2025

Educação para a Cidadania

Nome: Educação para a Cidadania
Cód.: PED15857M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 - Conhecer os principais quadros conceptuais acerca da cidadania e compreender a suas intercorrências políticas, culturais e educacionais.
2 - Discutir e compreender os desafios e as opções que a sociedade contemporânea (em particular a transformação digital) impõe a uma educação para a cidadania.
3 ? Analisar criticamente a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
4 ? Possuir as competências didáticas necessárias à promoção de conhecimentos, valores e atitudes em questões de cidadania.
5 ? Assumir um papel interventivo e crítico nos planos profissional e pessoal, em ordem a uma cidadania plena.

Conteúdos Programáticos

1. A construção do conceito de cidadania.
2. Os novos cenários da educação para a cidadania: cidadania digital, inteligência artificial, alterações climáticas, o mundo multipolar.
3. Educação e Cidadania Democrática.
4. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável.
5. Modelos e estratégias de educação para a cidadania.

Métodos de Ensino

A UC integra a componente de formação educacional geral do curso e tem uma vocação reflexiva e crítica. As metodologias utilizadas nesta uc visam um sólido conhecimento teórico dos conteúdos, a partir dos pensadores mais relevantes, a par com a aplicação desses conteúdos teóricos à análise critica de situações concretas e reais, dentro do leque de dimensões prescritas pelo currículo oficial. São, pois, diversas as metodologias convocadas: momentos expositivos, debates abertos, pesquisa documental com ou sem recolha de dados de campo e exposição de resultados dessas investigações.
Constituir-se-ão grupos de trabalho aos quais se distribuem temas que deverão ser investigados, apresentados e discutidos. Dar-se-á, naturalmente, prioridade aquelas dimensões cuja articulação com as áreas científicas da formação é mais óbvia e, portanto, mais naturalmente articulável com a prática letiva dos alunos, como o ambiente e a sustentabilidade, a educação para a saúde, a sexualidade e o género.
Sendo a uc lecionada em modalidade presencial, com 1,5 horas de trabalho em sala por semana, parte importantíssima do trabalho decorrerá de modo autónomo, individualmente ou em grupo, mas servido por uma série de ferramentas digitais, nomeadamente plataformas de trabalho colaborativo onde será possível, de modo assíncrono, com total respeito, portanto, pelos ritmos e estilos de aprendizagem de cada estudante, desenvolver formas interpares de co-construção de conhecimento e de suporte diferenciado por parte do docente.

Avaliação

Por força do regulamento académico da UE, a UC tem tanto a modalidade de avaliação contínua como de avaliação final. Na avaliação final, o exame é constituída por uma prova de conhecimentos teóricos relativamente aos conceitos enumerados na listagem de conteúdos, com base nas referência bibliográficas enunciadas e uma parte mais focada nas capacidades de análise crítica dos mestrando, onde terá que propor e defender uma estratégia didática relativa a uma das dimensões da educação para a cidadania identificadas no programa.
A avaliação contínua tem uma componente de grupo (TG) que consiste numa pequena investigação (documental ou mesmo com dados de campo) sobre um dos temas da EC e a sua apresentação e discussão na turma, e uma outra individual (TI), que consiste na produção de um texto escrito, de reflexão sobre o seu próprio trabalho de grupo, ou um outro que lhe interesse mais e negoceie com o docente.
Em particular na fase de desenvolvimento das pequenas investigações (trata-se de uma UC de 3 ECTS) os estudantes são convidados a procurar feedbacks frequentes juntos do docente, de molde a poderem otimizar os seus esforços.
A classificação final (CF) decorrerá da aplicação da seguinte fórmula: CF= (2TI+TG)/3

Bibliografia

Choi, M. (2016) A Concept Analysis of Digital Citizenship for Democratic Citizenship Education in the Internet Age, (44), 565?607. DOI: 10.1080/00933104.2016.1210549
Cortina, A. (2009). Ética da Razão Cordial.Educar en la ciudadanía en el siglo XXI. Ediciones Novel.
Machado. E. (2023). Trabalho Docente na Era digital. Porto Editora.
Nussbaum, M. (2014). Educação e Justiça Social. Pedago.
Patrício, M. F. & Sebastião, L. (2004). Conhecimento do mundo social e da vida- Passos para uma pedagogia da sageza. Universidade Aberta.
Santos, M. E. (2005). Que Cidadania?. Santos-Edu.

Equipa Docente