2025
Protocolos de avaliação funcional
Nome: Protocolos de avaliação funcional
Cód.: DES14886M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
1. Conhecer a forma como se elabora um protocolo de avaliação
2. Saber aplicar os diferentes tipos de testes laboratoriais e de campo disponíveis para a avaliação da condição física;
3. Conhecer e saibam aplicar as diferentes baterias de baterias de condição física mais utilizadas.
4. Saber quando devem recorrer à utilização de questionários utilizados em diversas investigações biomédicas.
5. Conseguir recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
6. Adquirir capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
1. Conhecer a forma como se elabora um protocolo de avaliação
2. Saber aplicar os diferentes tipos de testes laboratoriais e de campo disponíveis para a avaliação da condição física;
3. Conhecer e saibam aplicar as diferentes baterias de baterias de condição física mais utilizadas.
4. Saber quando devem recorrer à utilização de questionários utilizados em diversas investigações biomédicas.
5. Conseguir recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
6. Adquirir capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
1. Como elaborar um protocolo
2. Testes e interpretação dos princípios do exercício
2.1. Avaliação cardiorespiratória
2.1.1. Função Cardíaca
2.1.2. Função Aeróbica
2.1.3. Função Anaeróbica
2.2. Avaliação da composição corporal
2.3. Avaliação da força
2.4. Avaliação da função neuromuscular
2.5. Avaliação da flexibilidade
3. Baterias de condição física
3.1. AFISAL
3.2. Eurofit
3.3. Outras
4. A utilização de questionários
3.2. Eurofit
3.3. Outras
A utilização de questionários
2. Testes e interpretação dos princípios do exercício
2.1. Avaliação cardiorespiratória
2.1.1. Função Cardíaca
2.1.2. Função Aeróbica
2.1.3. Função Anaeróbica
2.2. Avaliação da composição corporal
2.3. Avaliação da força
2.4. Avaliação da função neuromuscular
2.5. Avaliação da flexibilidade
3. Baterias de condição física
3.1. AFISAL
3.2. Eurofit
3.3. Outras
4. A utilização de questionários
3.2. Eurofit
3.3. Outras
A utilização de questionários
Métodos de Ensino
Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão ao longo das sessões práticas laboratoriais, a seleção e aplicação de protocolos, cujas características e testes, serão integrados em função das variáveis que pretendem avaliar. Pretende-se que formem equipas multidisciplinares, por forma a poderem usar as valências de diferentes backgrounds, para a construção da melhor resposta ao problema. Nesta UC, desenvolverão competências transversais que serão integradas para dar resposta aos objetivos a alcançar noutras UCs. Igualmente, serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação
A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação e de aprender autonomamente para melhorar o trabalho, assim como na avaliação da aplicação dos protocolos de forma correta.
Os alunos, divididos em grupos, irão promover com base em dados recolhidos, a preparação de um artigo científico. Com esta tarefa, pretende-se que ganhem competências na forma de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma escrita.
Os alunos, divididos em grupos, irão promover com base em dados recolhidos, a preparação de um artigo científico. Com esta tarefa, pretende-se que ganhem competências na forma de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma escrita.
Bibliografia
Ratamess, N. (2021). ACSM's foundations of strength training and conditioning. Lippincott Williams & Wilkins.
Liguori, G., & American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine. (2013). ACSM's Resources for the Personal Trainer. lippincott williams & wilkins.
Gibson, A. L., Wagner, D., & Heyward, V. (2019). Advanced fitness assessment and exercise prescription, 8E. Human kinetics.
Jabbour, G., & Taheri, S. (2022). Exercise prescription in metabolic diseases: An efficient medicine towards prevention and cure. Frontiers in Physiology, 13, 947365.
Bayles, M. P. (2023). ACSM's exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
Liguori, G., & American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine. (2013). ACSM's Resources for the Personal Trainer. lippincott williams & wilkins.
Gibson, A. L., Wagner, D., & Heyward, V. (2019). Advanced fitness assessment and exercise prescription, 8E. Human kinetics.
Jabbour, G., & Taheri, S. (2022). Exercise prescription in metabolic diseases: An efficient medicine towards prevention and cure. Frontiers in Physiology, 13, 947365.
Bayles, M. P. (2023). ACSM's exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.