As novas núpcias da qualificação do Alentejo

Cofinanciado por:
Designação do projeto | As novas núpcias da qualificação do Alentejo
Código do projecto | PTDC/CPE-CED/104072/2008
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Diário do Sul(parceiro)
  • Direcção Regional de Educação do Alentejo(parceiro)
  • SUÃO - Associação para o Desenvolvimento Comunitário(parceiro)

Data de aprovação | 16-09-2009
Data de inicio | 01-06-2010
Data de conclusão | 31-12-2012

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 69000 €

Resumo

Em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de RVCC com o objectivo de reconhecer, validar e certificar as competências dos adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possuíssem a escolaridade básica, no sentido de melhorar os níveis de certificação escolar, promover a continuação de processos subsequentes de educação e formação, numa perspectiva de Aprendizagem ao Longo da Vida, e aumentar as suas oportunidades de empregabilidade e de mobilidade profissional e social. O presente projecto pretende avaliar os impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos (2969 sujeitos) que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade. Além disso, e atendendo a que já decorreu um período significativo (6-10 anos) desde que estes indivíduos certificaram as suas competências, a investigação assume, também, o objectivo de proceder à análise dos eventuais percursos subsequentes que tenham sido concretizados por estes sujeitos, nos sistemas formais de educação e formação e a mobilidade profissional e social daí resultante, na expectativa de verificar se o princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida (que esteve na génese do próprio sistema de RVCC) é uma realidade concretizada pela população em estudo e, em caso afirmativo, se o mesmo encontra alguma consequência nos planos individual, profissional e social. A investigação a concretizar, de natureza descritiva, assumirá uma base metodológica quantitativa, com o recurso à aplicação de questionário a todo o universo. A análise a realizar assumirá uma dimensão geográfica, no sentido de ser possível uma leitura territorializada dos resultados, de acordo com as divisões administrativas e geográficas existentes na região Alentejo (distritos, concelhos e freguesias).


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

1. Avaliar os impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos (2969 sujeitos) que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade;

2. Proceder à análise dos eventuais percursos subsequentes que tenham sido concretizados por estes sujeitos, nos sistemas formais de educação e formação e a mobilidade profissional e social daí resultante, na expectativa de verificar se o princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida (que esteve na génese do próprio sistema de RVCC) é uma realidade concretizada pela população em estudo e, em caso afirmativo, se o mesmo encontra alguma consequência nos planos individual, profissional e social.