Cátedra UNESCO em Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-estar Humano (EDUWELL)

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Fotografia
Academia de Ciências de Lisboa
Secretária Executiva

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Coordenador Local

Esta Cátedra tem como Instituição de acolhimento a Universidade de Évora e como Instituição executiva a Academia das Ciências de Lisboa.

Organizada em rede, constitui uma resposta das instituições parceiras aos grandes desafios que se colocam nas diferentes áreas do saber às Sociedades contemporâneas, muito particularmente às do Universo dos países da Lusofonia. Tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na educação, criando condições para que cidadãos e governos se tornem cientificamente literatos, provocando transformações sociais através da aquisição de conhecimento sobre as diferentes áreas envolvidas que influenciam o diálogo intercultural, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável.

O objetivo da Cátedra UNESCO - EDUWELL é promover uma cultura baseada no conhecimento, pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável baseado em valores e práticas de respeito mútuo e tolerância essenciais para alcançar uma cultura de paz através de um diálogo intercultural.

Attribute Type Value 0 array Array(3) >PessoaAluno array Array(25) >QualidadeMembro array Array(2) >Contacto array Array(3) 1 array Array(3) >PessoaAluno array Array(25) >QualidadeMembro array Array(2) >Contacto array Array(1) Maria Salomé Soares Pais Telles Antunes Academia de Ciências de Lisboa Secretária Executiva Maria Manuela Morais Coordenador Local Esta Cátedra tem como Instituição de acolhimento a Universidade de Évora e como Instituição executiva a Academia das Ciências de Lisboa. Organizada em rede, constitui uma resposta das instituições parceiras aos grandes desafios que se colocam nas diferentes áreas do saber às Sociedades contemporâneas, muito particularmente às do Universo dos países da Lusofonia. Tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na educação, criando condições para que cidadãos e governos se tornem cientificamente literatos, provocando transformações sociais através da aquisição de conhecimento sobre as diferentes áreas envolvidas que influenciam o diálogo intercultural, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. O objetivo da Cátedra UNESCO - EDUWELL é promover uma cultura baseada no conhecimento, pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável baseado em valores e práticas de respeito mútuo e tolerância essenciais para alcançar uma cultura de paz através de um diálogo intercultural.
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>Contacto array Array(1)
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Academia de Ciências de Lisboa
Secretária Executiva

Fotografia
Coordenador Local

Esta Cátedra tem como Instituição de acolhimento a Universidade de Évora e como Instituição executiva a Academia das Ciências de Lisboa.

Organizada em rede, constitui uma resposta das instituições parceiras aos grandes desafios que se colocam nas diferentes áreas do saber às Sociedades contemporâneas, muito particularmente às do Universo dos países da Lusofonia. Tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na educação, criando condições para que cidadãos e governos se tornem cientificamente literatos, provocando transformações sociais através da aquisição de conhecimento sobre as diferentes áreas envolvidas que influenciam o diálogo intercultural, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável.

O objetivo da Cátedra UNESCO - EDUWELL é promover uma cultura baseada no conhecimento, pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável baseado em valores e práticas de respeito mútuo e tolerância essenciais para alcançar uma cultura de paz através de um diálogo intercultural.

Membros

Maria Manuela Morais (Prof. Associado c/ Agregação)
Vanda Maria Marques Rebelo (Chefe de Divisão) [Secretariado]

Objetivos

Tem como principais objetivos:

(1)  Aumentar os níveis de educação e de conhecimento necessários ao desenvolvimento humano.

(2)  Promover o ensino e desenvolvimento de investigação em diferentes áreas definidas de acordo com os interesses de cada País;

(3)  Proporcionar formação a nível pós-graduado (Cursos Avançados) tendo em vista a preparação de quadros capazes de ensinar e desenvolver investigação de excelência nas áreas de intervenção definidas;

(4)  Aplicar os conhecimentos ao desenvolvimento de investigação em áreas economicamente relevantes;

(5)   Contribuir para o aumento da competitividade de instituições governamentais, privadas e industriais dos Países Lusófonos.

Com esta Cátedra pretende-se promover igualdade de acesso ao desenvolvimento da educação e dos conhecimentos científico e tecnológico, que constituem alguns dos maiores desafios do século XXI: Combinando a experiência de cada parceiro em diferentes domínios científicos em áreas prioritárias de forma competitiva a nível internacional; colaborando com Institutos de Investigação de excelência para formação de pós-graduados nos domínios do ensino e da investigação da EDUWELL e promovendo o diálogo entre cidadãos e indústria.

Oportunidades de Aprendizagem

A Cátedra EDUWELL através de uma abordagem multidisciplinar, visa a aprendizagem e a transferência de conhecimento para a promoção científica, capacitando os participantes a enfrentar desafios e a criar oportunidades, num mundo global altamente competitivo. Para tal, fomenta a realização de programas de formação avançada de curta duração e investigação, que, em rede, promovem a aprendizagem, a transferência de conhecimento e o debate indispensável ao desenvolvimento científico.

O conhecimento gerado nos diferentes Países Lusófonos e a transferência de tecnologia para Laboratórios e Empresas, promoverá uma colaboração geradora de emprego e economia.

Destina-se a quadros superiores e dirigentes de estruturas do Estado e da Sociedade Civil dos países de língua portuguesa.

Os participantes nos cursos ampliarão as capacidades que permitem integrar/construir, sociedades desenvolvidas, inclusivas, pacíficas e resilientes.

Temas: Conceitos | Impactes do desenvolvimento no ambiente | Aspetos Institucionais | Efeitos do Desenvolvimento | Globalização

Temas: Biogeografia e História do Ambiente |Biodiversidade e Conservação: As Ciências do Sistema Terra para o Planeta Azul-Verde | Crise Ambiental, Alterações Climáticas e Reforma do Direito Internacional |Estado, Governança, Políticas Públicas e Tomada de Decisão | Educação, Cidadania, Ciências Ambientais, Desenvolvimento Social e Individual |Gestão de Recursos Naturais e Políticas Energéticas de baixo carbono |Agrossilvicultura sustentável, conservação dos solos, gestão da água e proteção ambiental |Ambiente Políticas públicas e diplomacia ambiental |Modernização e sustentabilidade ambiental o desafio de uma transição verde global |Ciência e tecnologia, políticas públicas e desenvolvimento sustentável |Dimensões sociais e económicas da sustentabilidade |Políticas públicas para o mar:  Desafios e oportunidades |Cidades sustentáveis e integração social |Migração e desenvolvimento rural.

Documento de Apresentação do Curso

Edital

Temas: Património, Governança, Políticas Públicas e Tomada de Decisão |Comportamento Organizacional | Contabilidade e Finanças |Negócios, Ética e Responsabilidade |Economia e Estratégia Empresarial |Liderança e Boa Governação |PMEs e Sustentabilidade Económica |Destruição construtiva em Economias Emergentes |Economia e Situação Social |Recursos Energéticos, e Economia |Paz, Resolução de Conflitos, Jhiadismo, Terrorismo, Drogas, Venda de Órgãos Humanos, Refugiados, Corrupção e Transformação Económica e Diversificação |Estratégia de redução da pobreza e sustentabilidade económica a longo prazo |Dimensões sociais e económicas da sustentabilidade |Políticas de ciência e inovação e igualdade de género.

Temas: Justiça Internacional | Estado, Governança, Políticas Públicas e Tomada de Decisão | Globalização e Governança | Ciência e Desenvolvimento Humano | Processos Eleitorais, Cidadania e Cultura Política |Cosmopolitismo e Multiculturalismo |Religiões e Mundo Único |Evolução dos Direitos e Deveres Humanos | Memória e Ordem Internacional |Tendências globais num mundo policêntrico |União Europeia como Ator Global | Género, Juventude, Migração e Direitos Humanos.

Temas: Justiça Internacional |Segurança Mundial |Estado, Governança, Políticas Públicas e Tomada de Decisão |Política de segurança pública |Estudos Estratégicos e Inteligência |Segurança Cibernética |Liderança em ambientes complexos |História Militar |Comunicação estratégica e conflito |Poder militar |Novas tecnologias de defesa |Estratégia global do Estado |Evolução do pensamento estratégico.

Optativas: Ciência e Vida |O Planeta Terra |O potencial do mundo lusófono.

Temas: Justiça Internacional| Segurança Mundial |Governança transnacional, políticas públicas e tomada de decisão |Gestão Pública |Processos de elaboração de políticas públicas |Políticas financeiras |Recursos orçamentais e plataformas de compras |Recursos humanos e Administração Pública |Governança e Administração Pública |Regulação e Políticas Públicas |Ética e Administração Pública |Gestão Administrativa e Transparência |Políticas de programas para o desenvolvimento |Políticas públicas para a reconstrução de sociedades desestruturadas |Globalização: Mundo Único, terra comum da humanidade numa "arena" mundial de conflitos.

 

Para mais informações: www.acad-ciencias.pt

df

 

Instituições Parceiras

  • Portugal: Faculdade de Letras; Instituto Superior de Agronomia (ISA); Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG; Academia das Ciências de Lisboa; Academia Militar; Universidade de Coimbra; Universidade dos Açores –Universidade Aberta; Universidade Católica Portuguesa e Academia das Ciências de Lisboa.
  • Angola: Universidade Agostinho Neto.
  • Brasil: Universidade Federal da Bahia; Universidade Metodista; Universidade Federal do Espírito Santo; Centro de Ensino Superior de Vitória.
  • Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde.
  • Guiné – Bissau: Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau.
  • Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane; Universidade LURIO; Universidade Zambeze.
  • São Tomé e Príncipe: Universidade Lusíada de S. Tomé e Príncipe.
  • Timor Leste: Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart.