Educação Comunitária
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Reflectir sobre os conceitos de educação formal, não formal e informal e respectivas interligações, no pressuposto de que todas estas modalidades de educação e formação se encontram presentes nas comunidades humanas;
2. Conhecer as diferentes abordagens teóricas da Educação Comunitária e respectiva evolução histórica;
3. Relacionar os diferentes entendimentos de Educação Comunitária com as respectivas ancoragens conceptuais e com os diferentes modelos de desenvolvimento humano, económico e social que determinam;
4. Conhecer e caracterizar exemplos nacionais e internacionais de projectos de Educação Comunitária;
5. Conceber e concretizar (fundamentando, desenvolvendo e avaliando) propostas de Educação Comunitária em diferentes níveis: comunidades instituições, etc.
Conteúdos Programáticos
1. O campo da educação formal;
2. O campo da educação não formal;
3. O campo da educação informal;
4. As dimensões institucional, familiar e individual da Educação Comunitária;
5. A intergeracionalidade como elemento transversal aos projectos de Educação Comunitária;
6. Os agentes da Educação Comunitária;
7. A concepção, concretização e avaliação de projectos de Educação Comunitária.
Métodos de Ensino
A abordagem metodológica assentará na articulação, activa e complementar, entre os momentos presenciais de disponibilização de informação e a actividade autónoma (individual ou em grupo) dos estudantes, devidamente acompanhada pelo docente. O recurso ao estudo de casos reais será privilegiado. Será incentivada a participação dos estudantes em iniciativas de investigação e em eventos académicos ou de outra natureza directamente relacionados com o âmbito da unidade curricular.
Avaliação
A avaliação, concretizada através do Regime de Avaliação Contínua, contempla a realização de uma prova escrita e um trabalho prático, com conteúdo a definir com os estudantes. A classificação final resultará da média aritmética resultante das classificações obtidas nesses 2 instrumentos de avaliação.
A avaliação, concretizada através do Regime de Avaliação por Exame Final, contempla a realização de uma prova escrita e de um trabalho prático, com conteúdo a definir com os estudantes. A classificação final resultará da média ponderada resultante das classificações obtidas nesses 2 instrumentos de avaliação (Prova Escrita = 70%; Prova Prática = 30%).
Bibliografia
- Bernet, Jaume T. (1993). Otras educaciones: animación sociocultural, formación de adultos y ciudad educativa. Barcelona: Editorial del Hombre
- CNE (1997). Educar e formar ao longo da vida. Lisboa: Conselho Nacional de Educação
- Jardim, Jacinto (2002). O Método da Animação. Manual para o formador. Porto:AVE
- Malglaive, Gerard (1995). Ensinar Adultos. Porto: Porto Editora
- Marchand, Helena (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Lisboa:Quarteto
- Nico, Bravo (Org.) (2008). Aprendizagem do Interior: reflexões e fragmentos. Mangualde: Edições Pedago
- Nico, Bravo & Nico, Lurdes (Orgs.) (2011). Qualificação de Adultos no Sul de Portugal: realidades e desafios. Mangualde: Edições Pedago
- Nico, Lurdes (2011). A Escola da Vida: Reconhecimento, Validação e Certificação de Adquiridos Experienciais. Mangualde: Edições Pedago
- Silva, Isabel et al (2002). Educação e Formação de Adultos. Factor de desenvolvimento, Inovação e competitividade. Lisboa: Anefa
- Soto,Angel et al (2002). Didáctica general: Modelos y estratégias para la intervención social. Madrid: Editorial Universitas
- Rodrigues, F. & Stoer, S. 1993). Acção local e mudança social em Portugal. Lisboa: Fim de Século
Equipa Docente
- José Carlos Bravo Nico [responsável]