2025
Doença: dos Mecanismos à Clínica I
Nome: Doença: dos Mecanismos à Clínica I
Cód.: CMS15062M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC está estruturada de forma que os alunos possam adquirir conhecimentos e competências sobre a estrutura e função do 1)Sistema Gastrointestinal, 2) Sistema Urinário, 3) Sistema Endócrino e 4) Sistema Reprodutor, abordando mecanismos moleculares de doenças de cada sistema, fatores de risco, manifestações clínicas, meios de diagnóstico e o seu tratamento, nomeadamente o de precisão, que se dirige a alvos terapêuticos. Pretende-se ainda capacitar os alunos para discussão de casos clínicos e estimular o uso das capacidades criativas e críticas (análise crítica da bibliografia). Pretende-se ainda desenvolver competências de comunicação oral e escrita, e de trabalho em grupo.
No final da unidade curricular o aluno deverá conseguir compreender e descrever os mecanismos moleculares subjacentes a patologias dos sistemas estudados, identificar meios de diagnóstico e conhecer as principais estratégias terapêuticas para cada uma delas.
No final da unidade curricular o aluno deverá conseguir compreender e descrever os mecanismos moleculares subjacentes a patologias dos sistemas estudados, identificar meios de diagnóstico e conhecer as principais estratégias terapêuticas para cada uma delas.
Conteúdos Programáticos
1- Doença do S. Gastrointestinal.
Anatomia e fisiologia. Patologia Benigna e Maligna do Esófago, Estômago e Duodeno, Cólon e Reto, Fígado, Vesícula e Vias Biliares e Pâncreas.
2- Doença do S. Urinário
Anatomia do s. urinário e histologia renal; Fisiologia; Funções renais; Semiologia; Balanço hidro-electrolítico e ácido-base; D. Renal crónica; Glomerulonefrites; Nefrites Intersticiais; Nefropatias secundárias: Nefropatia diabética; D. autoimunes; Síndroma Hepato-renal; Hipertensão e Rim; Cancro do sistema urotelial e do rim.
3- Doença do S. Endócrino
Hipotálamo-Hipófise: anatomia e fisiologia; insuficiências hipotálamo-hipofisárias; Patologia tiroideia e da Suprarrenal; Diabetes mellitus; Metabolismo do fósforo e do cálcio; Neoplasias endócrinas múltiplas e síndromes poliglandulares autoimunes; Metabolismo lipídico e dislipidemias.
4- Doença do S. Reprodutor.
Anatomia e fisiologia do ovário: da Puberdade à Menopausa. Patologia benigna e maligna uterina e ovárica, da mama, da próstata e
Anatomia e fisiologia. Patologia Benigna e Maligna do Esófago, Estômago e Duodeno, Cólon e Reto, Fígado, Vesícula e Vias Biliares e Pâncreas.
2- Doença do S. Urinário
Anatomia do s. urinário e histologia renal; Fisiologia; Funções renais; Semiologia; Balanço hidro-electrolítico e ácido-base; D. Renal crónica; Glomerulonefrites; Nefrites Intersticiais; Nefropatias secundárias: Nefropatia diabética; D. autoimunes; Síndroma Hepato-renal; Hipertensão e Rim; Cancro do sistema urotelial e do rim.
3- Doença do S. Endócrino
Hipotálamo-Hipófise: anatomia e fisiologia; insuficiências hipotálamo-hipofisárias; Patologia tiroideia e da Suprarrenal; Diabetes mellitus; Metabolismo do fósforo e do cálcio; Neoplasias endócrinas múltiplas e síndromes poliglandulares autoimunes; Metabolismo lipídico e dislipidemias.
4- Doença do S. Reprodutor.
Anatomia e fisiologia do ovário: da Puberdade à Menopausa. Patologia benigna e maligna uterina e ovárica, da mama, da próstata e
Métodos de Ensino
As aulas T serão expositivas, utilizando materiais audiovisuais disponibilizados aos alunos na platoforma Moodle. Serão utilizadas sobretudo para apresentar os conceitos fundamentais que depois serão trabalhados e aprofundados nas aulas TP. Estas, decorrerão em grupos pequenos e utilizarão como metodologias preferenciais o flipped classroom (FC) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). No FC, documentos de aprofundamento dos temas (previamente apresentados nas T) serão antecipadamente disponibilizados no Moodle, para preparação individual, sendo a aula utilizada para a realização de atividades em grupo que permitem aplicar conceitos. As aulas TP-PBL permitirão aplicar os conceitos a cenários de aprendizagem em contexto real, em particular a discussão de casos clínicos. As aulas PL destinam-se a uma sessão de TBL que contribuir para construção de conhecimento de uma forma colaborativa, proativa, sendo promovido o pensamento crítico e o trabalho em equipa.
Avaliação
A avaliação teórica vale 70 % e pode ser feita de forma contínua em 2 componentes de avaliação, cada um com 50% de peso na nota final teórica. Em alternativa, pode ser feito exame final (teórico e escrito) que aborda todos os conteúdos da UC com um teste único.
A avaliação teórico-prática vale 20% e é realizada através da participação ativa na aula (10%) e apresentação de trabalho escrito, realizado em grupo (10%). O estudante recebe feedback às versões iniciais do trabalho e pode melhorar, recaindo a classificação sobre o produto final.
A avaliação da PL vale 10%.
A nota final (NF) (quer se trate de avaliação contínua, quer avaliação final) resulta da ponderação da avaliação T, TP e PL . NF= T*0.7+TP*0.2+PL*0.1.
A avaliação teórico-prática vale 20% e é realizada através da participação ativa na aula (10%) e apresentação de trabalho escrito, realizado em grupo (10%). O estudante recebe feedback às versões iniciais do trabalho e pode melhorar, recaindo a classificação sobre o produto final.
A avaliação da PL vale 10%.
A nota final (NF) (quer se trate de avaliação contínua, quer avaliação final) resulta da ponderação da avaliação T, TP e PL . NF= T*0.7+TP*0.2+PL*0.1.
Bibliografia
1. Boron, W., Boulpaep E. Medical physiology. Elsevier.
2. Kumar, V., Abbas, A. K., Aster, J. C., Fausto, N. Robbins & Cotran: Pathologic Basis of Disease. Elsevier Saunders.
3. Drake, R., Vogl, W., Mitchell, A. Gray's Anatomy for students. Elsevier Churchill Livingstone.
4. Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Scott, Bretscher, Ploegh, Matsudaira; Molecular Cell Biology 9th edition, Freeman and company, New York, 2021
Alberts, Heald, Johnson, Morgan, Raff, Roberts and Walter; Molecular Biology of the Cell 7th, Garland Publishing, Inc. New York, 2022
5. Harrison's Principles of Internal Medicine, Twenty-First Edition (Vol.1 & Vol.2) 21st Edition
2. Kumar, V., Abbas, A. K., Aster, J. C., Fausto, N. Robbins & Cotran: Pathologic Basis of Disease. Elsevier Saunders.
3. Drake, R., Vogl, W., Mitchell, A. Gray's Anatomy for students. Elsevier Churchill Livingstone.
4. Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Scott, Bretscher, Ploegh, Matsudaira; Molecular Cell Biology 9th edition, Freeman and company, New York, 2021
Alberts, Heald, Johnson, Morgan, Raff, Roberts and Walter; Molecular Biology of the Cell 7th, Garland Publishing, Inc. New York, 2022
5. Harrison's Principles of Internal Medicine, Twenty-First Edition (Vol.1 & Vol.2) 21st Edition