2024
Paisagem, Património e Ecossistemas
Nome: Paisagem, Património e Ecossistemas
Cód.: PAO13185M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Conhecimento das relações entre elementos de interesse natural e cultural com a paisagem, em função de diferentes conceitos e perspetivas metodológicas
- Compreensão e aproximação ao património como paradigma das relações entre o Homem e a Natureza
- Conhecimento das dinâmicas da paisagem com os valores patrimoniais, donde decorre a necessidade de que a sua conservação e valorização deva ser feita num contexto de desenvolvimento sustentado
Competências:
- Capacidade de compreender as relações entre Património e Paisagem o que permitirá ao formando compreender, mas também intervir numa perspetiva profissional de planeamento do território na área de valorização patrimonial
Conhecimento das relações entre elementos de interesse natural e cultural com a paisagem, em função de diferentes conceitos e perspetivas metodológicas
- Compreensão e aproximação ao património como paradigma das relações entre o Homem e a Natureza
- Conhecimento das dinâmicas da paisagem com os valores patrimoniais, donde decorre a necessidade de que a sua conservação e valorização deva ser feita num contexto de desenvolvimento sustentado
Competências:
- Capacidade de compreender as relações entre Património e Paisagem o que permitirá ao formando compreender, mas também intervir numa perspetiva profissional de planeamento do território na área de valorização patrimonial
Conteúdos Programáticos
1. O que são Ecossistemas?
2. O que é o Património
3. O que é a Paisagem
4. Paisagem e Ecossistemas
5. Paisagem e Património
2. O que é o Património
3. O que é a Paisagem
4. Paisagem e Ecossistemas
5. Paisagem e Património
Métodos de Ensino
- Aulas em ambiente de sala de aula e no exterior
- Visitas de estudo
- Avaliação continua: Desenvolvimento de um relatório sobre uma paisagem determinada (40%). Apresentação e discussão de um poster sobre a matéria do relatório desenvolvido (60%).
Exame: Entrega de um relatório sobre uma paisagem a definir, sua apresentação em poster e discussão (100%)
- Visitas de estudo
- Avaliação continua: Desenvolvimento de um relatório sobre uma paisagem determinada (40%). Apresentação e discussão de um poster sobre a matéria do relatório desenvolvido (60%).
Exame: Entrega de um relatório sobre uma paisagem a definir, sua apresentação em poster e discussão (100%)
Bibliografia
- G. Tyler Miller, Jr. (2007). Living in the Environment Principles, Connections, and Solutions. (5th Edition) Thomson..
- Keller, E. A. ; Botkin, D. B. (2008). Essential Environmental Science. (4th Edition) John Wiley and Sons.
- Claval, Paul. (2008). The Idea of Landscape. PECSRL-The Permanent European Conference for the Study of the Rural Landscape 23rd Session - LANDSCAPES, IDENTITIES AND DEVELOPMENT. Lisbon and Óbidos.
- Naveh, Z. (1995). Interactions of landscapes and cultures. Landscape and Urban Planning. 32, p. 43-54.
- Idem. (2000). What is holistic landscape ecology? A conceptual introduction. Landscape and Urban Planning. 50, p. 7-26.
- Keller, E. A. ; Botkin, D. B. (2008). Essential Environmental Science. (4th Edition) John Wiley and Sons.
- Claval, Paul. (2008). The Idea of Landscape. PECSRL-The Permanent European Conference for the Study of the Rural Landscape 23rd Session - LANDSCAPES, IDENTITIES AND DEVELOPMENT. Lisbon and Óbidos.
- Naveh, Z. (1995). Interactions of landscapes and cultures. Landscape and Urban Planning. 32, p. 43-54.
- Idem. (2000). What is holistic landscape ecology? A conceptual introduction. Landscape and Urban Planning. 50, p. 7-26.
Equipa Docente
- Maria Antónia Marques Fialho Costa Conde
- Rute Sousa Matos [responsável]