2023

Educação e Valores

Nome: Educação e Valores
Cód.: PED02495L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender a educação como um processo de escolha e de promoção de valores.
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e os principais debates actuais sobre o tema.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos
- Ser capaz de tomar posição face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à temática dos valores:
1.1. o que são os valores?
1.2. modos de conhecer os valores
1.3. modos de se ensinarem e aprenderem os valores.
1.4. Mundividência, valores e educação

2. Educar em valores:
2.1. O projecto de viver: a dignidade da vida humana
2.2. Iguais mas diferentes
2.3.A Liberdade e os seus limites
2.4.Partilhar responsabilidades
2.5.A justiça e a solidariedade
2.6. O dever de viver em paz

Métodos de Ensino

A metodologia que se adequa a esta unidade curricular é a de seminário. Utilizar-se-ão, para isso, um conjunto de textos de proveniência variada, que serão discutidos e apresentados por grupos de estudantes. Depois, no período de trabalho individual, os estudantes serão convidados a produzir um "diário axiológico" no qual procurarão fazer perdurar no tempo essa atitude problematizadora.
Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a "memória das discussões passadas" e as sínteses possíveis das posições em confronto.

Bibliografia

CAMPS, Victoria, Los valores de la educación, Anaya, Madrid, 1994

HOYOS, Guillermo & MARTÍNEZ, Miquel, Que significa educar en valores hoy? Octaedro, Barcelona, 2004.

MARQUES, Ramiro, Ensinar Valores: teorias e modelos, Porto Editora, Porto, 1998.

MENDEZ, José (Ed.), Cómo educar en valores, Editorial Sintesis, Madrid, 2001

MEURIEU, Philippe, Le Choix d?éduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. ESF Éditeur, Paris, 1991.

PATRÍCIO, Manuel, Lições de Axiologia Educacional, Universidade Aberta, Lisboa, 1993

SAVATER, Fernando, O Valor de Educar, Editorial Presença, Lisboa, 1997

TEDESCO. Juan Carlos, El nuevo pacto educativo, Anaya, Madrid, 1995

Equipa Docente