2025
Pensamento Contemporâneo
Nome: Pensamento Contemporâneo
Cód.: FIL14859L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso em articulação com os conteúdos e a metodologia da cadeira de Pensamento
Moderno - , os alunos deverão estar aptos para:
identificar as principais características especulativas da época contemporânea;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem
contemporâneo
tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento contemporâneo;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
ser capaz de debater as problemáticas contemporâneas com o auxílio dos conceitos e metodologias
discutidas
nas aulas;
ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da
tradição
filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade.
Moderno - , os alunos deverão estar aptos para:
identificar as principais características especulativas da época contemporânea;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem
contemporâneo
tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento contemporâneo;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
ser capaz de debater as problemáticas contemporâneas com o auxílio dos conceitos e metodologias
discutidas
nas aulas;
ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da
tradição
filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade.
Conteúdos Programáticos
I. A conquista do absoluto até a morte de Deus
Radicalização da filosofia crítica ou o regresso do recalcado (de Fichte à Hegel)
Depois da filosofia, o real: de Schopenhauer a Marx
No deserto do real:niilismo e existencialismo (Kierkegaard e/ou Nietzsche)
II. A ciência como modelo, a vida como meta
Entre cientismo e multiplicação de novas ciências
Esplendor e naufrágio do atomismo lógico
O tempo como intérprete da vida:Dilthey
III. O regresso a Descartes
Um novo Descartes:A fenomenologia de Husserl
Heidegger ou a queda na existência
M.-Ponty o sensível
Sartre ou a obstinação da liberdade
A antropogénese simbólica do homem:Cassirer
IV. Filosofar depois de Auschwitz
O desafio do político:H.Arendt
Habermas e a praxis comunicativa
Foucault e a arqueologia do saber/poder
Derrida e a infinita desmontagem das ilusões
V. A filosofia entre antropologia e cultura
a cultura como constituição do habitat humano:as Esferas de Sloterdijk
O animal humano que regressa às cavernas da cultura(Blumenberg)
Radicalização da filosofia crítica ou o regresso do recalcado (de Fichte à Hegel)
Depois da filosofia, o real: de Schopenhauer a Marx
No deserto do real:niilismo e existencialismo (Kierkegaard e/ou Nietzsche)
II. A ciência como modelo, a vida como meta
Entre cientismo e multiplicação de novas ciências
Esplendor e naufrágio do atomismo lógico
O tempo como intérprete da vida:Dilthey
III. O regresso a Descartes
Um novo Descartes:A fenomenologia de Husserl
Heidegger ou a queda na existência
M.-Ponty o sensível
Sartre ou a obstinação da liberdade
A antropogénese simbólica do homem:Cassirer
IV. Filosofar depois de Auschwitz
O desafio do político:H.Arendt
Habermas e a praxis comunicativa
Foucault e a arqueologia do saber/poder
Derrida e a infinita desmontagem das ilusões
V. A filosofia entre antropologia e cultura
a cultura como constituição do habitat humano:as Esferas de Sloterdijk
O animal humano que regressa às cavernas da cultura(Blumenberg)
Métodos de Ensino
A alternancia de exposições teóricas e de trabalhos sobre os textos visam a introduzir sistematicamente
os estudantes as problemáticas, conceitos especificas da filosofia contemporânea
os estudantes as problemáticas, conceitos especificas da filosofia contemporânea
Avaliação
Aulas TP (avaliadas por duas (2) provas de frequência - 80% da nota final); exposição teórica e/ou debate
sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
Bibliografia
Villacañas, J.L., Historia de la filosofía contemporánea, Akal, Madrid, 1997.
Freud, S., O Mal-Estar na Civilização, Lisboa, Relogio DAgua, 2013.
Cassirer, E., Ensaio sobre o homem, Guimarães Editores, Lisboa, 1995.
Husserl, E., Meditações cartesianas, Lisboa, CFUL, 2010.
Heidegger, M.: O conceito de Tempo, Lisboa, Fim de Século, 2008
Sartre, J.-P., Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade, Veredas-Favip,
Caruaru, p. 102107, 2005.
Merleau-Ponty, M., Prefácio a Fenomenologia da percepção, M.Fontes, São Paulo, 1994.
Derrida, J., O suplemento de cópula: A filosofia face a linguística"in Margens da Filosofia, Papirus, São
Paulo, 1991.
Habermas, J., O discurso filosófico da modernidade, Lisboa, D.Quixote, 1998.
Arendt, H. A Condição Humana, Lisboa, Relógio D'Água, 2001.
Blumenberg, H., Las realidades en que vivimos, Paidós, Barcelona, 1998.
Sloterdijk, P., Esferas I. Burbujas, Siruela, Madrid, 2003.
Freud, S., O Mal-Estar na Civilização, Lisboa, Relogio DAgua, 2013.
Cassirer, E., Ensaio sobre o homem, Guimarães Editores, Lisboa, 1995.
Husserl, E., Meditações cartesianas, Lisboa, CFUL, 2010.
Heidegger, M.: O conceito de Tempo, Lisboa, Fim de Século, 2008
Sartre, J.-P., Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade, Veredas-Favip,
Caruaru, p. 102107, 2005.
Merleau-Ponty, M., Prefácio a Fenomenologia da percepção, M.Fontes, São Paulo, 1994.
Derrida, J., O suplemento de cópula: A filosofia face a linguística"in Margens da Filosofia, Papirus, São
Paulo, 1991.
Habermas, J., O discurso filosófico da modernidade, Lisboa, D.Quixote, 1998.
Arendt, H. A Condição Humana, Lisboa, Relógio D'Água, 2001.
Blumenberg, H., Las realidades en que vivimos, Paidós, Barcelona, 1998.
Sloterdijk, P., Esferas I. Burbujas, Siruela, Madrid, 2003.
Equipa Docente
- Inês Pereira Rodrigues [responsável]