Inovação Pedagógica

Cursos de Formação para Docentes

Decorrem periodicamente cursos gratuitos de formação para docentes da Universidade de Évora. 

As inscrições devem ser efetuadas em formulário próprio aqui .

ANTERIORES EDIÇÕES

APRESENTAÇÃO

Este curso tem como objetivo fazer uma introdução à utilização do Moodle, especialmente em contexto do ensino à distância. Ocurso irá abordar as utilizações mais frequentes do Moodle, bem como introduzir alguns conceitos mais avançados que são muito importantes no contexto do e-Learning. Esta edição do curso será realizada em modo intensivo, com uma duração total de 2semanas, contando com sessões síncronas via Zoom para apresentação dos conteúdos esclarecimento de algumas dúvidas que possam surgir.

Consulte o programa completo aqui

DATA DE REALIZAÇÃO 

Entre 04 e 14 de julho de 2022

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Curso intensivo entre 4 e 14 de julho em horário a acordar com os/as formandos/as.

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APRESENTAÇÃO

Este curso pretende desenvolver competências de produção oral a nível intermédio (utilizador independente) através de atividades de exposição oral (exposições públicas, p. ex. discursos, palestras, etc.; leitura de textos em voz alta; falar com base em notas ou comentar dados visuais, p. ex. diagramas, imagens, quadros, etc.; falar espontaneamente), atividades de aquisição de vocabulário, atividades de reforço gramatical, e atividades de aperfeiçoamento de pronúncia. 

DATA DE REALIZAÇÃO

De 04 a 15 de julho de 2022. 

DURAÇÃO E HORÁRIOS

O curso terá a duração de 30h e decorrerá no Colégio do Espírito Santo, com aulas previstas de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h.

REQUISITOS

Nível de competência (produção oral) em inglês exigido: Intermédio -B1/B2

APRESENTAÇÃO

Este curso pretende reconhecer as potencialidades do vídeo como recurso de ensino; identificar diferentes tipos de vídeo e contextos de utilização em ensino; desenvolver competências na criação e edição de vídeo para ensino, através da exploração de ferramentas abertas e disponíveis para os docentes da Universidade de Évora; conhecer e saber utilizar plataformas de distribuição de vídeo online. Consulte o programa aqui

FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

A formação encontra-se organizada em 5 semanas de trabalho, sendo necessário, em média, 4 horas de trabalho semanal (assíncrono). 
No início de cada semana, no fórum de Informações, são apresentadas indicações acerca das atividades a explorar e dos trabalhos a desenvolver. 
Uma vez por semana decorrerá uma sessão síncrona de até uma hora, através da plataforma Zoom, para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas.

DATA DE REALIZAÇÃO

De 27 de junho a 29 de julho

DURAÇÃO E HORÁRIOS

A formação terá a duração de 25h (5 horas síncronas: Zoom e 20h assíncronas), distribuídas ao longo de cinco semanas. No final de cada semana decorrerá uma sessão síncrona de até uma hora, através da plataforma Zoom, para esclarecimento de duvidas. No início de cada semana, no fórum de Informações, são apresentadas indicações acerca das atividades a explorar e dos trabalhos a desenvolver.

APRESENTAÇÃO

Pretende-se através da 3ª edição deste curso concetualizar e fundamentar práticas para melhorar a avaliação pedagógica, selecionar estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação em função da natureza das aprendizagens, bem como dar a conhecer regras a aplicar na construção e correção de instrumentos de avaliação, entre outros objetivos fundamentais. Este curso que será lecionado pelas professoras Isabel Fialho e Marília Cid foi desenvolvido a pensar num número mínimo de 10 formandos e num máximo de 24. 

DATA DE REALIZAÇÃO

O curso irá decorrer entre os dias 24 de janeiro e 9 de fevereiro de 2022.

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Esta formação tem um total de 14h (8 horas síncronas: Zoom + 6h assíncronas: Moodle), sendo que as sessões síncronas decorrem nos dias 24, 26 28 e 31 de janeiro e 2, 3, 7 e 9 de fevereiro, entre as 16h e as 17h, à exceção da última sessão que decorre entre as 16h e as 18h. 

 

Consulte o Programa completo aqui .

Apresentação

Este curso chama a atenção para a importância de atualizar perspetivas pedagógicas, modelos de trabalho educativo e correspondentes práticas docentes no ensino superior presencial face ao rápido e constante desenvolvimento tecnológico, científico, económico e sociocultural. No curso são discutidos conceitos da aprendizagem híbrida, tecnologias digitais e ferramentas metodológicas que permitem a construção de propostas de educação inclusiva, atendendo às necessidades quer da atual população universitária em ensino presencial quer de uma significativa faixa da população ativa e adulta que carece (e procura) oportunidades de formação académica às quais possa aceder em tempos, espaços e modos flexíveis com qualidade educativa reconhecida. Esta formação será lecionada pelo Prof. José Luís Ramos, a Eng. Ana Filipe e o Mestre Gonçalo Espadeiro.

Data de realização

Dia 15 de julho de 2021, entre as 14h30 e às 16h30 horas. 

Duração e horários

A participação no Workshop 1 pode ser:  1) presencial – até ao limite de 12 pessoas na sala 124 do CES; online de forma síncrona (com recurso à plataforma Zoom, até ao limite de 48 pessoas); 3) online de forma assíncrona, com recurso à plataforma Moodle (sem limite de participantes).

Apresentação

Este segundo workshop surge na sequência do anterior curso onde se exploraram as potencialidades e os desafios do blended-learning  no ensino superior presencial. Esta formação permitirá analisar as oportunidades de trabalho educativo com as plataformas e ferramentas de Ensino e Aprendizagem, bem como discutir possibilidades de aplicação prática das ferramentas síncronas e a sua combinação com ferramentas assíncronas. 

Data de realização

Dias 14 de fevereiro (modo online assíncrono) e 16 de fevereiro de 2022 (modo online síncrono e presencial), pelas 15h. 

Duração e horários

O workshop terá a duração de 3h de trabalho online, no dia 14 de fevereiro, e de 3h de prática orientada, no dia 16 de fevereiro. 

Consulte o programa completo aqui

 

 

ENSINO / APRENDIZAGEM 

Foco nos Objetivos Essenciais da Unidade Curricular

  • No ensino a distância pode ser difícil cobrir, com o mesmo detalhe que no ensino presencial, todos os tópicos da UC. Por isso, é importante identificar os objetivos essenciais da UC e focar a aprendizagem nas matérias/competências consideradas essenciais.
  • Devem ser comunicadas claramente aos estudantes (via Moodle e/ou email) as alterações nos objetivos, métodos de avaliação e datas de entrega dos trabalhos, projetos, relatórios, etc da UC.
  • A Comissão Executiva e de Acompanhamento/Direção de Curso, deve coordenar as alterações nas UC, de forma a evitar que sejam dadas demasiadas tarefas em simultâneo aos estudantes. O foco tem de estar na aprendizagem e não na avaliação!
  • O Conselho Pedagógico de cada Escola deve ser informado das alterações que ocorrerem em cada ciclo de estudos e deve aprovar a marcação das provas de avaliação.

Novo Funcionamento da UC

  • O regime de funcionamento da UC deve ser ajustado. Em particular, tendo em conta que pode haver estudantes que não tenham acesso à Internet, ou em que o acesso pode não permitir participar em sessões síncronas, a aprovação não deve depender da assiduidade em sessões síncronas.
  • Se forem realizadas sessões síncronas, devem ocorrer no horário da UC.
  • Os horários de dúvidas devem ser mantidos, por via eletrónica (email, Zoom, WhatsApp, etc.)
  • Todo o material de apoio à UC deve ser disponibilizado, na página Moodle da UC. Recomenda-se que o upload do material seja feito antes da aula a que diz respeito.
  • Devem ser registados sumários, sendo validados através do número de acessos semanais ao Moodle, tal como acontece nos cursos oferecidos em regime de e-learning. Não é necessário entregar o sumário em papel.
  • Recomenda-se que os testes e exames sejam elaborados antecipadamente como medida preventiva face à eventual ausência forçada do corpo docente.
  • É importante identificar se há estudantes com dificuldade de acessibilidade digital ou necessidades especiais, para que lhes enviar a gravação das aulas ou, eventualmente, realizar acompanhamento adicional.
  • É conveniente relembrar os estudantes que as regras de integridade académica permanecem em vigor para o ensino online e na comunicação.

Recomenda-se a utilização combinada das plataformas Moodle e Zoom/Colibri.

Moodle

  • A plataforma Moodle permite a interação assíncrona com os estudantes, permitindo colocar artigos, powerpoints, cadernos de exercícios, criar formar fóruns de discussão e chats, colocar pequenos vídeos que os estudantes podem visualizar quando desejarem (video lessons), realizar testes e trabalhos e permite monitorizar a realização das tarefas pelos estudantes.

Zoom

  • A plataforma Zoom permite realizar sessões síncronas com os estudantes. Estas sessões, a ocorrem, devem ser realizadas no horário da UC.
  • O Zoom Chat (Bate-papo) permite a participação dos estudantes durante a aula. Para melhorar a qualidade do som, é aconselhável que os estudantes tenham o audio desligado e só o liguem em momentos que querem participar oralmente.
  •  Existe a possibilidade de gravar a aula no Zoom e colocar no Moodle, para que os estudantes possam aceder posteriormente à aula em tempo diferido.
  • A plataforma Zoom, está disponível em https://c olibri.fccn.pt . A autenticação é feita com as credenciais de acesso (usadas para aceder ao SIIUE, e-mail, Moodle). 

Veja os manuais disponíveis na página web dos Serviços de Informática  

Todas as atividades letivas em que seja possível encontrar alternativas á distância que garantam a qualidade do processo de aprendizagem, devem ser realizadas dessa forma! Tudo o que puder ser feito, não deve ser adiado!

No entanto, poderá haver atividades (algumas UC da Música e Teatro, algumas componentes de aulas laboratoriais ou trabalho de campo, algumas componentes de UC de Enfermagem e Medicina Veterinária, algumas componentes de UC de Desporto,…), que tenham mesmo de ser feitas presencialmente. Essas atividades serão repostas logo que a situação epidemiológica o permita.  

Aulas por videoconferência

  • É aconselhável fazer um teste prático antes da primeira aula. Envie um convite por mail para si próprio. Como o Zoom funciona quer em portáteis, quer em smartphones ou tablets, poderá usar um destes dispositivos para verificar se a forma como está a ser partilhada e transmitida a sua imagem e/ou o écran;
  • Caso seja utilizado um quadro para escrita, a posição da câmara deve ser de forma a enquadrar tanto quanto possível o quadro de forma legível. Verifique através de outro equipamento se o quadro está visível em termos de iluminação e eventuais reflexos. 
  • Caso seja necessário utilizar um quadro, deve ser ponderada a utilização do quadro virtual fornecido pela ferramenta Zoom/Colibri, em detrimento de um quadro comum. Se for usado um quadro comum durante a aula, o docente está mais longe do microfone e por vezes de costas para a câmara e microfone. O volume do som ouvido pelos participantes, poderá, por este motivo, oscilar fortemente. Uma possibilidade para minimizar este problema é a utilização de um microfone/auscultador Bluetooth ligado ao portátil. 
  • Preparar a proposta de atividades online para cada aula e colocar na plataforma Moodle; ter em consideração o tamanho das turmas e fazer as opções de trabalho também em função desse número; para turmas muito grandes talvez valha a pena dividir a turma para algumas atividades; turmas grandes não favorecem a participação e a aprendizagem ativa dos estudantes;
  • Uma aula por videoconferência é normalmente, e por natureza, menos interativa que uma aula presencial e, por este motivo, mais difícil de acompanhar. Tente ser claro e ajustar o tempo de exposição; 
  • Fornecer aos estudantes algumas regras de funcionamento da sessão: microfone desligado, pedir a palavra, entrar ou sair da aula virtual, utilização do bate-papo para colocar dúvidas, entre outros aspetos; os pedidos de palavra ao professor, podem ser feitos por mão no ar ou no bate-papo (chat);
  • Partilhar os recursos de acompanhamento à sessão (apresentação eletrónica, textos de apoio e/ou outros recursos) na página da disciplina na plataforma Moodle.
  • Dar atenção aos estudantes como, por exemplo, verificar regularmente se os estudantes estão com atenção, através de pausas e questões dirigidas, solicitar comentários, entre outras possibilidades;
  • Após a sessão, pode consultar a página pessoal na plataforma Colibri/Zoom para aceder aos ficheiros gravados da sessão (áudio, vídeo e texto do bate papo) e disponibilizar a gravação da sessão (se pretendido) com os alunos, com link partilhado na plataforma Moodle. Para a funcionalidade de gravação estar ativa é necessário ativar a gravação da sessão; sugerimos que a gravação das sessões seja feita diretamente para o computador do docente, para evitar falhas de gravação.

Aconselha-se a leitura de:

Aulas Práticas

  • Em aulas práticas, recomenda-se dividir a turma em grupos mais pequenos, pois é difícil manter uma conversa online com mais de 5 a 7 participantes. O Zoom suporta “salas de grupo” que dividem a turma em grupos mais pequenos e, após um período de tempo especificado, reunir os grupos todos para apresentação do trabalho realizado por cada grupo, discussão e esclarecimento de dúvidas.
  • É aconselhável definir objetivos claros em relação à forma como os estudantes se devem preparar para a discussão. Considere enviar perguntas/exercícios específicos com antecedência ou pedir que enviem perguntas antecipadamente.

Aulas de Laboratório

As aulas de laboratórios geralmente necessitam de equipamentos específicos e atividades práticas. No entanto, é possível modificar as aulas de laboratório de modo a envolver estudantes remotamente. Em seguida apresentam-se alguns exemplos:

  • Considere alterar as atividades de laboratório. Por exemplo, altere o foco da recolha de dados para a análise de dados. Forneça aos estudantes os resultados no formato em que iriam ser recolhidos, e solicite aos estudantes que concluam a análise como se eles tivessem realizado a recolha dos dados.
  • Para os casos em que as observações fazem parte do processo, considere gravar a demonstração e solicite aos estudantes que recolham a informação necessária através do vídeo.
  • Os estudantes podem trabalhar em grupo na elaboração de relatórios por email ou outras ferramentas colaborativas.
  • Explore formas alternativas de ensino, por exemplo, simulações online, que permitam os estudantes interagir virtualmente com o equipamento e as condições do laboratório.

No entanto, poderá haver atividades das aulas laboratoriais que tenham mesmo de ser realizadas presencialmente. Essas atividades serão repostas logo que a situação epidemiológica o permita.  

Horários de Dúvidas

  • Os horários de dúvidas devem ser mantidos, podendo ser assegurados por via eletrónica (email, Zoom, WhatsApp, etc.)
  • É aconselhável definir objetivos claros em relação à forma como os estudantes se devem preparar para o horário de dúvidas. Considere pedir que os estudantes enviem perguntas antecipadamente.
  • Uma alternativa interessante é usar o Fórum de discussão do Moodle.  Qualquer estudante pode criar um novo tópico que poderá ser respondido tanto pelos seus colegas como pelo Docente. Os participantes devem ativar a opção de subscrição para receber no seu e-mail as novas mensagens no Fórum.

Gravação de aulas

Existem várias opções para gravar uma aula ou apresentação. Uma aula gravada ou uma apresentação de slides pode ser partilhada com estudantes, por exemplo publicando no educast/Loom ou no Youtube e divulgando no Moodle.

  1. Zoom:  pode usar o Zoom como uma ferramenta de gravação para gravar uma aula remotamente permitindo aos estudantes assistir mais tarde à aula. Esta funcionalidade tem de ser ativada no início da reunião.
  2. PowerPoint (apresentação de diapositivos):  Abra a apresentação no PowerPoint e ative o Slideshow (Apresentação de Diapositivos). Clique no botão Gravar para entrar no modo de apresentação de slides, e começará automaticamente a gravação. Quando terminar, clique no botão Finalizar. Para exportar a sua gravação como um ficheiro de video, selecione File> Export e selecione Create a video. Verifique se selecionou “Use Recorded Timings and Narrations”. Faça "Gravar como" e escolha um ficheiro tipo "Video MPEG-4(*.mp4)".
  3. EDUCAST RECORDER MAC (disponível na pagina dos SI) – permite gravar a tela e o docente aparece num canto, ou só tela ou só voz. Para os equipamentos com sistema operativo Windows, Mac e Linux deve ser usado o Loom.
  • Durante o período de suspensão das aulas presenciais, não são realizados elementos de avaliação presencial.
  • Sempre que possível, os elementos do regime de avaliação contínua que estavam previstos serem realizados presencialmente deverão ser substituídos por elementos alternativos que possam ser realizados/submetidos online.
  • Na avaliação contínua, nos casos em que estava prevista a realização de testes presenciais e em que seja justificável manter pelo menos um desses testes para garantir a fiabilidade da avaliação, o mesmo poderá ser realizado durante o período de avaliação final, como é aliás permitido pelo Regulamento Académico.
  • As UC ou partes de UC (p.e. componente laboratorial) em que não é possível substituir as atividades presenciais, serão realizadas, em regime intensivo, após o período de suspensão. O calendário escolar será alterado em conformidade.
  • A condição de o estudante assistir a 75% das aulas encontra-se suspensa, uma vez que existem estudantes que podem não ter condições para assistir às sessões síncronas.
  • Os ajustes ao calendário escolar serão anunciados assim que houver informação mais segura sobre o evoluir da crise pandémica.
  • A Comissão Executiva e de Acompanhamento/Direção de Curso, deve coordenar as alterações nos métodos de avaliação e nas datas de avaliação, de forma a evitar sobreposições de provas e uma sobrecarga dos estudantes.
  • Os Conselhos Pedagógicos das diferentes Unidades Orgânicas devem articular entre si e com os SI a marcação de testes on-line.

Estudantes de Mobilidade In e Estudantes Internacionais 

Aos estudantes em mobilidade in e aos estudantes internacionais, foi apresentada a possibilidade de regressarem aos seus países de origem, concluindo as UC em que estão inscritos na Universidade de Évora em regime de e-learning.

Os docentes responsáveis por UC onde estejam inscritos estudantes de mobilidade in e/ou

estudantes internacionais que tenham optado por regressar aos seus países, têm que garantir que os estudantes possam frequentar e ser avaliados em regime de e-learning, mesmo se o período de suspensão entretanto terminar.

Estudantes em Mobilidade Out que regressaram a Portugal 

Aos estudantes em mobilidade out, foi aconselhado o regresso a Portugal. Para estes estudantes apresentam-se duas possibilidades:

a) Os estudantes mantêm o regime de mobilidade out, se a universidade onde estavam em mobilidade permitir concluírem as UC na modalidade e-learning.

b) os estudantes passam a estar inscritos como estudantes normais nas UC que faziam parte do learning agreement, se a Universidade onde estavam em mobilidade não permitir a conclusão em e-learning.

Para este último cenário, os estudantes podem ainda ser avaliados pelo regime de avaliação contínua, numa dada UC, nas seguintes condições:

  • Não são contabilizadas as faltas às aulas do período em que estiveram em mobilidade;
  • Ficam dispensados das provas de avaliação que já tenham ocorrido, sendo o peso das mesmas atribuído, de forma proporcional, aos elementos de avaliação contínua que ainda não foram realizados;
  • Os docentes devem acompanhar os estudantes de forma a permitir a recuperação da matéria, entretanto já lecionada;

Os docentes devem agir de forma a minimizar a perturbação que esta crise trouxe ao percurso académicos destes estudantes.
 
 

  • Os estudantes que se encontrem inscritos na UC Tese ou na UC Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio devem continuar a reunir-se com os seus orientadores usando as ferramentas de colaboração à distância. Na maioria dos casos, não está prevista a prorrogação do prazo de entrega da Tese ou da Dissertação e Trabalho de Projeto.  No entanto poderá haver prorrogação, a anunciar quando houver informação para tal, em casos em que o trabalho de investigação envolva trabalho de campo/recolha de dados em Escolas, Hospitais e noutras instituições onde este tipo de atividades está suspenso.
  • Nas UC de Estágio, Ensinos Clínicos e Prática de Ensino Supervisionada, considerando a suspensão dos estágios durante o período de suspensão de atividades letivas, admite-se que venha a ocorrer uma prorrogação das datas de avaliação dessas UC e da data de entrega dos respetivos relatórios, a anunciar quando houver informação para tal.
  • Nos cursos de 1º e 2º ciclo onde existe um período de estágio com a consequente realização de um relatório de estágio admite-se que venha a ocorrer uma prorrogação da data de entrega do relatório, a anunciar quando houver informação para tal.

Durante o período de suspensão de atividades letivas, aplicam-se as regras seguintes às provas públicas:

  • Devem ser realizadas por videoconferência, sendo desejável que um elemento do júri e o candidato estejam presentes no local das provas. A impossibilidade de se verificar a situação descrita não pode, no entanto, inviabilizar a realização das provas. Em qualquer das situações é necessário assegurar o acordo entre o júri e o candidato bem como as condições técnicas requeridas para o efeito. A marcação das datas deve ser atempadamente comunicada aos SI. A ata regista a forma de participação.
  • Compete ao Presidente do júri assegurar-se que as condições acima referidas são cumpridas.
  • O secretariado das provas envia, atempadamente, aos membros do júri e ao candidato, informação contendo o link e outras indicações necessárias para a realização das provas; no anúncio das provas públicas deve ser inserido o link para acompanhamento da sessão.

Todas as provas já marcadas ou a marcar devem adotar este modelo de funcionamento.

Há bons recursos na Internet que podem ser usados no ensino à distância

Sugestões para Ensino a distância

 Sites/Repositórios de Recursos Abertos:

Outros:

 

 

APRESENTAÇÃO

Pretende-se através da 4ª edição deste curso concetualizar e fundamentar práticas para melhorar a avaliação pedagógica, selecionar estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação em função da natureza das aprendizagens, bem como dar a conhecer regras a aplicar na construção e correção de instrumentos de avaliação, entre outros objetivos fundamentais.

FORMADORAS

Isabel Fialho e Marília Cid

FUNCIONAMENTO

Número mínimo de  formandos: 10 Número máximo de formandos: 16

DATA DE REALIZAÇÃO

O curso irá decorrer entre os dias 12 e 27 de setembro de 2022.

INSCRIÇÕES

Data limite: 8 de setembro

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Esta formação tem um total de 16h (9 horas síncronas: Zoom + 7h assíncronas: Moodle). As sessões síncronas decorrem nos dias 12, 13, 15, 19, 20, 22, 26 e 27 de setembro, entre as 17h e as 18h, com exceção da última sessão que decorre entre as 17h e as 19h.

Suporte a atividades de docência

Cursos de Ferramentas de ensino à distância

A Universidade está a oferecer cursos online, no Moodle, para auxiliar os docentes na utilização das ferramentas de ensino a distância.

  • Utilização avançada do Moodle em contextos de ensino à distância -  a duração normal deste curso é de 7 semanas. No entanto, foram disponibilizados em simultâneo todos os módulos, para que os docentes possam recorrer aqueles que necessitarem. Os docentes que estiverem interessados em realizar o curso devem enviar e-mail para  apoio@si.uevora.pt  a inscrever-se no curso.
  • Ferramentas tecnológicas para ensino a distância –  área Moodle criada para divulgação de ferramentas tecnológicas e esclarecimento de dúvidas , direcionada para os docentes da Universidade de Évora. Deve solicitar acesso através do endereço de mail moodle@uevora.pt ,   indicando que pretende ser inscrito na área Ferramentas tecnológicas para ensino a distância.

Apoio a dúvidas

A Universidade de Évora está a reforçar e a dar prioridade a ações de informação e apoio a estudantes e professores. Assim, na elaboração e implementação atividades educativas online, os docentes podem contar com suporte tecnológico e pedagógico.

  1. A Universidade de Évora disponibiliza ainda um conjunto de ferramentas para ensino a distância. Mais informação em https://www.si.uevora.pt/servicos/e-Learning .
  2. O suporte tecnológico a professores e estudantes é assegurado pelos Serviços de Informática (SI) da Universidade de Évora. Este apoio é assegurado pelos SI, através dos endereços apoio@si.uevora.pt  ou moodle@uevora.pt .  
  3. O Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais (DPE/ECS) disponibiliza uma equipa de professores que estão disponíveis para dar suporte pedagógico a iniciativas que envolvam a criação e implementação de atividades de educação online. A equipa é constituída por José Luís Ramos (jlramos@uevora.pt ), Marília Cid (mcid@uevora.pt ), Conceição Leal da Costa (mclc@uevora.pt ) e ainda por Rui Gonçalo Espadeiro (rge@uevora.pt ) do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora.

 

Principais Atividades

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