2025

Biomecânica do exercício

Nome: Biomecânica do exercício
Cód.: DES14869M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Desenvolver no aluno um conhecimento integrado em Biomecânica aplicada ao Exercício e Saúde para reconhecer e analisar, as funções biomecânicas que são resultado da adaptação às leis mecânicas;
b) Desenvolver o domínio e a compreensão de terminologia, conceitos, factos científicos, princípios, leis e teorias associados ao estudo do funcionamento do corpo humano
c) Desenvolver a capacidade de análise, interpretar e intervir nos fenómenos mecânicos associados ao movimento humano
d) Desenvolver a capacidade de utilizar meios e instrumentação especializada para registar observação de movimentos
e) Desenvolver a capacidade de pesquisar do ponto de vista bibliográfico temas relacionados com a produção de movimento;
f) Desenvolver as capacidades de forma fundamentada, de forma a contribuir para a formação de um profissional responsável, rigoroso, autónomo, com capacidade crítica, capaz de trabalhar em equipa, e interessado em se manter atualizado do ponto de vista científico.

Conteúdos Programáticos

1) Objeto de estudo da Biomecânica. Terminologia Básica de Movimento
2) Âmbito da Antropometria na Biomecânica do Movimento. O Centro de Massa do corpo humano.
3) Elementos Básicos da Cinemática. Processamento de dados de cinemática por videografia.
4) Técnicas de medição e tratamento de dados por medição direta (acelerómetros) e por Imagem
5) Elementos Básicos da Cinética. Modelos Biomecânicos de cálculo da carga no aparelho locomotor. Forças de Reação nas Articulações. Cinética Angular.
6) Transferência de energia mecânica entre segmentos. Energia Mecânica e Trabalho.
7) Mecânica Muscular. Fundamentos Neuro-mecânicos do movimento humano.
8) Eletromiografia Cinesiológica (EMG)
9) Biomecânica e Controlo Motor. Variabilidade do Movimento. Métodos não lineares para análise do movimento.
10) Recolha, e processamento e dados cinemáticos e cinéticos a utilizar no projeto final.

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. A Unidade curricular organiza-se em aulas teóricas (T), e aulas de práticas laboratoriais (PL) e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas T são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico elaborando um relatório individual. Nas aulas PL, os alunos participam ativamente na recolha de dados e na preparação e execução dos trabalhos, na apresentação e discussão dos resultados em grupo, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs. Serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será baseada em três momentos. Trabalho individual (25%), o projeto/trabalho final (50%) e participação na discussão nas apresentações dos trabalhos finais (25%). Dita avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas. Trabalho individual: será um resumo de dois ou mais artigos sobre o tema do trabalho final ou de um tópico apresentado na aula teórica. O trabalho deverá ser apresentado em forma de artigo científico. Projeto/trabalho Final (grupo): uma recolha e tratamento de dados cinemáticos, dinâmicos e de Electromiografia, aplicando os métodos biomecânicos apresentados nas aulas teóricas. O trabalho será entregue em forma de poster e apresentado numa aula para discussão conjunta. Participação na discussão nas apresentações dos trabalhos finais: deverão mostrar às questões colocadas pelos colegas e professor capacidade de argumentação.

Bibliografia

Fernandes, O. (2023). Methods for Analyzing Movement Variability. In: Parziale, A., Diaz, M., Melo, F. (eds) Graphonomics in Human Body Movement. Bridging Research and Practice from Motor Control to Handwriting Analysis and Recognition. IGS 2023. Lecture Notes in Computer Science, vol 14285. Springer, Cham.
Miranda-Oliveira, P., Branco, M., Fernandes, O. (2022); “Accuracy of Inertial Measurement Units When Applied to the Countermovement Jump of Track and Field Athletes”; Sensors, 22 (19).
Fernandes, O.J., Gonçalves, B., Martin, J., Cortes, N. (2021).; “Effects of body mass index on segment coordination and joint variability in running”. New Studies on Anthropometry, pp. 201–213.
Nicholas Stergiou (2020);Biomechanics and Gait Analysis;1st Edition; Academic Press
Winter, D. A. (2005). Biomechanics and Motor Control of Human Movement (John Wiley & Sons ed.).
Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics, Champaign. IL.

Equipa Docente