Cátedra UNESCO em Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-estar Humano (EDUWELL)
A Cátedra EDUWELL surge da parceria entre diversas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, em associação com instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o objetivo de fazer face às desigualdades tecnológicas, de educação e de conhecimento científico, que se constituem como alguns dos maiores desafios do século XX. Através de uma abordagem multidisciplinar assente nas áreas da Educação e da Ciência, visa preparar as novas gerações para enfrentarem os desafios futuros de um mundo global altamente competitivo, apostando na criação de bolsas de estudo, programas de pós-graduação, formações de curta duração e incentivos à investigação e ao desenvolvimento das suas instituições, como formas de, em rede, promover a aprendizagem, a transferência de conhecimento, a criação de oportunidades e o debate científico entre as várias entidades parceiras.
Esta cátedra promovida pela UNESCO tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na educação, criando, para tal, condições para que os cidadãos e os governos se tornem cientificamente literatos e provocando transformações sociais através da criação de conhecimentos sobre as diferentes áreas envolvidas, que influenciam o diálogo intercultural, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável.
Membros
Linhas de Ação
Em termos de linhas de ação, definiu como prioridades as seguintes metas:
- Combinar os conhecimentos nas diferentes áreas de cada parceiro para alcançar um elevado nível de aprendizagem e investigação em áreas de prioridades nacionais e internacionais importantes para a implementação de políticas em cada país;
- Colaborar com universidades internacionais e institutos de investigação de excelência para um intercâmbio de estudantes de mestrado e doutoramento como forma de estar permanentemente informados sobre os avanços científicos, reforçando a internacionalização nos domínios em desenvolvimento;
- Interagir com os parceiros através do estabelecimento de colaborações em programas de I&D;
- Manter atualizadas e melhorar as condições a fim de permitir que professores e investigadores
- realizem permanentemente os diferentes programas definidos e desenvolvam investigação atualizada, minimizando ao mesmo tempo os seus custos;
- Potenciar o diálogo com a indústria como forma de tirar partido dos resultados da investigação e contribuir para o avanço do conhecimento e aumentar a competitividade;
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Criar condições para:
1. A mobilidade de investigadores entre países parceiros
2. Ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento propostas; - Definição de estratégias de formação e desenvolvimento da investigação em temas considerados importantes para a capacitação humana, de acordo com as necessidades específicas de cada país e os objetivos da UNESCO;
- Promoção de diálogo com diferentes sectores da sociedade, a fim de partilhar conhecimentos e definir necessidades, especialmente quando se trata de igualdade de género, empoderamento, saúde humana, economia sustentável e preservação ambiental;
- Utilização de tecnologias digitais modernas disponíveis nas diferentes instituições parceiras para partilhar e promover o diálogo e divulgar o conhecimento e a educação.
Oportunidades de Aprendizagem
Para mais informações: catedraeduwell@acad-ciencias.pt
Instituições Parceiras
- Portugal: Faculdade de Letras; Instituto Superior de Agronomia (ISA); Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG; Academia das Ciências de Lisboa; Academia Militar; Universidade de Coimbra; Universidade dos Açores –Universidade Aberta; Universidade Católica Portuguesa e Academia das Ciências de Lisboa.
- Angola: Universidade Agostinho Neto.
- Brasil: Universidade Federal da Bahia; Universidade Metodista; Universidade Federal do Espírito Santo; Centro de Ensino Superior de Vitória.
- Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde.
- Guiné – Bissau: Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau.
- Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane; Universidade LURIO; Universidade Zambeze.
- São Tomé e Príncipe: Universidade Lusíada de S. Tomé e Príncipe.
- Timor Leste: Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart.