2025
Conhecimento do Mundo na Infância
Nome: Conhecimento do Mundo na Infância
Cód.: PED11404M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1. Avaliar o papel que as ciências naturais e sociais desempenham num quadro de educação para todos e ao longo da vida;
O2. Compreender a importância de promover a literacia científica na interface da sustentabilidade e da cidadania ativa, desde os primeiros anos;
O3. Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças;
O4. Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem;
O5. Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância;
O6. Planificar de forma integrada temas, no âmbito do conhecimento do mundo, pedagogicamente adequados ao contexto de creche e pré-escolar.
O2. Compreender a importância de promover a literacia científica na interface da sustentabilidade e da cidadania ativa, desde os primeiros anos;
O3. Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças;
O4. Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem;
O5. Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância;
O6. Planificar de forma integrada temas, no âmbito do conhecimento do mundo, pedagogicamente adequados ao contexto de creche e pré-escolar.
Conteúdos Programáticos
C1. A importância da educação científica na infância
C2. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar;
C3. A metodologia científica na descoberta do mundo social, físico e natural;
C4. O papel do educador como mediador na aprendizagem do mundo físico e natural e social;
C5. Organização e planeamento da área do conhecimento do mundo.
C2. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar;
C3. A metodologia científica na descoberta do mundo social, físico e natural;
C4. O papel do educador como mediador na aprendizagem do mundo físico e natural e social;
C5. Organização e planeamento da área do conhecimento do mundo.
Métodos de Ensino
As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, aplicações tecnológicas e observação direta) para apoio às situações de aprendizagem - baseadas em investigação, em projetos, em problemas. e são realizadas saídas de campo a diferentes contextos (ambientes naturais/sociais, museus e afins, centro ciência viva) que contribuem para a diversificação de experiências de aprendizagem e um maior enriquecimento da formação. O processo de ensino e aprendizagem é mediado pela avaliação com funções de regulação, apoiada em instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens (guias de aprendizagem e rubricas de avaliação).
Avaliação
Modalidade de Avaliação Contínua: consiste na realização de Tarefas (T) de natureza diversa, individuais e/ou em grupo, realizadas ao longo do semestre e relacionadas com temas do programa. A classificação final é obtida a partir da média da classificação das tarefas realizadas.
Modalidade de Avaliação Final: consiste na realização de uma Prova Escrita (60%) e uma Tarefa Individual (40%).
Modalidade de Avaliação Final: consiste na realização de uma Prova Escrita (60%) e uma Tarefa Individual (40%).
Bibliografia
Abud, K.M. (2012). O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses. v. 5, n. 10, pp. 555-565
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. In Pasta mágica - Estudo do Meio (1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Porto: Areal Editores.
Martins, I. et al. (2009). Despertar para a ciência. Actividades do 3 aos 6. Lisboa: ME - DGIDC. Disponível em http://www.esec.pt/cdi/ebooks/docs/Despertar_para_ciencia.pdf
Miranda, S. R. (2010). Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido. Cadernos Cedes, vol. 30, n. 82, p. 369-382.
Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). Braga: CIED.
Pena, F. e Teixeira, l. (2003). Pequenos gigantes. Educação pré-escolar. Dos 3 aos 5 anos. Porto: Porto Ed.
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. In Pasta mágica - Estudo do Meio (1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Porto: Areal Editores.
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Miranda, S. R. (2010). Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido. Cadernos Cedes, vol. 30, n. 82, p. 369-382.
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Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.