2025
Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com sida ou cancro
Nome: Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com sida ou cancro
Cód.: DES14848M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
1. Conhecer a fisiopatologia da patologia da sida e do cancro.
2. Compreender de que forma se deve intervir no tratamento da patologia da sida e do cancro.
3. Compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas
4. Prescrever exercício físico apropriado para a patologia da sida e do cancro
5. Dominar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício.
Competências:
1. Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pela patologia da sida e do cancro.
2. Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos.
3. Conseguir realizar programas de exercício físico no tratamento da patologia da sida e do cancro.
4. Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas
5. Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científ
1. Conhecer a fisiopatologia da patologia da sida e do cancro.
2. Compreender de que forma se deve intervir no tratamento da patologia da sida e do cancro.
3. Compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas
4. Prescrever exercício físico apropriado para a patologia da sida e do cancro
5. Dominar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício.
Competências:
1. Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pela patologia da sida e do cancro.
2. Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos.
3. Conseguir realizar programas de exercício físico no tratamento da patologia da sida e do cancro.
4. Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas
5. Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científ
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à fisiologia em sujeitos com sida e cancro.
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contraindicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com Sida ou cancro
2.1. Breve resumo epidemiológico, fatores determinantes
2.2. Exercício físico e modelos de saúde
2.3. Controlo de os programas de exercício.
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contraindicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com Sida ou cancro
2.1. Breve resumo epidemiológico, fatores determinantes
2.2. Exercício físico e modelos de saúde
2.3. Controlo de os programas de exercício.
Métodos de Ensino
Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação dos métodos de treino e a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para o controlo das adaptações fisiológicas produzidas após o exercício físico. Os alunos devem participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação
A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas. A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente (20% da classificação), e uma avaliação escrita através de exame (30% da classificação). Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle e b-on. A realização e discussão do trabalho apresentado pelos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos (50% da classificação).
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação de recurso requer a realização e discussão de um trabalho com o 100% da classificação.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação de recurso requer a realização e discussão de um trabalho com o 100% da classificação.
Bibliografia
Heyward, Vivian H. (2019). Advanced fitness assessment and exercise prescription. 8th edition. Champaign: Human Kinetics.
Thompson, Gordon & Pescatello (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 11th Edition. Philadelphia: Wolters Klumer.
Campbell, K. L., Winters-Stone, K. M., Wiskemann, J., May, A. M., Schwartz, A. L., Courneya, K. S., Zucker, D. S., Matthews, C. E., Ligibel, J. A., Gerber, L. H., Morris, G. S., Patel, A. V., Hue, T. F., Perna, F. M., & Schmitz, K. H. (2019). Exercise Guidelines for Cancer Survivors: Consensus Statement from International Multidisciplinary Roundtable. Medicine and science in sports and exercise, 51(11), 23752390. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000002116.
Thompson, Gordon & Pescatello (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 11th Edition. Philadelphia: Wolters Klumer.
Campbell, K. L., Winters-Stone, K. M., Wiskemann, J., May, A. M., Schwartz, A. L., Courneya, K. S., Zucker, D. S., Matthews, C. E., Ligibel, J. A., Gerber, L. H., Morris, G. S., Patel, A. V., Hue, T. F., Perna, F. M., & Schmitz, K. H. (2019). Exercise Guidelines for Cancer Survivors: Consensus Statement from International Multidisciplinary Roundtable. Medicine and science in sports and exercise, 51(11), 23752390. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000002116.