2024

Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão

Nome: Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão
Cód.: PED15610O
3 ECTS
Duração: 12 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender a educação inclusiva na perspetiva dos direitos humanos, equidade e participação.
2. Conhecer os princípios e aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem
3. Conhecer conceções e práticas de diferenciação pedagógica
4. Implementar acomodações curriculares e operacionalizar a diferenciação pedagógica
5. Perspetivar a transformação da organização do processo de ensino e aprendizagem
6. Criar hábitos de reflexão cooperada sobre a prática pedagógica

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos e princípios da educação inclusiva
2. Participação ativa dos estudantes como motor de motivação e aprendizagem
3. Conceitos e princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem
4. Conceções e práticas de diferenciação pedagógica
5. Tipos de acomodações curriculares e sua aplicabilidade
6. Planeamento e recursos de apoio à aprendizagem
7. Análise e reflexão cooperada sobre a prática pedagógica

Métodos de Ensino

Numa perspetiva isomórfica da formação, procura-se proporcionar aos formandos experiências pedagógicas que estes possam vir a utilizar nas suas aulas. Privilegiam-se modelos pedagógicos participativos pelo que os formandos serão convocados a partilhar problemas da sua prática letiva e a refletir em interação dialógica com os colegas, sob mediação das formadoras. Haverá também momentos expositivos com utilização de recursos digitais, para introdução de conteúdos e de sínteses. Serão analisados casos reais e haverá planificação cooperada de intervenções em sala de aula a desenvolver pelos formandos.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos formandos é qualitativa, resultando em menção final de aprovado/a ou reprovado/a.
A aprovação depende do cumprimento cumulativo de quatro condições:
1. Assiduidade nas sessões (máximo de faltas a 2 sessões presenciais ou à distância síncronas);
2. Participação ativa nas sessões (realização das tarefas propostas)
3. Resposta a um questionário sobre conceções e práticas de inclusão, aplicado em dois momentos, na primeira e na última sessão;
4. Preenchimento de questionário anónimo de avaliação sobre a formação.

Bibliografia

Almeida, L., Gonçalves, S., Ramos, J., Rebola, F., Soares, S., & Vieira, F. (2022). Inovação Pedagógica no Ensino Superior Cenários e Caminhos de Transformação. A3ES. ISBN: 978-989-53667-3-6.
Almeida, L., Pereira, A., Rodrigues, D., & Rodrigues, S. (2020). Inclusão No Ensino Superior Português: Análise Do Enquadramento Regulamentar Dos Alunos Com Necessidades Educativas Especiais. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9 (3), 397-422. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p397-422.
Borges, M., Gonçalves, T., Lucio-Villegas, E., & Martins, M. (2017). ?Desafios Institucionais à Inclusão de Estudantes Com Necessidades Educativas Especiais No Ensino Superior.? Revista Portuguesa de Educação 30 (2): 7. https://doi.org/10.21814/rpe.10766.
Comissão Europeia/EACEA/Eurydice, (2022). Rumo à equidade e à inclusão no ensino superior na Europa. Relatório Eurydice. https://data.europa.eu/doi/10.2797/105181

Equipa Docente