2025
Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com problemas ao nível do Sistema Nervoso Central
Nome: Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com problemas ao nível do Sistema Nervoso Central
Cód.: DES14862M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
No final da UC os alunos devem:
1.Conhecer as características das principais patologias associadas ao SNC.
2.Compreender as suas repercussões gerais ao nível do bem-estar e saúde do indivíduo.
3.Conhecer as repercussões fisiológicas das diversas patologias e as suas implicações para a prescrição do exercício.
4.Saber quais são as características que devem possuir os programas de exercício dirigidos às principais patologias do SNC no sentido de intervir sobre a capacidade funcional das pessoas.
Competências:
No final da UC os alunos devem ser capazes de:
5.Aplicar protocolos de avaliação funcional em pessoas com disfunções ao nível do SNC e usar a informação resultante para elaborar programas de exercício.
6.Ser capaz de selecionar e aplicar exercícios de acordo com a condição dos participantes
7.Acompanhar as repercussões dos programas de exercício e reformular as suas características quando necessário
No final da UC os alunos devem:
1.Conhecer as características das principais patologias associadas ao SNC.
2.Compreender as suas repercussões gerais ao nível do bem-estar e saúde do indivíduo.
3.Conhecer as repercussões fisiológicas das diversas patologias e as suas implicações para a prescrição do exercício.
4.Saber quais são as características que devem possuir os programas de exercício dirigidos às principais patologias do SNC no sentido de intervir sobre a capacidade funcional das pessoas.
Competências:
No final da UC os alunos devem ser capazes de:
5.Aplicar protocolos de avaliação funcional em pessoas com disfunções ao nível do SNC e usar a informação resultante para elaborar programas de exercício.
6.Ser capaz de selecionar e aplicar exercícios de acordo com a condição dos participantes
7.Acompanhar as repercussões dos programas de exercício e reformular as suas características quando necessário
Conteúdos Programáticos
1. Breve resumo epidemiológico e fatores determinantes para a prevenção e intervenção
2. Introdução conceptual e sistema de classificação das patologias
3. Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações do SNC
3.1. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
4. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações do sistema nervoso central
4.1. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
4.2. Perspetiva multimodal de exercício
4.3. Exercício como forma de estimulação física, motora, percetiva e cognitiva
4.4. Estratégias específicas de intervenção sobre o controlo motor em alterações do SNC; prática mental e foco atencional
2. Introdução conceptual e sistema de classificação das patologias
3. Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações do SNC
3.1. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
4. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações do sistema nervoso central
4.1. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
4.2. Perspetiva multimodal de exercício
4.3. Exercício como forma de estimulação física, motora, percetiva e cognitiva
4.4. Estratégias específicas de intervenção sobre o controlo motor em alterações do SNC; prática mental e foco atencional
Métodos de Ensino
A abordagem de conteúdos teóricos será complementada de forma muito evidente através das aulas práticas, em que serão efetuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos estudados, integrando a vivência por parte dos alunos de algumas das estratégias de intervenção com pessoas com problemas ao nível do SNC. Serão utilizadas metodologias para promover a interação entre participantes, nomeadamente a formação de pequenos grupos de trabalho para se analisarem/discutirem alguns dos temas a partir de material didático fornecido pelos docentes. O trabalho dos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Nas horas práticas serão efetuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos da UC, que terá o seu resultado na definição de metodologias de trabalho junto da população alvo. Serão também uma oportunidade para estimular a utilização de métodos de investigação.
Nas horas práticas serão efetuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos da UC, que terá o seu resultado na definição de metodologias de trabalho junto da população alvo. Serão também uma oportunidade para estimular a utilização de métodos de investigação.
Avaliação
A avaliação será operacionalizada através da realização de trabalhos individuais sobre as temáticas abordadas nas aulas. A seleção do tema dos trabalhos é efetuada pelo aluno em acordo com os docentes da unidade curricular.
Será mantida a possibilidade de avaliação por exame final.
Será mantida a possibilidade de avaliação por exame final.
Bibliografia
American College of Sports Medicine (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th Edition. Wolters Kluwer.
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Morais, A., Santos, S., & Lebre, P. (2017). Psychomotor, functional, and cognitive profiles in older people with and without dementia: What connections?. Dementia, 0(0): 1-16, doi: 10.1177/1471301217719624
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Morais, A., Santos, S., & Lebre, P. (2017). Psychomotor, functional, and cognitive profiles in older people with and without dementia: What connections?. Dementia, 0(0): 1-16, doi: 10.1177/1471301217719624
Equipa Docente
- Ana Isabel Rodrigues Morais
- Bruno Emanuel Nogueira Figueira [responsável]