Ciências Sociais e Turismo
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Evidenciar as características do Turismo como área de conhecimento.
Avaliar o contributo das várias disciplinas das Ciências Sociais para a construção do conhecimento na área do Turismo.
Conteúdos Programáticos
1.2 Disciplina e Área de conhecimento.
1.1 Características dos Estudos em Turismo. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
2 Ciências Sociais e Turismo.
2.1 Contributo das Ciências Sociais para o desenvolvimento do conhecimento em Turismo.
A. Turismo e Historia.
B. Turismo e Geografia.
C. Turismo e Antropologia.
D. Turismo e Sociologia.
E. Turismo e Psicologia.
F. Turismo e Economia.
G. Turismo e Desenvolvimento.
H. Turismo e Estudos Ambientais.
I. Turismo e ética.
Métodos de Ensino
Método activo interrogativo em que incita a participação dos alunos.
Paralelamente serão colocados na plataforma Moodle todos os conteúdos pedagógicos auxiliadores do estudo. Estas permitem a participação à distância dos alunos em regime tutorial.
Os documentos elaborados pelo docente e colocados à disposição dos alunos formam um conjunto de materiais para orientar o estudo da disciplina. Cabe ao aluno pesquisar, a bibliografia existente na escola, na Universidade, nas bibliotecas públicas, na Internet, de modo a poder desenvolver provas de avaliação, com resultados satisfatórios.
Os conteúdos deste documento terão pois que ser complementados, através da pesquisa pessoal, como é exigível de um aluno do Ensino Superior.
Os alunos devem elaborar um trabalho temático que expresse a conjugação dos conteúdos transmitidos nas aulas
Avaliação
A avaliação da unidade curricular de Ciências Sociais e Turismo pode ser realizada de dois modos:
A. A Avaliação continua: composta por uma frequência (30%), um trabalho de grupo (30%), apresentado e discutido na sala de aula (30%) e assiduidade (10 %).
B. Exame de época normal: 1 exame 60%; Elaboração de 1 trabalho 40% #.
C. Exame de Recurso: 100%.
A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora.
# Os alunos que desejem concluir a disciplina em exame de época normal devem contatar a docente, até dia 8 de Outubro, para que esta lhe dê as indicações necessárias para a elaboração do trabalho.
Bibliografia
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Fletcher, J., (2009). Economics of International Tourism in Jamal, T., e Robison, M., London, The Sage Handbook on Tourism Studies, 166-188.
Franklin, A., (2009). The Sociology of Tourism in Jamal, T., e Robison, M., The Sage Handbook on Tourism Studies, London, Sage, 65-82.
Hall, C. (2013). Framing Tourism Geography: Notes From The Underground. Annals of Tourism Research, 43, 601–623,
Hall, C. e Page, S. (2009). Progress in Tourism Management: From the geography of tourism to geographies of tourism – A review. Tourism Management
Equipa Docente
- Maria José Nunes da Silva [responsável]