2024

Design Interactivo

Nome: Design Interactivo
Cód.: VIS14213L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de especulação e de experimentação (observatório crítico e laboratório de artefactos digitais).
Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se em processos de investigação e de experimentação em design de interação (IxD).
a. Ser capaz de experimentar diversos itinerários de investigação para explorar novas situações, ambientes particulares de interação (IxD) e experiência do utilizador (UX);
b. Saber questionar e ser capaz de encontrar as respostas;
c. Saber transformar informação em conhecimento;
d. Ser capaz de compreender e interpretar os fenómenos de transformação sociais e culturais; e. Ser capaz de experimentar novos conceitos de interação e de avaliar a sua oportunidade;
f. Preparar para ser inovação.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a adquirir desenvolvem-se a um nível de complexidade elevado e serão reflexo da aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre o design de interação (IxD) e design de interfaces (UI), com enfoque no conceito inovador e na experiência do utilizador (UX).
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Investigação em design de interação;
2. Inovação em cenários de futuro;
3. Novas realidades e tendências;
4. Micro-nichos de elevado potencial de oportunidade; 5. Laboratório de interação.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos através da exposição participada, debate, acompanhamento individual e em equipa do trabalho prático, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto
A avaliação valoriza o processo e os resultados de acordo com os critérios definidos no enunciado. A avaliação está desenhada para que o acompanhamento e a orientação tutorial e os diversos momentos de apresentação/avaliação se constituam como momentos-chave de reflexão crítica do trabalho desenvolvido, de modo a validar as propostas e a corrigir eventuais desvios relativamente aos objetivos definidos considerando que o processo tentativa-erro faz parte integrante da aprendizagem
Ponderação:
Assiduidade, participação, esforço, auto descoberta, colaboração: 20% Projeto de design de interação: 80%

Avaliação

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final.

As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .

? Classificação Final: soma de a), b) e c).

AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.

? Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

MOGGRIDGE, Bill (2007). Designing interactions. Cambridge, MA: MIT Press.
NIELSEN, Jakob (1999). Designing web usability. Indianapolis, Indiana: New Riders.
NODDER, Chris (2013). Evil by design: interaction design to lead us into temptation. Hoboken, New Jersey : John Wiley & Sons.
KOLKO, Jon (2007). Thoughts on interaction Design. Savannah, Georgia: Brown Bear.
SCHELL, Jesse (2008). The art of game design: a Book of lenses. Oxford: Elsevier Science.
DILLE, Flint (2008). The ultimate guide to video game writing and design. New York: Lone Eagle.