2025

Introdução à Investigação Educacional

Nome: Introdução à Investigação Educacional
Cód.: PED15000L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A- Desenvolver competências de investigação em educação
B- Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa
C- Compreender a construção do conhecimento científico em função dos diversos paradigmas
D- Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação
E- Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação
F- Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação
G- Participar em projetos de investigação
H- Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação associada a projetos de intervenção no âmbito da educação

Conteúdos Programáticos

1. A investigação como dimensão essencial da profissionalidade
1.1. Relação entre saber científico e prática profissional
A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa
2. Epistemologia e metodologia de investigação
2.1. Construção do conhecimento científico
2.2. Fundamentos do conhecimento científico
2.3. Paradigmas de investigação: científico/positivista e naturalista/interpretativo
3. Etapas do processo de investigação
3.1. Identificação do problema/Questões de investigação
3.2. Revisão da literatura
3.3. Desenhos de investigação: experimentais e não experimentais
3.4. Os instrumentos de recolha de dados: observação, entrevista, questionário.
3.5. Recolha de dados
3.6. Análise de dados
4. A escrita de relatórios científicos.
5. A Ética da investigação educacional

Métodos de Ensino

As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes, partir de tarefas a desenvolver em sala de aula, na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, relatórios científicos, aplicações tecnológicas, participação em projetos de investigação, da área da educação, a decorrer no CIEP) para apoio às experiências de aprendizagem - baseadas em investigação e em projetos de investigação. O processo de ensino, avaliação e aprendizagem tem a função de regulação, apoiada em instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens (guias de aprendizagem e rubricas de avaliação)

Avaliação

De acordo com RAUE existem duas modalidades de avaliação.
Avaliação contínua
Sendo as aulas em regime presencial, a assiduidade(A) é considerada. A avaliação ocorre ao longo do semestre, integrada no ensino e na aprendizagem, e desempenha uma função reguladora. Será implementada a partir de tarefas (possível participação em projetos de investigação do CIEP), a realizar em grupo, que terão função formativa e/ou sumativa, sendo que pelo menos três delas (TG) terão fins classificativos. Haverá, também, uma reação crítica(RC), com carácter integrador e de natureza individual, sobre um artigo científico escolhido pelos estudantes (validado pelo docente), ou um relatório científico de participação em projeto de investigação(RC1). Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios partilhados com os estudantes.
Classif Final=A(10%)+55%(TG)+35%(RC ou RC1)
Avaliação final
Em alternativa avaliação contínua, existe uma prova de Exame(E) e uma Tarefa(T).
Classif Final=60%(E)+40%(T)

Bibliografia

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Borralho, A., Fialho, I. & Cid, M. (2015). A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 29, 53-69. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5094
Clark, A., Kjorholt, A. & Moss, P. (2005). Beyond Listening: Children's Perspectives on Early Childhood Services. Policy Press.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2007). (6thedition) Research Methods in Education. Routledge.
Mesquita-Pires, C. (2010). A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EDUSER: revista de educação, 2(2), 66-83.
Naughton, G. M.; Rolfe, A. S & Siraj-Blatchford, I. (2001). Doing early childhood research. International perspectives on theory and practice. Open University Press.
Stake, R. E. (2007). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Gulbenkian.

Equipa Docente