Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores
Código do projecto | PTDC/CED/69287/2006
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação de Viana do Castelo(líder)
  • Universidade de Aveiro(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)
  • Universidade do Minho(parceiro)

Data de aprovação | 18-10-2007
Data de inicio | 22-10-2007
Data de conclusão | 31-01-2010

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 1987 €

Resumo

Este projecto visa estudar o alcance de uma abordagem curricular centrada no estudo de padrões, no desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes da escolaridade básica (JI-9), assim como estudar aspectos relacionados com a prática dos (futuros) professores na sala de aula. Em particular, procura-se a) analisar o impacte da aprendizagem, através de tarefas de natureza investigativa centradas na procura de padrões de estudantes e (futuros) professores quer ao nível do desenvolvimento de conceitos numéricos, pré-algébricos e geométricos, quer ao nível de competências transversais como a resolução de problemas, raciocinio, conexões, comunicação e argumentação; b) identificar práticas profissionais e tipo de currículo que favoreçam o desenvolvimento de competências ao nível daqueles conceitos; c) construir materiais curriculares que favoreçam uma atitude mais positiva em relação á matemática e seja potenciadora do poder matemático dos estudantes.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

- Factors and conditions of patterns exploration contexts that develop higher mathematical competence of students and inservice and pre-service teachers;
- The impact of this intervention in mathematical knowledge and in cross competences of students K- 9;
- The impact of this participation in didactic knowledge of inservice and pre-service teachers preparation.

Atividades

Papers in international journals 3; Communications in national meetings 7; Papers in national journals 3; Master theses 7; itinerant exhibition 1; Organization of seminars and conferences 1; Communications in international meetings 10