento da literacia estatística dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade tem vindo a ser apontado como objectivo curricular destacado em recentes orientações curriculares nacionais e internacionais. No panorama nacional, o actual programa de Matemática do Ensino Básico atribui um maior destaque à Estatística, e apresenta objectivos de aprendizagem mais exigentes, desde os níveis mais elementares. Esta situação torna-se desafiadora para a prática do professor, exigindo-lhe o desenvolvimento de novas perspectivas e conhecimentos. Tendo em conta este contexto, este projecto tem como objectivo estudar o desenvolvimento da literacia estatística desde os níveis mais elementares até ao ensino secundário, em duas vertentes: i) na caracterização de aspectos essenciais da literacia estatística de alunos, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de formular questões e recolher dados e representá-los para responder a essa questões, e ii) na compreensão do desenvolvimento do conhecimento didáctico e estatístico do professor para ensinar este tema.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
From this major goal we established five more specific objectives for the project: (a) to characterize students’ statistical literacy, through the planning and development of teaching experiments in classrooms at different school levels, based on sequences of tasks and the use of specific technological tools; (b) to identify possibilities and constraints in the development of students’ statistical literacy, in the context of teaching experiments in classrooms at different school levels; (c) to characterize the statistical and didactical knowledge needed to teach statistics focused on developing statistical literacy; (d) to promote practicing and prospective teachers’ professional knowledge concerning the teaching of statistical literacy, through different teacher education courses and professional development settings; (e) to disseminate the project’s results concerning the development of student’s statistical literacy.