2025

Língua e Linguística Portuguesas

Nome: Língua e Linguística Portuguesas
Cód.: LLT14741M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística, Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Refletir sobre o ensino do português como língua pluricêntrica.
- Problematizar aspetos da atual situação do português no mundo que interessem ao seu ensino como LM e LE.
- Consciencializar as relações entre o conhecimento sintático e o desenvolvimento progressivo da capacidade discursiva.
- Refletir sobre pontos críticos da subordinação adverbial e da coordenação.
- Refletir sobre mudanças em curso da subordinação relativa/adjetiva, no quadro de fenómenos de norma e variação.
- Desenvolver o estudo de fenómenos de coesão textual.
- Avaliar a importância das categorias semântica de tempo, aspeto, modo e modalidade para a descrição gramatical.
- Conhecer os documentos oficiais orientadores do ensino da língua (ao nível do 3.º Ciclo e Ensino Secundário) e enquadrar a sua aplicação.

Conteúdos Programáticos

1. O Português como língua pluricêntrica: as variedades portuguesa e brasileira; as variedades não normalizadas.
1.1. Principais traços característicos: morfossintaxe, léxico, pragmática.
2. Aspetos sintático-discursivos do português*
2.1. Estrutura da frase complexa: conexões de subordinação adverbial e de coordenação (casos problemáticos); subordinação adjetiva (mudanças em curso).
2.2. Ordem de palavras e estrutura discursiva: a expressão de tópico, informação conhecida/nova, foco informacional.
2.3. Texto e textualidade: a coesão lexical e gramatical; a dêixis (pessoal, temporal, espacial).
2.4. Breve panorâmica sobre categorias semânticas relevantes para a descrição gramatical: tempo, aspeto, modalidade e modo.
*Em conformidade com Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, 3.º Ciclo (Buescu, H. C. et al., 2015) e Programa e Metas Curriculares de Português Ensino Secundário (Buescu, H. C. et al., 2014).

Métodos de Ensino

- A unidade curricular funciona em regime presencial e inclui:
a) Sessões coletivas de ensino: exposições teóricas, com recurso a textos, ao apoio em Powerpoint e a outros materiais (documentos na web), seguidas de discussão de alguns pontos teóricos e aplicação prática (realização de exercícios; comentário de texto; pequenas apresentações de trabalhos individuais ou de grupo). O método de ensino variará consoante os tópicos, podendo ser mais interativo, mais expositivo ou misto. Os materiais de apoio das aulas são disponibilizados através da plataforma Moodle.
b) Tutoria semanal: acompanhamento individualizado do trabalho autónomo desenvolvido pelos estudantes.
- Trabalho autónomo dos estudantes:
Pesquisa documental; investigação; resolução de problemas.
Os estudantes têm de preparar as aulas com base em materiais previamente fornecidos.

Avaliação

A avaliação processa-se de acordo com o disposto no Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUÉ).
Os alunos podem escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Contínua (dois momentos de avaliação): uma frequência escrita no final do semestre (50%), um trabalho de pesquisa (40%), acrescidos das tarefas executadas em aula ao longo do semestre (10%).
(2) Exame final (100%).
Os elementos de avaliação, as respetivas ponderações e calendarização são comunicados aos estudantes na primeira aula.
É efetuado o registo de presenças.

Bibliografia

Bagno, M. (2012). Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola.
Clyne, M. (ed.) (1992). Pluricentric languages. Differing norms in different nations. Berlin/New York: Mouton de Gruyter
Gee, J. P. and Handford, M. (ed.) (2012). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. London/New York: Routledge
Martins, A.M.; Carrilho, E. (eds.) (2016). Manual de linguística portuguesa. Berlim/Boston: De Gruyter.
Osório, P. (coord.), Miguel, A; Kingui, A.; Suelela, D.; Adriano, P. S.; Costa, T. (2022). Da fonologia à lexicografia. Elementos para uma gramática do Português de Angola. Famalicão: Húmus.
Raposo, E. B. Paiva, M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, A. Mendes e A. Andrade (org.) (2013, 2020). Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: FCG.
Nota: os documentos oficiais orientadores da prática docente de língua e linguística (3.º Ciclo e Ensino Secundário) constituem também elementos bibliográficos.

Equipa Docente