Bolsas Mário Soares 2025-2026
Estão abertas as candidaturas às Bolsas Mário Soares para o Colégio da Europa para os seus campus de Bruges (Bruxelas), de Natolin (Varsóvia, Polónia) e de Tirana (Albânia), até 15 de janeiro de 2025.
O Colégio da Europa foi estabelecido em Bruges, em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, numa declaração na conferência de Haia, onde os delegados pediram o estabelecimento de uma universidade europeia. Instituição académica de grandes tradições no estudo, análise e discussão de assuntos europeus, o Colégio da Europa, para além de atribuir o grau de pós-graduação permite a todos que o frequentam uma experiência multicultural e de abertura a novas realidades e formas de pensar.
O objetivo das Bolsas é reforçar a aposta na formação académica na área dos assuntos europeus e relações internacionais e contribuir para colmatar a reconhecida sub-representação de portugueses nas instituições e organismos da União Europeia.
Áreas de investigação em Bruges (Bélgica)
• Direito da União Europeia
• Estudos Económicos Europeus
• Estudos Políticos Europeus e de Governação
• Relações Internacionais e Estudos Diplomáticos da UE
• Assuntos Transatlânticos em parceria com a Fletcher School of Law and Diplomacy at Tufts University, nos Estados Unidos da América
Áreas de investigação em Natolin (Varsóvia, Polónia)
• Estudos Europeus Interdisciplinares
• Assuntos Transatlânticos (MATA)
Área de investigação em Tirana (Albânia)
• Novo Programa de Mestrado em Transformação e Integração Europeia
A Direção-Geral dos Assuntos Europeus/MNE atribui anualmente bolsas parciais para a frequência destas pós-graduações. Os candidatos devem assinalar no formulário de candidatura ao Colégio da Europa que pretendem candidatar-se a esta bolsa.