2025
Nutriçao e suplementos
Nome: Nutriçao e suplementos
Cód.: DES14873M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Conhecer as diretrizes alimentares para a promoção da saúde
- Conhecer as diferentes estratégias de gestão do peso
- Conheçam os principais efeitos dos suplementos, na ótica do exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que os consumos dos diversos tipos de suplementos poderão originar.
- Recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
Competências:
- Desenvolver competências no que respeita ao conhecimento da nutrição adequada para a promoção da saúde com diferentes populações
- Desenvolver competências para aplicar patrões alimentares e suplementação corretos antes, durante e após a prática de exercício físico
- Utilizar métodos de avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional com o fim de detetar hábitos alimentares erróneos e modificar comportamentos para a gestão do peso.
- Identificar e recomendar suplementos esportivos legais e apropriados
- Conhecer as diretrizes alimentares para a promoção da saúde
- Conhecer as diferentes estratégias de gestão do peso
- Conheçam os principais efeitos dos suplementos, na ótica do exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que os consumos dos diversos tipos de suplementos poderão originar.
- Recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
Competências:
- Desenvolver competências no que respeita ao conhecimento da nutrição adequada para a promoção da saúde com diferentes populações
- Desenvolver competências para aplicar patrões alimentares e suplementação corretos antes, durante e após a prática de exercício físico
- Utilizar métodos de avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional com o fim de detetar hábitos alimentares erróneos e modificar comportamentos para a gestão do peso.
- Identificar e recomendar suplementos esportivos legais e apropriados
Conteúdos Programáticos
- Aspetos práticos para a consulta de informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos
- Metabolismo geral/ substratos energéticos
- Metabolismo específico no exercício
- Alimentações específicas antes, durante e após o exercício/treino/competição
- Regulação energética para controlo ou perda de peso
- Balanço energético
- Relação alimentação com a prática de exercício
- Hidratação
- Tipos de suplementos alimentares utilizados e seus efeitos
- Fosfocreatina, creatina, proteínas, L-Carnitina
- Metabolismo geral/ substratos energéticos
- Metabolismo específico no exercício
- Alimentações específicas antes, durante e após o exercício/treino/competição
- Regulação energética para controlo ou perda de peso
- Balanço energético
- Relação alimentação com a prática de exercício
- Hidratação
- Tipos de suplementos alimentares utilizados e seus efeitos
- Fosfocreatina, creatina, proteínas, L-Carnitina
Métodos de Ensino
Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências, que privilegiará a discussão em grupo e a interação entre os alunos e o docente, nomeadamente a realização de tarefas práticas durante o decorrer das sessões letivas e utilização de programas computorizados disponibilizados, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs. As aulas valorizam a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos, e os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Igualmente, serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação
A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas. A avaliação inclui questões formuladas nas aulas de tipo prático laboratoriais para estimular a reflexão e a apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes para o conteúdo trabalhado (30% da classificação), e a realização e discussão de um trabalho onde sejam aplicados conhecimentos de nutrição adequados para a promoção da saúde e os patrões alimentares e de suplementação adequados antes, durante e após a prática de exercício físico, numa população a escolher pelo aluno (70% da classificação). O trabalho será realizado essencialmente através de recursos disponíveis no Moodle.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação de recurso requer a realização e discussão de um trabalho com o 100% da classificação.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação de recurso requer a realização e discussão de um trabalho com o 100% da classificação.
Bibliografia
Grgic J, Pedisic Z, Saunders B, Artioli GG, Schoenfeld BJ, McKenna MJ, Bishop DJ, Kreider RB, Stout JR, Kalman DS, Arent SM, VanDusseldorp TA, Lopez HL, Ziegenfuss TN, Burke LM, Antonio J, Campbell BI. International Society of Sports Nutrition position stand: sodium bicarbonate and exercise performance. J Int Soc Sports Nutr. 2021 Sep 9;18(1):61.
Kreider RB, Kalman DS, Antonio J, Ziegenfuss TN, Wildman R, Collins R, Candow DG, Kleiner SM, Almada AL, Lopez HL. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 13;14:18.
Rothschild JA, Kilding AE, Plews DJ. What Should I Eat before Exercise? Pre-Exercise Nutrition and the Response to Endurance Exercise: Current Prospective and Future Directions. Nutrients. 2020 Nov 12;12(11):3473.
Kreider RB, Kalman DS, Antonio J, Ziegenfuss TN, Wildman R, Collins R, Candow DG, Kleiner SM, Almada AL, Lopez HL. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 13;14:18.
Rothschild JA, Kilding AE, Plews DJ. What Should I Eat before Exercise? Pre-Exercise Nutrition and the Response to Endurance Exercise: Current Prospective and Future Directions. Nutrients. 2020 Nov 12;12(11):3473.
Equipa Docente
- Guillermo Olcina Camacho
- Pablo Tomás Carús [responsável]