2025

Área de docência II

Nome: Área de docência II
Cód.: MUS15880M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver competências criativas individuais no domínio da Área de Especialização (AD).
Consolidar estratégias de valorização artística e comunicação em performance, bem como competências de gestão da ansiedade em contextos de apresentação pública.
Relacionar elementos técnicos e expressivos, desenvolvendo competências analíticas e pedagógicas no ensino do instrumento/composição.
Analisar criticamente o repertório dos programas em vigor no ensino vocacional da Música em Portugal (3.º ciclo e ensino secundário), identificando as suas potencialidades pedagógicas.
Aprofundar competências técnico-interpretativas através da execução de obras representativas do repertório da área de especialização, com aplicabilidade ao ensino secundário (6.º ao 8.º grau).
Dominar estratégias pedagógicas orientadas para o ensino dos parâmetros musicais textura e expressividade, adaptadas a diferentes contextos e perfis de aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Estudo de repertório instr./vocal, realização de projetos composicionais (Composição).
Domínio de técnicas, materiais e repertórios do 6º ao 8º grau:
A) Genéricos
a. aquisição de autonomia interpretativa
b. construção de uma performance completa
B) Específicos
a. SOPROS: afinação, fraseio, direccionalidade
b. CORDAS: afinação, cordas dobradas, domínio pleno da extensão do instr.
c. PIANO: desenvolvimento tímbrico/planos sonoros; notas dobradas; oitavas, acordes; saltos, polifonia
d. GUITARRA: desenvolvimento técnico; domínio pleno da extensão da guitarra
e. PERCUSSÃO/BATERIA: técnicas de 4 baquetas (tradicional e Stevens), de tremolos para tímpanos, de multipercussão; independência rítmica e polirritmia de alto nível para os 4 membros
f. VOZ: métodos para o estudo do canto lírico em várias línguas
g. COMPOSIÇÃO: conhecimentos avançados de todos os aspetos da composição nos diferentes períodos estilísticos

Métodos de Ensino

Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, por parte do docente, em função das especificidades de cada aluno.
Aulas individuais de tipologia interativa, semelhante à descrita em AD1.
Atividades complementares (audições; conferências).

Avaliação

Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação ca.10 min) sobre materiais e repertórios didáticos, programas e problemáticas adaptados ao nível de ensino do 6º ao 8º grau na área de especialização de cada aluno ? 20%
- prova pública perante um júri:
Interpretação (alunos de interpretação): performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico, (30%) camerístico e didático adaptado ao nível de ensino do 6º ao 8º grau (30%)
Composição (alunos de composição): projeto composicional realizado durante o semestre - 60%

Bibliografia

Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros materiais didáticos).
Conway, C. M. & Hodgman, T. M. (2009). Teaching Music in Higher Education. New York: OUP
Gabrielsson, A., Juslin, P.N. (2003). ?Emotional Expression in Music?, in R. J. Davidson, H. H. Goldsmith, & K.R. Scherer (Eds.), Handbook of affective sciences, New York, OUP, pp. 503-534).
Klickstein, G., (2009). The musician?s way: a guide to practice, performance and wellness. NY: OUP
Kingsbury, H. (1988). Music, talent, and performance: a conservatory cultural system. Filadélfia: Temple UP
Le Corre, P. (2006), L?art du trac, Paris, Van de Velde
Greene, D. (2001). Performance Success: Performing Your Best Under Pressure, NY, Routledge.
Lehmann, A., Sloboda, J., Woody, R. (2007). Psychology for musicians: Understanding and
Acquiring the skills, New York, OUP
Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning, Oxford, OUP

Equipa Docente