2024
Estudos Literários I
Nome: Estudos Literários I
Cód.: LLT10791L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- incutir fundamentos para a abordagem competente da literatura;
- desenvolver a capacidade de discernimento crítico;
- apurar o gosto pela arte literária.
- desenvolver a capacidade de discernimento crítico;
- apurar o gosto pela arte literária.
Conteúdos Programáticos
1. Como se relaciona a literatura com o mundo?
- princípios teóricos fundamentais e sua aplicação em textos literários.
2. Como se contam e como se lêem histórias?
- introdução aos instrumentos fundamentais da narrativa, na teoria e na composição literárias.
- princípios teóricos fundamentais e sua aplicação em textos literários.
2. Como se contam e como se lêem histórias?
- introdução aos instrumentos fundamentais da narrativa, na teoria e na composição literárias.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas combinadas com discussão oral dos conteúdos. Avaliação contínua, com duas provas escritas de frequência. Avaliação final por exame.(100%)
Avaliação nas modalidades contínua (incentivada) e final, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora e o Regulamento do DLL.
Avaliação nas modalidades contínua (incentivada) e final, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora e o Regulamento do DLL.
Bibliografia
AGUIAR E SILVA Vítor Manuel de, Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa: Universidade Aberta, 1990.
CANDIDO, Antonio, A Personagem da Ficção, São Paulo: Perspetiva, 1971.
GENETTE, Gérard , Métalepse. De la figure à la fiction, Paris: Seuil, 2004.
MATOS, Maria Vitalina Leal de, Introdução aos Estudos Literários, Lisboa: Editorial Verbo, 2001.
REIS, Carlos, Dicionário de Estudos Narrativos, Coimbra: Almedina, 2018.
Nota: no que respeita à bibliografia ativa, cada o docente selecionará o conjunto de poemas que entender mais pertinente para as suas aulas.
CANDIDO, Antonio, A Personagem da Ficção, São Paulo: Perspetiva, 1971.
GENETTE, Gérard , Métalepse. De la figure à la fiction, Paris: Seuil, 2004.
MATOS, Maria Vitalina Leal de, Introdução aos Estudos Literários, Lisboa: Editorial Verbo, 2001.
REIS, Carlos, Dicionário de Estudos Narrativos, Coimbra: Almedina, 2018.
Nota: no que respeita à bibliografia ativa, cada o docente selecionará o conjunto de poemas que entender mais pertinente para as suas aulas.
Equipa Docente
- Elisa Rosa Pisco Nunes Esteves [responsável]