2025
Metodologias de Investigação em Turismo
Nome: Metodologias de Investigação em Turismo
Cód.: SOC15063D
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC visa aprofundar e discutir criticamente conhecimentos, aptidões e competências em torno das metodologias da investigação no domínio do turismo. Os objetivos específicos de aprendizagem são:
1-Refletir sobre os fundamentos filosóficos da investigação científica em turismo.
2- Conhecer e compreender os paradigmas de investigação aplicados ao turismo, bem como as questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e axiológicas de cada um deles.
3- Analisar os tipos de investigação que podem ser aplicados ao turismo.
4-Promover a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas (quantitativas e qualitativas) de investigação em turismo.
5-Conhecer e distinguir as diferentes técnicas de amostragem.
6- Conhecer e analisar criticamente as técnicas de recolha de dados.
7-Capacitar para a estruturação de um processo metodológico de investigação em turismo.
8- Refletir sobre as tendências da investigação.
1-Refletir sobre os fundamentos filosóficos da investigação científica em turismo.
2- Conhecer e compreender os paradigmas de investigação aplicados ao turismo, bem como as questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e axiológicas de cada um deles.
3- Analisar os tipos de investigação que podem ser aplicados ao turismo.
4-Promover a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas (quantitativas e qualitativas) de investigação em turismo.
5-Conhecer e distinguir as diferentes técnicas de amostragem.
6- Conhecer e analisar criticamente as técnicas de recolha de dados.
7-Capacitar para a estruturação de um processo metodológico de investigação em turismo.
8- Refletir sobre as tendências da investigação.
Conteúdos Programáticos
1- A investigação científica em turismo
1.1-Epistemologia e turismo
1.2- Abordagem multi, inter e transdisciplinar em turismo
2-Paradigmas da investigação em turismo: ontologia, epistemologia, metodologia e axiologia
3- Métodos qualitativos, quantitativos e mistos
4- Tipos de investigação
5- Técnicas de amostragem probabilísticas e não-probabilísticas
6- Técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos
7- Conceção de um projeto de Investigação em Turismo: Fase conceptual, metodológica e empírica
8- Tendências da investigação em turismo
1.1-Epistemologia e turismo
1.2- Abordagem multi, inter e transdisciplinar em turismo
2-Paradigmas da investigação em turismo: ontologia, epistemologia, metodologia e axiologia
3- Métodos qualitativos, quantitativos e mistos
4- Tipos de investigação
5- Técnicas de amostragem probabilísticas e não-probabilísticas
6- Técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos
7- Conceção de um projeto de Investigação em Turismo: Fase conceptual, metodológica e empírica
8- Tendências da investigação em turismo
Métodos de Ensino
A natureza dos conteúdos programáticos exige que a aprendizagem assente em aulas de natureza teórico-prática. Os conteúdos serão transmitidos combinando o método expositivo (para transmissão de conhecimentos estruturantes) e ativo (para fomentar a reflexão e o debate sobre situações reais, para os alunos desenvolverem a sua capacidade de assimilar conteúdos de forma dinâmica, autónoma e participativa). Serão ensaiados os vários procedimentos envolvidos quer na conceção, quer na implementação de uma metodologia de investigação em turismo, através da realização de exercícios práticos individuais ou coletivos presenciais ou à distância. A componente letiva da unidade curricular estrutura-se recorrendo a 3 tipologias de contacto, a que correspondem um total de 30 horas teórico-práticas de ensino, sendo 24 horas de contacto presencial e 6 horas de contacto à distância, em modo assíncrono ou síncrono.
Avaliação
De acordo com o regulamento académico da Universidade de Évora, os alunos podem escolher entre avaliação contínua ou por exame.
Avaliação Contínua: Exercícios práticos coletivos e individuais: 20%; Trabalho individual 80%
Exame Normal: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Exame Recurso: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Exame Especial: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Avaliação Contínua: Exercícios práticos coletivos e individuais: 20%; Trabalho individual 80%
Exame Normal: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Exame Recurso: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Exame Especial: Exame escrito 20%; Trabalho individual 80%
Bibliografia
-Adu, P. & Miles A. (2024). Dissertation Research Methods - A Step- by- Step Guide to Writing Up Your Research in the Social Sciences. London and New York: Routledge
-Altinay, L.; Paraskevas, A. & Jang, C. (2016). Planning research in hospitality and tourism 2 ed. London and New York: Routledge
-Brunt, P.; Horner, S. & Semley, N. (2017). Research Methods in Tourism, Hospitality and Events Management. London: Sage Publications
-Durbarry, R. (2018). Research methods for tourism students. London and New York: Routledge
-Garber, M.; Wagner, C. & Kawulich, B. (2016). Teaching research methods in the social sciences. London and New York: Routledge
-Nunkoo, R. (2018). Handbook of Research Methods for Tourism and Hospitality Management, Cheltenham: Edward Elgar Publishing
-Smith, S. (2017). Practical tourism research (2ª ed). Wallingford: Cabi
-Veal, A. (2018). Research Methods for Leisure and Tourism 5ª ed. London: Pearson
-Altinay, L.; Paraskevas, A. & Jang, C. (2016). Planning research in hospitality and tourism 2 ed. London and New York: Routledge
-Brunt, P.; Horner, S. & Semley, N. (2017). Research Methods in Tourism, Hospitality and Events Management. London: Sage Publications
-Durbarry, R. (2018). Research methods for tourism students. London and New York: Routledge
-Garber, M.; Wagner, C. & Kawulich, B. (2016). Teaching research methods in the social sciences. London and New York: Routledge
-Nunkoo, R. (2018). Handbook of Research Methods for Tourism and Hospitality Management, Cheltenham: Edward Elgar Publishing
-Smith, S. (2017). Practical tourism research (2ª ed). Wallingford: Cabi
-Veal, A. (2018). Research Methods for Leisure and Tourism 5ª ed. London: Pearson
Equipa Docente
- Joana Inês Silva de Lima [responsável]
- Maria Noémi Nunes Vieira Marujo