2024
Temas de Filosofia das Artes
Nome: Temas de Filosofia das Artes
Cód.: FIL14428D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Optativa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Considerar os diferentes modos de tematização da verdade na sua dimensão prática, através das artes performativas (teatro, artes visuais) e construtivas (arquitectura), bem como na vida social e política
Conteúdos Programáticos
Filosofia das Artes
Módulo I
A verdade como performance, no teatro, nas artes plásticas e na vida cívica. A veridicção parética, na tradição cínica, eremítica e na vanguarda artística e política.
Módulo II
A verdade como modo construtivo.
Kosmo, Eros e Polis. Arquitectura e Escolástica. Utopia e reformismo na Arquitectura Moderna. A artificialização do biológico.
Módulo I
A verdade como performance, no teatro, nas artes plásticas e na vida cívica. A veridicção parética, na tradição cínica, eremítica e na vanguarda artística e política.
Módulo II
A verdade como modo construtivo.
Kosmo, Eros e Polis. Arquitectura e Escolástica. Utopia e reformismo na Arquitectura Moderna. A artificialização do biológico.
Métodos de Ensino
Exposição teóricas; análise e hermenêutica de textos; visionação crítica de obras das artes e técnicas envolvidas, também de exposições, colecções e museus, paisagens, peças construídas, etc.
As sessões decorrerão aos Sábados num regime misto, presencial e on-line: as sessões de abordagem teórica serão apenas on-line, as sessões dedicadas a situações concretas - que implicarão visitas a igrejas, museus, exposições, etc, - em regime misto, presencial em aula e on-line.
Em todas as intervenções on-line, os alunos deverão manter o ecrã ligado.
As sessões decorrerão aos Sábados num regime misto, presencial e on-line: as sessões de abordagem teórica serão apenas on-line, as sessões dedicadas a situações concretas - que implicarão visitas a igrejas, museus, exposições, etc, - em regime misto, presencial em aula e on-line.
Em todas as intervenções on-line, os alunos deverão manter o ecrã ligado.
Avaliação
Avaliação: assistência: 20%; participação e debate: 20%; ensaio final e discussão: 60%.
Bibliografia
CACCIARI, M., (1993), Architecture and Nihilism: On the Philosophy of Modern Architecture. Yale University Press
GOLDBERG, R (2007), A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro
FISHER-LICHTE, E. (2019), Estética do Performativo (trad. Port. Christine Zurbach). Lisboa: Orfeu Negro
PÉREZ-GOMEZ, A. (2016), Attunement: Architectural Meaning after the Crisis of Modern Science. Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A.(2006), Built upon Love: Architectural Longing after Ethics and Aesthetics. Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A. & PELLETIER, L. (2003), Architectural Representation and the Perspective Hinge . Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A. (1983), Architecture and the Crisis of Modern Science. Cambridge (Mass.). MIT Press
TAFURI, M. (1979), Architecture and Utopia. Design and Capitalist Development. Candridge (Mass. ) MIT Press
GOLDBERG, R (2007), A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro
FISHER-LICHTE, E. (2019), Estética do Performativo (trad. Port. Christine Zurbach). Lisboa: Orfeu Negro
PÉREZ-GOMEZ, A. (2016), Attunement: Architectural Meaning after the Crisis of Modern Science. Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A.(2006), Built upon Love: Architectural Longing after Ethics and Aesthetics. Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A. & PELLETIER, L. (2003), Architectural Representation and the Perspective Hinge . Cambridge (Mass.). MIT Press
PÉREZ-GOMEZ, A. (1983), Architecture and the Crisis of Modern Science. Cambridge (Mass.). MIT Press
TAFURI, M. (1979), Architecture and Utopia. Design and Capitalist Development. Candridge (Mass. ) MIT Press
Equipa Docente
- Jorge Alberto Santos Croce Rivera [responsável]