Cátedra Estudos Ibéricos

Fotografia
Responsável

A Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora nasce com o objetivo de desenvolver o conhecimento científico sobre as relações entre as diferentes culturas da península ibérica. 

Sendo a única cátedra com estas caraterísticas no espaço peninsular, conta com uma componente de investigação e com outra de promoção e divulgação do conhecimento, através da organização de congressos, colóquios, jornadas, equipas de investigação, publicações, entre outros. 

Sedeada na Universidade de Évora, a Cátedra de Estudos Ibéricos nasce com uma forte vocação de trabalho em rede, criando as bases para a representatividade de todos os âmbitos linguísticos e culturais da península.

A Cátedra conta com o apoio económico da Junta de Extremadura, do El Corte Inglês e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo.

Carlos Paulo Martínez Pereiro (Professor Catedrático – U. A Coruña)
Carlos António Alves dos Reis (Professor Catedrático Jubilado – U. Coimbra)
Cristina Almeida Ribeiro (Professora Catedrática – U. Lisboa)
Jon Kortazar Uriarte (Professor Catedrático – U. País Vasco)
José Luis Bernal Salgado (Professor Catedrático – U. Extremadura)
Maria de Lurdes Correia Fernandes (Professora Catedrática – U. Porto)
Pedro Ferré da Ponte (Professor Catedrático – U. Algarve)
Perfecto E. Cuadrado (Professor Catedrático Emérito – U. Islas Baleares)
Víctor Martínez-Gil (Professor Catedrático – U. Autònoma de Barcelona)

 

 

Cátedra Estudos Ibéricos_logo-02

POLIBÉRICOS, ciclo de conferências online

Alguns dos mais prestigiados especialistas internacionais na área dos Estudos Ibéricos marcam presença num ciclo de conferências online, intitulado POLIBÉRICOS, que decorrerá ao longo do ano 2021.

Académicos oriundos de instituições de 5 países (Alemanha, Espanha, EUA, Inglaterra e Portugal) integram o programa deste ciclo, com o qual a Cátedra de Estudos Ibéricos propõe uma abordagem plural à realidade cultural ibérica, com privilégio para as diferentes literaturas peninsulares.

É já dia 18 de fevereiro  que tem lugar o próximo evento deste ciclo e será Xosé Manuel Nuñez Seixas, da Universidade de Santiago de Compostela, o orador da sessão à qual poderá assistir acedendo aqui

Em Destaque