Reconstrução e simulação do clima de Portugal a partir de fontes documentais e instrumentais do sec. XVII ao sec. XIX (Klimhist)

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Reconstrução e simulação do clima de Portugal a partir de fontes documentais e instrumentais do sec. XVII ao sec. XIX (Klimhist)
Código do projecto | PTDC/AAC-CLI/119078/2010
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Lisboa(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro(parceiro)
  • Universidade do Porto - Faculdade de Letras(parceiro)

Data de aprovação | 09-09-2011
Data de inicio | 01-03-2012
Data de conclusão | 30-09-2015

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 33597 €

Resumo

As alterações climáticas são hoje em dia uma das grandes preocupações da comunidade científica, da população e dos governos. As previsões para as próximas décadas e as decisões para mitigar e/ou adaptar as alterações climáticas devem basear-se no conhecimento do passado. Embora a variabilidade e as mudanças climáticas nos últimos dois (ou três) séculos possam ser deduzidas de séries instrumentais, há várias lacunas espaciais e temporais, especialmente na era pré-instrumental. Reconstruções de temperatura e precipitação na Europa [LUT2000], apontam para a necessidade de informação detalhada do sudoeste da Europa. Dada a situação de Portugal, entre o anticiclone dos Açores e a baixa pressão da Islândia e entre os climas de tipo Atlântico e Mediterrâneo, a reconstrução do clima em Portugal irá fornecer informações valiosas para avaliar o papel do forçamento antrópico na variabilidade climática.

A equipa interdisciplinar de climatólogos, geógrafos, historiadores e físicos pretende responder às perguntas: Como era a variabilidade natural do clima no passado? São os extremos mais frequentes hoje em dia? Quais foram as tendências climáticas nos últimos 350 anos em Portugal? Qual o papel do forçamento natural na variabilidade climática em Portugal? Alguns resultados promissores do projeto EU ADVICE permitiram reconstruir a variabilidade da temperatura e precipitação durante o LMM, expandir as séries de precipitação em Lisboa até 1835 e estudar alguns fenómenos meteorológicos extremos [ALC2000] [TAB2004]. No âmbito do projeto MILLENNIUM colaborámos na reconstrução climática [CAM 2010a, 2010b] e no estudo das grandes tempestades do século XVIII e dos seus impactos [PFI 2010]. Alguns membros da equipa colaboraram no projeto EU MICE a fim modelar os impactos de eventos climáticos extremos na Europa e avaliar cenários de climas futuros [SAN 2006] [2007]. Recentemente foram feitas análises de valores extremos e de tendências climáticas em Portugal [SAN 2009]. Estes projetos permitiram obter uma experiência importante na análise da variabilidade climática observada ou simulada por modelos.

 

É hoje reconhecida a variabilidade climática desde o início das observações meteorológicas regulares (últimas décadas do século XIX em Portugal). Contudo, as alterações climáticas anteriores a 1900 não são bem conhecidas. Este projeto irá concentrar-se em fontes documentais e em dados instrumentais desde 1645 (início do Mínimo de Maunder) até 1900 (início do projeto DISASTER, ver revisão de literatura). Serão adaptados os métodos de Pfister [BRA2005, 2010]. A equipa está a par da existência de várias fontes deste tipo, algumas parcialmente exploradas, ainda não utilizadas em estudos de alterações climáticas. OS LIMITES TEMPORAL E ESPACIAL EXACTOS DAS SÉRIES RECONSTRUÍDAS, DEPENDERÁ DA DISPONIBILIDADE DE DADOS CLIMÁTICOS E DA QUALIDADE DAS FONTES PESQUISADAS. A estratégia será diferente no Norte e Sul de Portugal, dado que há mais dados sobre o Sul do país onde a calibração e verificação da série poderão vir a ser mais desenvolvidas.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

Os objetivos e resultados esperados são: 1- CONTRIBUIR PARA A CRIAÇÃO DA HISTÓRIA DO CLIMA EM PORTUGAL através de: construção de uma base de dados de dados documentais e instrumentais desde 1645, um período de variabilidade climática natural que inclui o Mínimo de Maunder (1645-1715) e o Mínimo de Dalton (1790-1820); pesquisa sistemática da primeira ocorrência simultânea de dados documentais e instrumentais (fins do século XVIII princípios do século XIX); reconstrução de séries temporais (escala anual/estacional) para Portugal; análise das tendências multi-decadal em Portugal geradas por modelos; comparação dos nossos resultados com os obtidos a partir da dendroclimatologia e de estudos geotérmicos sobre Portugal. 2- COLABOAR NA COBERTURA ESPACIAL DO CLIMA DO PASSADO NA EUROPA, pois a falta de dados no SW Europeu é mencionada em vários estudos, através da: divulgação de dados e resultados de modelos junto da comunidade científica (internet); interação com um grupo

 

reconhecido de investigadores espanhóis (projeto Salva-Sinobas http://salva-sinobas.uvigo.es/); através da interação com os nossos consultores (todos especialistas em climatologia histórica). 3- VALIDAR AS SÉRIES RECONSTRUÍDAS usando modelos e dados “proxy”. 4- AVALIAR O PAPEL DO FORÇAMENTO NATURAL VS ANTROPOGÉNICO NA VARIABILIDADE CLIMÁTICA EM PORTUGAL no passado, o que ajudará a compreender a variabilidade recente e permitirá validar os cenários climáticos futuros projetados pelos modelos. 5- ESTUDAR OS EVENTOS EXTREMOS DO PASSADO, SEUS IMPACTOS E VULNERABILIDADE DAS SOCIEDADES ao clima durante os últimos 350 anos, para compreender como evoluíram [PFI2010] e compará-los com situações análogas atuais [FRA 2008]. 6- DESENVOLVER E DIVULGAR A CLIMATOLOGIA HISTÓRICA EM PORTUGAL incentivando alunos de mestrado ou doutoramento a pesquisarem este tema, pouco conhecido provavelmente devido à sua interdisciplinaridade.

Atividades

- SEARCH FOR DOCUMENTARY WRITTEN EVIDENCE ON THE PAST CLIMATE OF PORTUGAL

- SEARCHING, COLLECTING AND ANALYSING EARLY INSTRUMENTAL DATA

- CONVERSION OF THE INDEXED SERIES INTO PRESENT-DAY METEOROLOGICAL UNITS

- CREATION OF A DATABASE

- PREPARATION OF RECONSTRUCTED SERIES  

- RECONSTRUCTED VS. SIMULATED VARIABILITY

- RECONSTRUCTED SERIES VS. NATURAL PROXIES

- DETECTION AND SELECTION OF EXTREME EVENTS

- STUDY OF ASSOCIATED IMPACTS

- ATMOSPHERIC RECONSTRUCTION

- PRODUCE A WEB-BASED ATLAS

Attribute Type Value
id integer 2274