Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação de Viana do Castelo(líder)
- Universidade de Aveiro(parceiro)
- Universidade de Évora(parceiro)
- Universidade do Minho(parceiro)
Resumo
Este projecto visa estudar o alcance de uma abordagem curricular centrada no estudo de padrões, no desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes da escolaridade básica (JI-9), assim como estudar aspectos relacionados com a prática dos (futuros) professores na sala de aula. Em particular, procura-se a) analisar o impacte da aprendizagem, através de tarefas de natureza investigativa centradas na procura de padrões de estudantes e (futuros) professores quer ao nível do desenvolvimento de conceitos numéricos, pré-algébricos e geométricos, quer ao nível de competências transversais como a resolução de problemas, raciocinio, conexões, comunicação e argumentação; b) identificar práticas profissionais e tipo de currículo que favoreçam o desenvolvimento de competências ao nível daqueles conceitos; c) construir materiais curriculares que favoreçam uma atitude mais positiva em relação á matemática e seja potenciadora do poder matemático dos estudantes.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos
- Factors and conditions of patterns exploration contexts that develop higher mathematical competence of students and inservice and pre-service teachers;
- The impact of this intervention in mathematical knowledge and in cross competences of students K- 9;
- The impact of this participation in didactic knowledge of inservice and pre-service teachers preparation.
Atividades
Papers in international journals 3; Communications in national meetings 7; Papers in national journals 3; Master theses 7; itinerant exhibition 1; Organization of seminars and conferences 1; Communications in international meetings 10