2023

Psicologia dos Processos Educativos

Nome: Psicologia dos Processos Educativos
Cód.: PSI02479L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Refletir acerca da organização do sistema educativo português e do seu impacto nos processos educativos;


- Analisar de modo crítico a Psicologia da Educação na evolução dos seus modelos teóricos;


- Concetualizar os processos educativos e analisar os fatores envolvidos nas dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem;


- Conhecer procedimentos de observação e análise de situações educativas;


- Contactar com diferentes contextos educativos e práticas psicológicas diversas;


- Promover nas(os) estudantes a reflexão sobre o seu próprio processo de desenvolvimento e de aprendizagem, potenciando a capacidade de pensar sobre si e sobre os outros.

Conteúdos Programáticos

1. A Psicologia da Educação


1.1. A Psicologia da Educação no quadro das Ciências da Educação


1.2. Evolução de modelos em Psicologia da Educação


1.3. Perspetivas sobre a prática e a investigação em Psi­cologia da Educação


2. Processos educativos


2.1. Educação não-formal


2.2. Educação ao Longo da Vida


2.3. Família e processos educativos


2.4. TIC e processos educativos


3. Desenvolvimento e Aprendizagem em Contextos Educativos


3.1. Sistema Educativo Português: Organização e dinâmica


3.2. Contextos educativos e desenvolvimento psicológico


3.3. Relações entre desenvolvimento psicológico e aprendizagem


3.4. Perspetivas sobre aprendizagem em contextos educativos


4. Fatores Pessoais, relacionais e contextuais implicados nos Processos Educativos


4.1.  Dimensões pessoais e afetivas em contextos educativos


— Auto-estima, auto-conceito, auto-eficácia e atribuições causais


— Processos motivacionais


4.2. Dinâmicas interpessoais, relacionais e contextuais nos processos educativos


— Representações e expetativas nos processos educativos


— Cooperação e Aprendizagem Cooperativa


— Diversidade em contextos educativos


5. Perspetivas para uma Intervenção nas Dinâmicas das Relações Educativas


5.1. Envolvimento das(os) estudantes na Escola


5.2. Interações educativas e gestão de conflitos


5.3. Transições escolares, processos de adaptação e desenvolvimento


5.4. Processos de mediação socioeducativa

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão abordados numa perspectiva de interpretação das perspectivas psicológicas de intervenção nos processos educativos, procurando-se uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas da Psicologia e seu enquadramento nas Ciências da Educação. As aulas presenciais serão desenvolvidas em torno de duas grandes orientações: a) Aulas de cariz teórico, que incidirão na exposição dos conteúdos programáticos, procurando-se uma intervenção activa dos estudantes. b) Aulas de cariz teórico-prático, que assentarão na análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia dos Processos Educativos com as perspectivas de intervenção em Ciências da Educação. Estas aulas serão também dedicadas à realização e apresentação de trabalhos.


 


O tempo de orientação tutorial terá como principal objectivo apoiar e suportar o processo de estudo e aprendizagem dos(as) estudantes, bem como acompanhar o desenvolvimento dos seus trabalhos (de grupo ou individual). Estes tempos decorrerão no período de atendimento do docente (apresentado em anexo), ou em qualquer outro previamente acordado entre um estudante, um conjunto de estudantes ou um grupo de trabalho e o docente.


 

Avaliação

REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


• No regime de avaliação contínua, os(as) alunos(as) deverão realizar duas provas escritas e um trabalho de grupo. A nota mínima para cada um dos elementos de avaliação é de 9.0 valores.


• Os conteúdos das provas escritas serão previamente definidos; incidirão sobre as matérias leccionadas nas aulas teórico-práticas e delineados de acordo com o programa definido para a Unidade Curricular.


• O trabalho de grupo consistirá na apresentação oral, enquadramento e conceptualização de uma dinâmica de processo ensino-aprendizagem e posterior desenvolvimento de um trabalho escrito que engloba uma proposta de sob a forma de projeto escrito. A primeira componente do trabalho terá um peso de 50% (apresentação oral) e a segunda (projeto) de 50%.


• Relativamente à ponderação das provas de avaliação para a avaliação final da Unidade Curricular, as provas escritas e o trabalho de grupo (apresentação oral e projeto) terão um peso de, respectivamente, 60% e 40% da avaliação final. Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


 


REGIME DE AVALIAÇÃO POR EXAME


• Os(as) alunos que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita de exame e um trabalho escrito individual. A obtenção de qualquer classificação inferior a 9,0 valores implica a não aprovação no exame.


• Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas-práticas e será delineado de acordo com o programa definido para a Unidade Curricular.


• Para cômputo da nota final a nota da prova escrita de exame terá um peso de 80% e o trabalho individual um peso de 20%.


• Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


Nota 1. No caso da existência de dúvidas ou de casos omissos deve o docente ser contacto até final do mês de Outubro para definição da situação.


Nota 2. Qualquer prova de avaliação (frequência, trabalho ou exame) que seja parcial ou totalmente copiada ou plagiada será imediatamente anulada ficando o(s)/a(s) aluno(s)/a(s)imediatamente impedido/a(s) de realizar a unidade curricular no presente ano lectivo e sujeitos às medidas previstas pela Universidade de Évora.


 


DATAS DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO 


Frequências: 1.ª - 8 de novembro; 2.ª – 20 de dezembro


Exame Normal: 12 de janeiro


Exame de Recurso: 26 de janeiro


 


Devolução dos trabalhos (de grupo e individuais): 22 de dezembro


 

Bibliografia

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Nota: Ao longo das diferentes aulas, o docente poderá facultar material e referências complementares, no âmbito dos temas de trabalho e/ou interesses do/a(s) aluno/a(s).


 

Equipa Docente