2023

Língua Inglesa III

Nome: Língua Inglesa III
Cód.: LLT10810L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver as competências em língua inglesa correspondentes aos descritores identificados no QECR Nível C1, através da participação em actividades comunicativas de recepção, produção e interacção oral e escrita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR C1)
Objectivos: compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos; exprimir-se de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras; usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Competências: É capaz de fazer descrições claras e pormenorizadas; É capaz de escrever textos bem estruturados, com clareza, sobre assuntos complexos, desenvolvendo e defendendo pontos de vista e concluindo adequadamente; É capaz de compreender o suficiente para seguir um discurso longo sobre assuntos complexos e abstractos estranhos à sua área, embora necessite de confirmar pormenores ocasionais; É capaz de entender em pormenor textos longos e complexos relacionados ou não com a sua área de especialidade; É capaz de se exprimir fluente e espontaneamente; É capaz de se exprimir com clareza e correcção, relacionando-se com o destinatário, com flexibilidade e eficácia.

Conteúdos Programáticos

Produção oral: narrating (plot of film)
Produção escrita: narrating (plot of film)
Compreensão do oral: cinema film
Compreensão na leitura: advertising material, brochures, prospectuses, leaflets
Interacção oral: role play (expressing thoughts and feelings)
Interacção escrita: exchanging correspondence by e-mail (e.g. complaint, expressing thoughts and feelings - 'Letter to the Editor', 'Dear Abby', etc.)
Gramática: sentences, tenses, modals, negatives and questions.

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível C1 no QECR para as línguas, a metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos ? jornais, revistas, etc.
? Internet, CD-ROM, entre outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira; trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo
orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Avaliação contínua:
a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

(2000). Oxford Advanced Learner's Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
(2017). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.
(2002). Longman Language Activator. Essex: Longman.
FERGUSON, R. et al. (eds.) (2001). The New Penguin Thesaurus. London: Penguin Books.
HILL, J. & M. Lewis (eds.) (1997). LTP Dictionary of Selected Collocations. Hove: Language Teaching Publications.
HUDDLESTON, R. (1986). Introduction to the Grammar of English. Cambridge: CUP.
McCARTHY, M. & F. O?Dell. (2002). English Vocabulary in Use - Advanced. Cambridge: CUP.
SMALLEY, R. L., M. K. Ruetten & J. Kozyrev. (2000). Refining Composition Skills - Rhetoric and Grammar for ESL Students. Boston: Heinle.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1998). A University Grammar of English. London: Longman.
YULE, G. (2008). Oxford Practice Grammar - Advanced. Oxford: Oxford University Press.

Equipa Docente