Provas Doutoramento

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Provas Públicas de Doutoramento em Música e Musicologia
Desafios do Ensino Superior de Música no Séc. XXI: estudos de caso da Universidade de Évora e da Universidade Federal de Goiás
03.04.2025, 14:00, Sala de Atos do Colégio do Espírito Santo
Leonardo Victtor de Carvalho

Abstract
Esta tese tem como objetivo analisar e discutir até que ponto estaria o ensino superior de música dentro das universidades, formatado tal como é atualmente, sendo reflexo da integração da música com a própria sociedade do século XXI, a partir de dois estudos de caso: do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, em Portugal, e da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, no Brasil. Por meio da análise histórica e comparativa a respeito de documentos públicos, legislação local e registros históricos dos cursos de graduação em música dessas instituições, buscou-se compreender como as políticas públicas, as mudanças sociais e as iniciativas institucionais impactaram suas estruturas curriculares e os respectivos planos de estudos. Além disso, a investigação reflete sobre os desafios e as fronteiras do ensino de música no século XXI, observando as possíveis transformações impulsionadas pela interconectividade moderna e os contextos locais, apontando o planejamento estratégico alinhado às políticas públicas estatais e internas, das próprias instituições, como esteira para a superação dos desafios propostos e criação de resoluções benéficas à toda a sociedade; - ABSTRACT: Challenges of Higher Education in Music through the 21st Century: Cases from the Universidade de Évora and the Universidade Federal de Goiás The aim of this thesis is to analyze and discuss the extent to which higher education in music through two universities, structured as nowadays, is a reflection of the integration of music with society itself in the 21st Century, based on those two cases: the Music Department of the School of Arts of the Universidade de Évora, in Portugal, and the School of Music and Performing Arts of the Universidade Federal de Goiás, in Brazil. Using historical and comparative analysis of public documents, local legislation and historical information of undergraduation in music at those institutions, this present study proposed to understand how public policies, social changes and institutional initiatives may have impacted their curricular structures and respective study plans. In addition, the research reflects on the challenges and the boundaries of teaching music in the 21st Century, looking at to the possible transformations driven by modern interconnectivity and local contexts, pointing to strategic planning aligned with state and internal public policies, of those institutions themselves, as a stepping stone to overcoming the proposed challenges and creating resolutions beneficial to society as a whole.

Presidente do Júri
Nome: Vanda de Sá
Instituição: Universidade de Évora/Departamento de Música
Categoria profissional: Prof. Associado
Vogais
Nome: Levi Leonido Fernandes da Silva (Vogal)
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Categoria profissional: Professor Auxiliar com Agregação
Nome: António Ângelo Vasconcelos (Vogal)
Instituição: Instituto Politécnico de Setúbal
Categoria profissional: Professor Coordenador
Nome: Eduardo Lopes (Orientador)
Instituição: Universidade de Évora/Departamento de Música
Categoria profissional: Professor Catedrático
Nome: Helena Vieira (Vogal)
Instituição: Universidade do Minho
Categoria profissional: Professora Associada