2023

Seminário de Acompanhamento de Dissertação/Relatório de Estágio

Nome: Seminário de Acompanhamento de Dissertação/Relatório de Estágio
Cód.: HIS13222M
18 ECTS
Duração: 15 semanas/468 horas
Área Científica: Património Cultural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade visa o acompanhamento dos alunos no início da redação da sua dissertação ou relatório de estágio ajudando-os na procura de referências bibliográficas, na compreensão da ética académica e na aprendizagem da escrita académica.

Conteúdos Programáticos

Esta UC está estruturada de acordo com as várias etapas necessárias ao desenvolvimento das dissertações /relatórios de estágio dos vários discentes.
Tem como objetivos:
- Supervisionar o trabalho do aluno na pesquisa bibliográfica sobre o tema selecionado para elaborar a sua dissertação ou projeto de tese.
- Supervisionar o aluno na elaboração de um plano de trabalhos para a definição clara dos objetivos e resultados esperados.

Métodos de Ensino

- Acompanhamento tutorial dos alunos. Relatório de ponto de situação sobre o desenvolvimento do trabalho de dissertação /estágio (100%)

Bibliografia

BOLD, John, (eds). Guidance on inventory and documentation of the cultural heritage. Strasbourg, Council of Europe Pub., 2009.
CUCHE, Denys, A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa, Fim de Século, 2000.
LOPES, Flávio. Património Arquitetónico e Arqueológico – Noção e Normas de Proteção, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2014.
NEUMAN, William Lawrence. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. 6th ed. Boston: Pearson Education, 2011.
RUTHVEN, Ian, CHOWDHURY, Gobinda G., (eds.). Cultural heritage information: access and management. London, Facet Publishing, 2015.
SMELSER, N.J. (eds.). International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciencies, Elsevier RD Thesis, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and society, London, Fontana Paperback, 1976.

Equipa Docente