2025

Envelhecimento e doenças crónicas – “Ageing”

Nome: Envelhecimento e doenças crónicas – “Ageing”
Cód.: CMS15077M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
I. Reconhecer práticas de estilos de vida que promovam a saúde e previnam doenças e/ou incapacidades.
II. Conhecer as alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento normal em contraste com as alterações associadas à doença relacionada com a idade.
III. Reconhecer os factores de risco, sintomas e tratamento de doenças crónicas comuns associadas ao envelhecimento.
IV. Compreender outras questões que afectam a saúde e a função, incluindo a polifarmácia, a saúde oral e a saúde mental.
V. Apreciar os papéis dos profissionais que compõem a equipa geriátrica interdisciplinar nos cuidados dos adultos mais velhos.

Conteúdos Programáticos

1. Envelhecimento:
Biogerontologia, Teorias do envelhecimento, Epidemiologia do envelhecimento, Alterações fisiológicas causadas pelo envelhecimento, Fragilidade, Apresentação de doenças em pessoas idosas frágeis.
2. Cuidados:
Cuidados de elevada qualidade para pessoas idosas, Reabilitação, Deglutição, Equipamento de reabilitação, Adaptações do domicílio, Apoio comunitário, Promoção da saúde, Ageísmo, Abuso de pessoas idosas.
3. Medicação:
Medicina baseada na evidência, Estatísticas, Farmacocinética e Farmacodinâmica no idoso, Medicamentos potencialmente inadequados, Danos relacionados com a medicação, Polifarmácia, Adesão à medicação.
4. Doenças crónicas associadas ao avanço da idade:
Perturbações do sistema nervoso, perturbações do aparelho urinário, perturbações gastrointestinais, perturbações músculo-esqueléticas, perturbações cardiovasculares e respiratórias, perturbações metabólicas, cancro.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino subjacentes às aulas teóricas passarão pela exposição oral interactiva com suporte multimédia e de software didáctico. As aulas teórico-práticas serão orientadas para a discussão em grupo de casos clínicos e artigos científicos com recurso a uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL), em que, primeiro individualmente e depois em grupo, os alunos são incentivados a procurar soluções para problemas concretos nas área do envelhecimento.

Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com o disposto no RAUE (artigos 110º e 111º).
A componente teórica incluirá duas frequências ou Exame em avaliação contínua e um exame na avaliação final. Esta componente de avaliação valerá 70% da nota final.
A componente prática será avaliada por provas escritas (20%) consentâneas com as realizadas para a Teórica, e pela participação nas discussões de artigos e casos clínicos com contribuição positiva para a resolução dos problemas colocados (10%).

Bibliografia

Woodford, HJ. Essencial Geriatrics, 4th Ed. Taylor and Francis (2022). ISBN: 978-1-0321-4656-0
Kelishadi, R. Healthy Lifestyle: From Pediatrics to Geriatrics. Springer (2022). ISBN 978-3-030-85356-3
Michel, JP. Prevention of Chronic Diseases and Age-Related Disability. Springer (2019). ISBN 978-3-319-96528-4