2024

Área de Docência I

Nome: Área de Docência I
Cód.: MUS14571M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Aprofundar o desempenho técnico instrumental/composicional.
2. Estimular uma consciência multidisciplinar, com vista a uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1o ciclo e sua aplicação à prática instrumental ou à composição musical.
3. Perspetivar a importância da prática musical, individual e coletiva, no contexto do ensino da música.
4. Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
5. Conhecer materiais didáticos da AD, especificamente métodos de ensino adequados à iniciação na área de especialização do estudante e à música de câmara.
6. Aprofundar noções de planificação em situação de ensino/aprendizagem, bem como estratégias de trabalho individual ao instrumento/na composição musical e de trabalho conjunto na prática camarística e orquestral.
7. Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais ritmo e melodia em contexto de ensino-aprendizagem.
8. Dominar estratégias pedagógicas de análise interpretativa e memorização

Conteúdos Programáticos

Estudo de obras do repert.; conceção e realiz de um proj de mús de câmara/particip num proj de orquestra/conjunto; conceção e realiz de proj. composicionais.
Domínio de técnicas, mat. didáticos e repertórios,ao nível de iniciação
1.genéricos: posição correta/montagem do instrumento,postura
2.específicos
a.SOPROS respiração,colocação,embocadura
b.CORDAS colocação da m.e. (noções básicas de afinação),colocação do arco
c.ACORDEÃO postura corporal,controlo do fole e articulação
d.PIANO colocação das mãos,noções básicas de articulação e dinâmica
e.GUITARRA cordas soltas,introd ao uso da m.d. (arpejos e alternância de dedos i. e m.) e da m.e. (excertos de escalas nas primeiras 3 cordas e nas primeiras posições)
f.PERCUSSÃO/BATERIA técnica básica clássica (efeitos e sons) e rudimentar (de “marching band”). Down/Up/Full stroke
g.VOZ respiração,emissão,articulação,ressonâncias
h.COMPOSIÇÃO noções básicas de melodia,harmonia e forma
i.JAZZ a forma binária e princípios para improvisação rítmica

Métodos de Ensino

Definição do programa individual e da bibliografia específica. Conceção de projeto de música de câmara/conjunto OU participação em projeto de orquestra (Interpretação). Aulas individuais e em grupo, de tipologia interativa. Atividades complementares. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares: 20%; trabalho escrito (e sua apresentação) sobre métodos de iniciação: 20%; prova pública perante um júri: Interpretação (ca. 30 min.): performance individual: 30% E apresentação de um projeto de música de câmara/orquestra: 30%; Composição: apresentação de projeto composicional realizado durante o semestre: 60%. AVALIAÇÃO FINAL: trabalho escrito (e sua apresentação) sobre métodos de iniciação: 30%; prova pública perante um júri: Interpretação (ca. 30 min.): performance instrumental individual: 35% E apresentação de um projeto de música de câmara/orquestra: 35%; Composição: apresentação de projeto composicional realizado durante o semestre: 70%

Bibliografia

Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros).
Arrais, N. E Rodrigues, H. (2011). “Contributos da psicologia da música para a formação de professores do ensino vocacional de música”in Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI (c. E. Lopes). FLM, p. 99-115
Bruser, M. (1997). The art of practising. Three rivers
Burnard, P. (2012). Musical Creativities in Practice.Oxford University Press.
Gottlieb, R. (1999). Reading Jazz: A Gathering of Autobiography, Reportage, and Criticism from 1919 to Now.Vintage
Harris, P. (2012). The Virtuoso Teacher. Faber.
Randles, C., Sullivan, M. (2013). “How Composers Approach Teaching Composition: Strategies for Music Teachers”, Music Educators Journal, Vol. 99, Nº 3, p. 51-57.
Rink, J. (2002). “Analysis and (or) performance?”, Musical performance: a guide to Understanding (ed. J. Rink), CUP, p. 35-58
Williamon, A. (2002), “Memorising music”. Musical performance: a guide to Understanding (ed. J. Rink), CUP, p. 113