Estratégias para a recuperação do solo e para a gestão sustentável dos montados.

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Estratégias para a recuperação do solo e para a gestão sustentável dos montados.
Código do projecto | PTDC/AGR-AAM/102369/2008
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia(líder)
  • Instituto Nacional de Recursos Biológicos, I.P.(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 01-01-2010
Data de inicio | 01-03-2010
Data de conclusão | 28-02-2013

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 49320 €

Resumo

Os montados de sobreiro ocupam em Portugal cerca de 700000 ha. Estas formacoes agroflorestais sao de grande importancia na economia das areas rurais, visto serem fonte de cortica, de frutos para a alimentacao de suinos, de pastagens, de plantas aromáticas e medicinais, de habitat para especies cinegeticas, de madeira e de combustivel (lenha e carvao vegetal). Ate aos anos setenta do seculo passado, as areas de montado foram sobretudo usadas para a cultura cerealifera, o que conduziu a degradacao dos solos, expressa por baixos teores de materia organica (MO) e de nutrientes. Presentemente, nos montados ocorrem sobretudo pastagens naturais que tem sido utilizadas cada vez mais intensivamente para a criacao de gado. A sustentabilidade do sistema tem sido questionada, sendo a erosao e a compacidade do solo, o declinio de MO, a deficiente regeneracao natural, o declinio e a perda de biodiversidade as maiores ameacas.

As arvores espacadas dos montados originam um mosaico espacial com as areas de pastagem, determinando na area da sua directainfluencia uma maior acumulacao de MO e de nutrientes, conduzindo a condicoes mais favoraveis para contrariar a degradacao do solo e da terra. Assim, as arvores no montado exercem valiosa funcao ecologica sobre a qualidade do solo, a qual por seu turno contribui de forma positiva para a sustentabilidade das funcoes do sistema. Porem, os recursos do solo, a produtividade e a sustentabilidade do sistema estao dependentes dos sistemas de gestao.

Nao obstante os variados estudos sobre as funcoes ecologicas das arvores do montado, em Portugal, nao existem estudos que considerem os efeitos de sistemas de gestao na qualidade do solo e na produtividade e regeneracao a escala da parcela e da exploracao, para periodos de tempo suficientemente longos. Por exemplo, tem sido instaladas algumas pastagens melhoradas (misturas de gramineas e leguminosas) com o intuito de aumentar o encabecamento, mas nenhum estudo abordou de modo aprofundado como essas pastagens afectam a qualidade do solo e a acumulacao de MO, a dinamica temporal e espacial do C e do N, e a regeneracao das arvores (um requisito para a gestao sustentavel do sistema). Similarmente nao se conhece como a forte expressao das formacoes arbustivas nos montados afecta essas variaveis. Alem disso, nao tem sido examinada a possibilidade de promover a recuperacao das funcoes do solo com recurso a aplicacao de residuos organicos de varia natureza.

Neste contexto, o presente projecto visa aprofundar conhecimentos para basear as linhas gerais para a gestao sustentada das áreas de montado. Considera-se a hipotese de que as pastagens melhoradas e o desenvolvimento de formacoes arbustivas, bem como a aplicacao de residuos organicos, deverao contribuir para aumentar a produtividade do sistema, recuperar a qualidade do solo e promover a sua resistencia aos processos de degradacao, melhorar a vitalidade e regeneracao das arvores e, sobretudo, garantir a perenidade dos montados. O projecto visa avaliar como essas opcoes de gestao (i) revertem as tendencias de degradacao, focando a mitigacao da degradacao da terra; (ii) recuperam a qualidade do solo, dando especial atencao acumulacao de C, e reforcam a capacidade de resistencia a desertificacao; (iii) acentuam a producao de forragem e afectam a competicao por recursos; (iv) afectam o estado de nutricao e vitalidade das arvores, bem como a respectiva regeneracao (v) afectam as interacoes espaciais e temporais entre as dinamicas do C e do N. Tambem sera examinado como os inputs de N por fixacao simbiotica afectam a acumulacao de C organico e como as arvores afectam essa fixacao. O projecto visa ter forte impacto economico e social nas areas mediterranicas mais susceptiveis aos processos de degradacao e de desertificacao.

Os resultados esperados contribuirao para delinear linhas gerais para a gestao sustentada dos montados, visando a optimizacao do uso de recursos naturais, a proteccao e reforco dos recursos do solo e a a qualidade ambiental atraves da acumulacao de C no solo. Os resultados contribuirao ainda para o reforco dos valores economicos, ambientais e sociais dos montados, reduzindo as ameacas de degradacao da terra, contribuindo para a perenidade dos mesmos. A informacao a obter sera de utilidade para profissionais e para a administracao responsavel pela elaboracao dos futuros planos de gestao dos montados, assim como para os empresarios e respectivas associacoes, de modo a caminhar rumo a gestao sustentada deste sistema unico.