2025
Pensamento Moderno
Nome: Pensamento Moderno
Cód.: FIL14858L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso, os alunos deverão estar aptos para
identificar as principais características da modernidade face à antiguidade e à idade média;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem
moderno tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento moderno e contemporâneo;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento moderno e
contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da
tradição filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade
identificar as principais características da modernidade face à antiguidade e à idade média;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem
moderno tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento moderno e contemporâneo;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento moderno e
contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da
tradição filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade
Conteúdos Programáticos
I. O começo de uma nova era
- A perda de mundo e a conquista de novos territórios
- A ciência como programa existencial de conquista da natureza infinita
- A nova ordem política: entre Machiavel e Hobbes
II. Ordem, racionalidade, progresso: As Luzes à conquista da história do mundo
- Harmonia e razoabilidade da natureza Vs ceticismo racionalista: Leibniz ou Hume
- Religião natural, tolerância e direitos naturais
- Do direito universal ao contrato social
- O nascimento da estética ou a pré-história do homem criador
- À luz da crítica: a autodeterminação da modernidade por Kant
- A perda de mundo e a conquista de novos territórios
- A ciência como programa existencial de conquista da natureza infinita
- A nova ordem política: entre Machiavel e Hobbes
II. Ordem, racionalidade, progresso: As Luzes à conquista da história do mundo
- Harmonia e razoabilidade da natureza Vs ceticismo racionalista: Leibniz ou Hume
- Religião natural, tolerância e direitos naturais
- Do direito universal ao contrato social
- O nascimento da estética ou a pré-história do homem criador
- À luz da crítica: a autodeterminação da modernidade por Kant
Métodos de Ensino
A alternancia de exposições teóricas e de trabalhos sobre os textos visam a introduzir
sistematicamente os estudantes as problemáticas, conceitos especificas da filosofia moderna
sistematicamente os estudantes as problemáticas, conceitos especificas da filosofia moderna
Avaliação
Aulas TP (avaliadas por duas (2) provas de frequência - 80% da nota final); exposição teórica e/ou
debate sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
debate sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
Bibliografia
Pérez de Tudela, J., Historia de la filosofía moderna De Cusa a Rousseau, Madrid, Akal, 2001.
Cassirer, E,. El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciencia modernas, México, F.C.E., 1979, 4 vols
Koyré, A., Do mundo fechado ao universo infinito, Gradiva, Lisboa, 2001.
Blumenberg, H., La ineluctabilidad de un Dios engañoso in La legitimidad de la Edad Moderna, Pre-
Textos, Valencia, 2008.
Descartes, R., Discurso do método, Lisboa, Edições 70, 2014.
Maquiavel, N., O Príncipe, Europa-America, Lisboa, 1976.
Hobbes, Th., Leviatã, INCM, Lisboa, 1994.
Cassirer, E., Rousseau, Kant, Goethe: filosofía y cultura en la Europa del siglo de las luces, Madrid, FCE,
2007.
Leibniz, G. W., Novos ensaios sobre o entendimento humano, Lisboa, Colibri, 1993.
Hume, D., Tratado da natureza humana, FCG, Lisboa, 2001.
Rousseau, J. J., Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Lisboa,
Plátano, 1999.
Kant, I., Crítica da Razão pura, FCG, Lisboa. 2001.
Cassirer, E,. El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciencia modernas, México, F.C.E., 1979, 4 vols
Koyré, A., Do mundo fechado ao universo infinito, Gradiva, Lisboa, 2001.
Blumenberg, H., La ineluctabilidad de un Dios engañoso in La legitimidad de la Edad Moderna, Pre-
Textos, Valencia, 2008.
Descartes, R., Discurso do método, Lisboa, Edições 70, 2014.
Maquiavel, N., O Príncipe, Europa-America, Lisboa, 1976.
Hobbes, Th., Leviatã, INCM, Lisboa, 1994.
Cassirer, E., Rousseau, Kant, Goethe: filosofía y cultura en la Europa del siglo de las luces, Madrid, FCE,
2007.
Leibniz, G. W., Novos ensaios sobre o entendimento humano, Lisboa, Colibri, 1993.
Hume, D., Tratado da natureza humana, FCG, Lisboa, 2001.
Rousseau, J. J., Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Lisboa,
Plátano, 1999.
Kant, I., Crítica da Razão pura, FCG, Lisboa. 2001.
Equipa Docente
- Ângelo Samuel Nunes Milhano [responsável]