2024
Seminário em História
Nome: Seminário em História
Cód.: HIS02447L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A u.c. que finaliza o percurso de aprender a ser historiador. Nela os estudantes provam ter adquirido metodologias de análise, responsabilidade e autonomia de investigar e apresentar resultados sobre um tema de investigação por eles escolhido.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos gerais: colocar o estudante em ambiente de saber pensar investigar - escrever um texto científico saber aprestar em público e defender o trabalho de investigação. Fomentar a prática de investigação em História com iniciação ao papel do historiador perante os desafios da GLOBALIZAÇÃO. As aulas serão em sistema de proximidade individual em TUTORIA por áreas temáticas /semanais com registo do sumário e apoio de moodle, onde se realiza o registo de trabalho semanal.
Conteúdos Programáticos
1. Perspetivas de história comparadas de História Medieval, Moderna e Contemporânea
2. Linhas de Temporalidade de longa duração persistências e inovações na História de Portugal
3. Seleção de temas / Fontes para investigar e analisar: hipóteses de trabalho em História Medieval; Moderna; Contemporânea.
4. Construção de um trabalho de investigação: estudos de caso
5. Linhas de coerência dos temas selecionadas e produzidos as linhas estruturantes da sociedade portuguesa, em longa duração, numa abordagem de estudo de caso em ambiente académico de Seminário
2. Linhas de Temporalidade de longa duração persistências e inovações na História de Portugal
3. Seleção de temas / Fontes para investigar e analisar: hipóteses de trabalho em História Medieval; Moderna; Contemporânea.
4. Construção de um trabalho de investigação: estudos de caso
5. Linhas de coerência dos temas selecionadas e produzidos as linhas estruturantes da sociedade portuguesa, em longa duração, numa abordagem de estudo de caso em ambiente académico de Seminário
Métodos de Ensino
A usar pelos 3 docentes nas área de H Medieval; H Moderna; H Contemporânea
Supervisão temática e semanal intensiva, com suporte informativo sobre estado de arte, colocação de hipótese e uso de diferentes tipos de fontes para investigação da temática escolhida pela liberdade académica dos estudantes.
Metodologia do trabalho e Avaliação: (percentagens flexíveis ajustáveis à dinâmica de cada área de trabalho)
Debate semanal sobre o estado da investigação, sempre em sistema de monotirização.
Avaliação contínua e ser entregue no final do Semestre. Elaborar um trabalho individual de investigação histórica 100%, devendo o estudante cumprir as fases encadeadas de avaliação: discussão do projeto de investigação (10%); monotorização regular do trabalho de investigação (10%); apresentação oral (30%); texto final entregue para avaliação (50%) (25 pp, letras times 12, espaço 1,5 e anexos
Supervisão temática e semanal intensiva, com suporte informativo sobre estado de arte, colocação de hipótese e uso de diferentes tipos de fontes para investigação da temática escolhida pela liberdade académica dos estudantes.
Metodologia do trabalho e Avaliação: (percentagens flexíveis ajustáveis à dinâmica de cada área de trabalho)
Debate semanal sobre o estado da investigação, sempre em sistema de monotirização.
Avaliação contínua e ser entregue no final do Semestre. Elaborar um trabalho individual de investigação histórica 100%, devendo o estudante cumprir as fases encadeadas de avaliação: discussão do projeto de investigação (10%); monotorização regular do trabalho de investigação (10%); apresentação oral (30%); texto final entregue para avaliação (50%) (25 pp, letras times 12, espaço 1,5 e anexos
Avaliação
Metodologia do trabalho e Avaliação: (percentagens flexíveis ajustáveis à dinâmica de cada área de trabalho)
- Debate semanal sobre o estado da investigação (10%)
- Apresentação e fundamentação de um Plano de Investigação, oral e escrita, na 5ª/ 6ª semana do Semestre, com 2/3 páginas (15%)
- Apresentação oral e escrita do trabalho final (75%). Último dia de aula de calendário escolar.
- Os alunos deverão comparecer a pelo menos 75% das aulas/encontros/tutorias estabelecidas.
- Nenhum trabalho final será aceite sem ter passado por vários crivos de verificação.
- O trabalho final - entregue em Janeiro, após apresentação pública do trabalho, esta deverá ocorrer na semana de 22 de Janeiro 2016
Dimensão máxima 20 páginas (incluindo bibliografia), espaço 1,5, New Times Roman, tamanho 12 (corpo texto) tamanho 10 (notas, apenas),
Tempo para a apresentação pública - 20 minutos.
Bibliografia
Bibliografia transaccional de enquadramento para fazer história; com pesquisa bibliográfica/monotorizada e supervisionada.
Braudel, Fernand (1972). História e ciências sociais. Lisboa: Presença.
Braudel, Fernand (1989). Gramática das civilizações. Lisboa: Teorema.
Burke, Peter (ed.) (1993). Formas de hacer Historia. Madrid: Alianza.
Chakrabarty, D. (2000). Provincializing Europe : Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton : Princ¬eton University Press
Chartier, Roger (1988). A História Cultural entre Práticas e Representações. Lisboa: Difel.
Febve, Lucien (1984). Combates pela história. Lisboa: Presença.
Hartog, François (2016). Regimes of Historicity: Presentism and Experiences of Time. New York: Columbia, University Press
Le Goff, Jacques (2000). História e memória, 2vols. Lisboa: Ed. 70.
Braudel, Fernand (1972). História e ciências sociais. Lisboa: Presença.
Braudel, Fernand (1989). Gramática das civilizações. Lisboa: Teorema.
Burke, Peter (ed.) (1993). Formas de hacer Historia. Madrid: Alianza.
Chakrabarty, D. (2000). Provincializing Europe : Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton : Princ¬eton University Press
Chartier, Roger (1988). A História Cultural entre Práticas e Representações. Lisboa: Difel.
Febve, Lucien (1984). Combates pela história. Lisboa: Presença.
Hartog, François (2016). Regimes of Historicity: Presentism and Experiences of Time. New York: Columbia, University Press
Le Goff, Jacques (2000). História e memória, 2vols. Lisboa: Ed. 70.