2025
Área de docência I
Nome: Área de docência I
Cód.: MUS15877M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Aprofundar o desempenho técnico instrumental/composicional.
2.Estimular uma consciência multidisciplinar da AD, com vista a uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1º e 2º ciclo e sua aplicação à prática instrumental/Composicional.
3.Perspetivar a importância da prática musical, ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
4.Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
5.Conhecer materiais didáticos da AD, especificamente métodos de ensino adequados à Iniciação Musical (1º - 4º ano) e 2º ciclo do Ensino Básico (5º e 6º ano) na área de especialização do estudante.
6.Aprofundar noções de planificação em situação de ensino/aprendizagem e refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível 1º e 2º ciclo.
7.Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais ritmo e melodia, harmonia e timbre em contexto de ensino-apr
2.Estimular uma consciência multidisciplinar da AD, com vista a uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1º e 2º ciclo e sua aplicação à prática instrumental/Composicional.
3.Perspetivar a importância da prática musical, ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
4.Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
5.Conhecer materiais didáticos da AD, especificamente métodos de ensino adequados à Iniciação Musical (1º - 4º ano) e 2º ciclo do Ensino Básico (5º e 6º ano) na área de especialização do estudante.
6.Aprofundar noções de planificação em situação de ensino/aprendizagem e refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível 1º e 2º ciclo.
7.Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais ritmo e melodia, harmonia e timbre em contexto de ensino-apr
Conteúdos Programáticos
Estudo do repertório instrum/vocal; conceção e realização de um projeto Instrum/Vocal e composicional.
Domínio de técnicas, materiais didáticos e repertórios, a nível do 1º e 2º ciclos.
1. genéricos: posição correta do instrumento, postura, digitação
2. específicos:
a. SOPROS: respiração, embocadura, técnica; desenvolv. sonoro; controlo de registos
b. CORDAS: colocação da m.e. (noções básicas de afinação), colocação do arco, controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; independência das mãos
c. PIANO: colocação das mãos, noções básicas de articulação e dinâmica
d. GUITARRA: cordas soltas, introdução ao uso da m. d. (arpejos e alternância de dedos i. e m.) e da m. e. .; motricidade e da coordenação das mãos; Posições
e. PERCUSSÃO/BATERIA: técnica básica clássica e rudimentar (de ?marching band?). Down | Up | Full stroke, coordenação motora, independência polirrítmica.
f. VOZ: respiração, emissão, articulação, postura, fraseio.
g. COMPOSIÇÃO: Conhecimentos de melodia, harmonia e forma e instr
Domínio de técnicas, materiais didáticos e repertórios, a nível do 1º e 2º ciclos.
1. genéricos: posição correta do instrumento, postura, digitação
2. específicos:
a. SOPROS: respiração, embocadura, técnica; desenvolv. sonoro; controlo de registos
b. CORDAS: colocação da m.e. (noções básicas de afinação), colocação do arco, controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; independência das mãos
c. PIANO: colocação das mãos, noções básicas de articulação e dinâmica
d. GUITARRA: cordas soltas, introdução ao uso da m. d. (arpejos e alternância de dedos i. e m.) e da m. e. .; motricidade e da coordenação das mãos; Posições
e. PERCUSSÃO/BATERIA: técnica básica clássica e rudimentar (de ?marching band?). Down | Up | Full stroke, coordenação motora, independência polirrítmica.
f. VOZ: respiração, emissão, articulação, postura, fraseio.
g. COMPOSIÇÃO: Conhecimentos de melodia, harmonia e forma e instr
Métodos de Ensino
Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, pelo docente, em função de cada estudante.
Aulas individuais, de tipologia interativa (comentários, exemplificação, reforço, avaliação formativa e autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano).
Atividades complementares.
Aulas individuais, de tipologia interativa (comentários, exemplificação, reforço, avaliação formativa e autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano).
Atividades complementares.
Avaliação
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação ca. 10 min) sobre métodos de iniciação adequados à área de especialização de cada aluno ? 20%
-prova pública perante um júri:
Interpretação (ca. 30 min.): performance instrumental individual ? (30 %) e camerístico (30%) Composição: apresentação de projeto composicional realizado durante o semestre - 60%
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação ca. 10 min) sobre métodos de iniciação adequados à área de especialização de cada aluno ? 20%
-prova pública perante um júri:
Interpretação (ca. 30 min.): performance instrumental individual ? (30 %) e camerístico (30%) Composição: apresentação de projeto composicional realizado durante o semestre - 60%
Bibliografia
Arrais, N. E Rodrigues, H. (2011). ?Contributos da psicologia da música para a formação de professores do ensino vocacional de música?in Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI (c. E. Lopes). Évora: FLM, p. 99-115
Booth, E. (2009). The music teaching artist?s bible: becoming a virtuoso educator. NY: OUP
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP
Bruser, M. (1997). The art of practising. NY: Three rivers
Burnard, P. (2012). Musical Creativities in Practice.Oxford: Oxford University Press.
Harris, P. (2012). The Virtuoso Teacher. Londres: Faber.
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
Randles, C., Sullivan, M. (2013). ?How Composers Approach Teaching Composition:
Strategies for Music Teachers?, Music Educators Journal, Vol. 99, Nº 3, p. 51-57.
Rink, J. (2002). ?Analysis and (or) performance??, Musical performance: a guide to
Understanding (ed. J. Rink), Cambridge, CUP, p. 35-58
Williamon, A. (2002), ?Memorising mu
Booth, E. (2009). The music teaching artist?s bible: becoming a virtuoso educator. NY: OUP
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP
Bruser, M. (1997). The art of practising. NY: Three rivers
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Strategies for Music Teachers?, Music Educators Journal, Vol. 99, Nº 3, p. 51-57.
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Understanding (ed. J. Rink), Cambridge, CUP, p. 35-58
Williamon, A. (2002), ?Memorising mu
Equipa Docente
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques [responsável]