2025
Escrita e Comunicação Científica em Saúde
Nome: Escrita e Comunicação Científica em Saúde
Cód.: CMS15075M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências para elaborar e comunicar eficazmente trabalhos científicos na área das ciências da saúde, relevantes para sua formação, tanto por meio da comunicação escrita quanto oral.
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Desenvolver competências de edição e crítica do seu próprio trabalho, bem como de outros, e aproveitar o feedback construtivo de revisores, avaliadores e pares.
2. Participar ativamente do processo de publicação em revistas científicas e na apresentação de resultados em conferências, contribuindo assim para a melhoria contínua da qualidade e cla-reza das suas comunicações científicas.
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Desenvolver competências de edição e crítica do seu próprio trabalho, bem como de outros, e aproveitar o feedback construtivo de revisores, avaliadores e pares.
2. Participar ativamente do processo de publicação em revistas científicas e na apresentação de resultados em conferências, contribuindo assim para a melhoria contínua da qualidade e cla-reza das suas comunicações científicas.
Conteúdos Programáticos
1. Literatura científica: os diferentes tipos de artigos científicos (artigos originais, artigos de revisão, revisão sistemática com e sem meta análise, casos clínicos, editorial, etc)
2. Como escolher a revista científica mais adequada. Editoras e revistas predatórias
3. O processo de publicação
4. Desenho da estrutura de artigos
5. Normas de escrita científica (APA e NP-405) e softwares de gestão de fontes e referências
6. Princípios da escrita eficaz
7. Problemas éticos e escrita científica (plágio, autoria e responsabilidade dos autores, ghostwriting, reprodutibilidade da investigação, utilização de Inteligência Artificial)
8. O processo de revisão por pares
9. Posters e comunicações orais
10. Comunicação para o público em geral.
2. Como escolher a revista científica mais adequada. Editoras e revistas predatórias
3. O processo de publicação
4. Desenho da estrutura de artigos
5. Normas de escrita científica (APA e NP-405) e softwares de gestão de fontes e referências
6. Princípios da escrita eficaz
7. Problemas éticos e escrita científica (plágio, autoria e responsabilidade dos autores, ghostwriting, reprodutibilidade da investigação, utilização de Inteligência Artificial)
8. O processo de revisão por pares
9. Posters e comunicações orais
10. Comunicação para o público em geral.
Métodos de Ensino
Ao longo das sessões teórico-práticas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos definidos e será reforçado, nas práticas práticas-laboratoriais e no trabalho de campo, o desenvolvimento de exercícios de leitura e análise de artigos científicos, apoiados no desenvolvimento de competências inferenciais, pensamento critico e trabalho em equipa que fomentem a escrita e comunicação oral, baseados na pesquisa de artigos científicos. Deste modo pretende-se destacar a importância dos temas expostos para o desenvolvimento de competências de comunicação científica escrita e oral.
De modo a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos, e como forma de disponibilizar os materiais de apoio aos conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre letivo, os docentes utilizarão permanentemente a plataforma de ensino da Universidade de Évora (Moodle). Também nesta plataforma serão lançados desafios e problemas de estudo.
De modo a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos, e como forma de disponibilizar os materiais de apoio aos conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre letivo, os docentes utilizarão permanentemente a plataforma de ensino da Universidade de Évora (Moodle). Também nesta plataforma serão lançados desafios e problemas de estudo.
Avaliação
No regime de avaliação contínua, a nota final da disciplina resultará da média ponderada da componente prática e da componente teórica, com as seguintes ponderações:
Componente teórica:
- Teste: 50%;
Componente prática:
- Trabalho práticos (2): 50%;
No regime de exame, a nota final da disciplina resultará da média ponderada da componente prática e da componente teórica, com as seguintes ponderações:
Componente teórica:
- Exame:50%;
Componente prática:
- Trabalhos práticos:50%;
Componente teórica:
- Teste: 50%;
Componente prática:
- Trabalho práticos (2): 50%;
No regime de exame, a nota final da disciplina resultará da média ponderada da componente prática e da componente teórica, com as seguintes ponderações:
Componente teórica:
- Exame:50%;
Componente prática:
- Trabalhos práticos:50%;
Bibliografia
A bibliografia da disciplina baseia-se fundamentalmente em recursos de acesso livre, e através do sistema b-On, acessíveis à distância via internet por todos os alunos da universidade, e atualizados sempre que necessário.
The bibliography is fundamentally based on free access resources, and through the b-On system, accessible remotely via the internet by all university students, and updated whenever necessary.
- Matthews JR, Matthews RW. Successful scientific writing: a step-by-step guide for the bio-logical and medical sciences. 4th ed. Cambridge; New York: Cambridge University Press; 2014.
The bibliography is fundamentally based on free access resources, and through the b-On system, accessible remotely via the internet by all university students, and updated whenever necessary.
- Matthews JR, Matthews RW. Successful scientific writing: a step-by-step guide for the bio-logical and medical sciences. 4th ed. Cambridge; New York: Cambridge University Press; 2014.
Equipa Docente
- Adelinda Maria Araújo Candeias [responsável]
- Manuel Ramiro Dias Pastorinho