2025
Doença: dos Mecanismos à Clínica II
Nome: Doença: dos Mecanismos à Clínica II
Cód.: CMS15074M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC está estruturada de forma que os alunos possam adquirir conhecimentos e competências sobre a estrutura e função do 1) Sistema Nervoso, 2) Sistema Torácico e Vascular, 3) Sistema Hematopoiético e 4) Sistema Imunológico. Pretende-se ainda capacitar os alunos para discussão de casos clínicos e estimular o uso das capacidades criativas e críticas (análise crítica da bibliografia). Pretende-se ainda desenvolver competências de comunicação oral e escrita, e de trabalho em grupo.
No final da unidade curricular o aluno deverá conseguir compreender e descrever os mecanismos moleculares subjacentes a patologias dos sistemas estudados, identificar meios de diagnóstico e conhecer as principais estratégias terapêuticas para cada uma delas.
No final da unidade curricular o aluno deverá conseguir compreender e descrever os mecanismos moleculares subjacentes a patologias dos sistemas estudados, identificar meios de diagnóstico e conhecer as principais estratégias terapêuticas para cada uma delas.
Conteúdos Programáticos
1.Doença do Sistema Nervoso
Doenças (D) neuro-musculares. D.da medula espinhal. D.do movimento. D.da mielina. Demências. Acidentes Vasculares Cerebrais. Tumores do Sistema Nervoso Central.
2.Doença torácica e vascular
Pulmão:Cancro do pulmão. Patologia infeciosa e pulmonar intersticial e ambiental. Patologia pleural. Tromboembolia e hipertensão pulmonar.
Coração: D.coronária. Valvulopatias. Endocardite infeciosa. D. do Miocárdio, Pericárdio e Insuficiência Cardíaca. Bradi e taquiarritmias. Hipertensão arterial. Tumores cardíacos. Aneurismas e síndromas aórticas agudas. Síncope.
Patologia arterial e venosa periférica.
3.Doença do Sistema Hematopoiético
Morfologia e função. Patologia do glóbulo vermelho e branco. Alterações da hemostase. Patologia Hemato-Oncológica.
4.Doença do Sistema Imunológico.
Hipersensibilidades. D. Auto-imunes. Imunodeficiências. Sindromas Imunoproliferativas. Neoplasias. Imunoprofilaxia. Imunoterapêutica (Transplantação de órgãos)Imunoterapia e Imunomodulação.
Doenças (D) neuro-musculares. D.da medula espinhal. D.do movimento. D.da mielina. Demências. Acidentes Vasculares Cerebrais. Tumores do Sistema Nervoso Central.
2.Doença torácica e vascular
Pulmão:Cancro do pulmão. Patologia infeciosa e pulmonar intersticial e ambiental. Patologia pleural. Tromboembolia e hipertensão pulmonar.
Coração: D.coronária. Valvulopatias. Endocardite infeciosa. D. do Miocárdio, Pericárdio e Insuficiência Cardíaca. Bradi e taquiarritmias. Hipertensão arterial. Tumores cardíacos. Aneurismas e síndromas aórticas agudas. Síncope.
Patologia arterial e venosa periférica.
3.Doença do Sistema Hematopoiético
Morfologia e função. Patologia do glóbulo vermelho e branco. Alterações da hemostase. Patologia Hemato-Oncológica.
4.Doença do Sistema Imunológico.
Hipersensibilidades. D. Auto-imunes. Imunodeficiências. Sindromas Imunoproliferativas. Neoplasias. Imunoprofilaxia. Imunoterapêutica (Transplantação de órgãos)Imunoterapia e Imunomodulação.
Métodos de Ensino
As aulas Teóricas serão expositivas, utilizando materiais audiovisuais disponibilizados no Moodle. Serão utilizadas sobretudo para apresentar os conceitos fundamentais que depois serão aprofundados nas TP. Estas, decorrerão em grupos pequenos e utilizarão como metodologia preferencial o flipped classroom (FC) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). No FC, documentos de aprofundamento dos temas (previamente apresentados nas T) serão antecipadamente disponibilizados no Moodle, para preparação individual, sendo a aula utilizada para a realização de atividades em grupo que permitem aplicar conceitos. As aulas TP-PBL permitirão aplicar os conceitos a cenários de aprendizagem em contexto real, em particular a discussão de casos clínicos. As aulas PL destinam-se a uma sessão de TBL que contribuir para construção de conhecimento de uma forma colaborativa, proativa, sendo promovido o pensamento crítico e o trabalho em equipa.
Avaliação
A avaliação teórica vale 70 % e pode ser feita de forma contínua em 2 componentes de avaliação, cada um com 50% de peso na nota final teórica. Em alternativa, pode ser feito exame final (teórico e escrito) que aborda todos os conteúdos da UC com um teste único.
A avaliação teórico-prática vale 20% e é realizada através da participação ativa na aula (10%) e apresentação de trabalho escrito, realizado em grupo (10%). O estudante recebe feedback às versões iniciais do trabalho e pode melhorar, recaindo a classificação sobre o produto final.
A avaliação da PL vale 10%.
A nota final (NF) (quer se trate de avaliação contínua, quer avaliação final) resulta da ponderação da avaliação T, TP e PL . NF= T*0.7+TP*0.2+PL*0.1.
A avaliação teórico-prática vale 20% e é realizada através da participação ativa na aula (10%) e apresentação de trabalho escrito, realizado em grupo (10%). O estudante recebe feedback às versões iniciais do trabalho e pode melhorar, recaindo a classificação sobre o produto final.
A avaliação da PL vale 10%.
A nota final (NF) (quer se trate de avaliação contínua, quer avaliação final) resulta da ponderação da avaliação T, TP e PL . NF= T*0.7+TP*0.2+PL*0.1.
Bibliografia
1. Boron, W., Boulpaep E. Medical physiology. Elsevier.
2. Kumar, V., Abbas, A. K., Aster, J. C., Fausto, N. Robbins & Cotran: Pathologic Basis of Disease. Elsevier Saunders.
3. Drake, R., Vogl, W., Mitchell, A. Gray's Anatomy for students. Elsevier Churchill Livingstone.
4. Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Scott, Bretscher, Ploegh, Matsudaira; Molecular Cell Biology 9th edition, Freeman and company, New York, 2021
Alberts, Heald, Johnson, Morgan, Raff, Roberts and Walter; Molecular Biology of the Cell 7th, Garland Publishing, Inc. New York,, 2022
5. Harrison's Principles of Internal Medicine, Twenty-First Edition (Vol.1 & Vol.2) 21st Edition
2. Kumar, V., Abbas, A. K., Aster, J. C., Fausto, N. Robbins & Cotran: Pathologic Basis of Disease. Elsevier Saunders.
3. Drake, R., Vogl, W., Mitchell, A. Gray's Anatomy for students. Elsevier Churchill Livingstone.
4. Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Scott, Bretscher, Ploegh, Matsudaira; Molecular Cell Biology 9th edition, Freeman and company, New York, 2021
Alberts, Heald, Johnson, Morgan, Raff, Roberts and Walter; Molecular Biology of the Cell 7th, Garland Publishing, Inc. New York,, 2022
5. Harrison's Principles of Internal Medicine, Twenty-First Edition (Vol.1 & Vol.2) 21st Edition