2023

Teoria e Prática da Mediação

Nome: Teoria e Prática da Mediação
Cód.: PED02489L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 


INTRODUÇÃO


 


 


 


Existimos num mundo em permanente mudança e de mudanças cada vez mais aceleradas e à escala mundial. Os conflitos são inerentes à condição humana, mas hoje surgem de múltiplas formas e em diferentes níveis. Também sempre existiram mediadores de conflitos, pessoas conciliadoras e respeitadas nas suas comunidades, mas na época contemporânea sentiu-se a necessidade de aprofundar estas questões: da intuição e do conhecimento empírico passar para o desenvolvimento procedimental do processo de mediação em contexto pessoal ou organizacional.


 


O meio académico tem feito avanços no sentido de teorizar a prática da mediação, estudar as suas origens, os seus procedimentos e modelos.


 


Com esta disciplina inaugura o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora um caminho transformador e de modernidade tentando encontrar respostas aos desafios da sociedade atual e do futuro, abrindo lugar a uma nova cultura universal.


 


             


 


 


 


 


 


 


 


OBJETIVO GERAL


 


 


 


            Proporcionar aos estudantes conhecimentos, experiências e vivências de mediação e resolução de conflitos, desenvolvendo competências que permitam detectar, prevenir e resolver situações de tensão e/ou de conflito no seio das relações interpessoais, em contextos profissionais e pessoais.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


OBJECTIVOS


 


        


 


- Levar à reflexão sobre a realidade psicossocial e os determinismos culturais, partindo do conceito de humanização do tratamento do conflito, apresentando as bases de equilíbrio e de satisfação como reguladoras da inter-relação humana.


 


            - Proporcionar conhecimentos na forma como se analisa o conflito em geral, identificando os principais factores que o desencadeiam.


 


            - Possibilitar aos estudantes uma visão integrada sobre os meios de realização da Justiça e aqueles que se apresentam como formas complementares a esta- meios alternativos de resolução de conflitos.


 


            - Desenvolver os principais aspectos da comunicação humana, natureza e dificuldades que permitam criar as bases da função facilitadora dos mediadores e possibilitar a tomada de consciência das principais dificuldades.


 


            - Trabalhar os mais importantes procedimentos desenvolvidos pela Escola de Negociação de Harvard para que os estudantes possuam as ferramentas a utilizar em mediação.


 


            - Possibilitar aos estudantes uma visão da mediação como um meio alternativo de resolução de conflitos entre pessoas, as suas vantagens e principais características.


 


            - Explicitar aos estudantes o perfil de mediador, clarificando o seu papel e as suas funções.


 


            - Exercitar as diferentes etapas do processo de mediação.


 


            - Fornecer elementos sobre a especificidade dos serviços de mediação a funcionar nos Julgados de Paz.


 


            - Fornecer elementos relativos à importância que a mediação pode ter na prevenção e resolução de tensões em vários campos da sociedade.


 


            - Proporcionar alguns conhecimentos sobre as normas éticas e deontológicas que regem a actividade de mediador.


 


 


 


 

Conteúdos Programáticos

 


CONTEÚDOS


 


 


 


         - Aspectos sociológicos do conflito. Aspectos psicológicos das pessoas envolvidas em conflitos.


 


 


 


- Meios de resolução de conflitos.


 


 


 


- Comunicação.


 


 


 


- Negociação.


 


 


 


- Introdução à Mediação.


 


 


 


- O mediador: ser e saber.


 


 


 


- Processo de mediação.


 


 


 


- A Mediação nos Julgados de Paz.


 


 


 


- Campos de aplicação da mediação.


 


 


 


- Ética e deontologia em Mediação.


 

Métodos de Ensino

 


PLANEAMENTO DIDÁCTICO


 


 


 


 


 


METODOLOGIA


 


 


 


           


 


A forma de organização das atividades letivas, compreendem a realização de 2 sessões presenciais de natureza coletiva, de 2 horas cada, de sessões de orientação do tipo tutorial (cujo funcionamento será definido em acordo com os estudantes) e conferências proferidas por convidados especialistas, correspondendo a 6 ECTS. As sessões presenciais de natureza colectiva serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exposição interactiva, debates em grupo, estudos de casos, dramatizações e simulações, análise e apresentação de comentários de textos, trabalhos, etc.


 

Avaliação

 


AVALIAÇÃO


 


 


 


Assiduidade


 


Os/as estudantes deverão participar obrigatoriamente em 75% das sessões de ensino presencial. O não cumprimento desta cláusula inviabiliza a realização da unidade curricular (de acordo com a Ordem de serviço nº 3/ECS/2012, de 12 de setembro).


 


 


 


 


 




  • Os/as estudantes-trabalhadores/as deverão contactar a docente da disciplina, nos 15 dias subsequentes à obtenção do estatuto, com a finalidade de adequar o sistema de avaliação às respectivas circunstâncias académicas e profissionais.


     


     


     


    REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


     




 




  • O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de uma Prova Escrita em forma de Trabalho (individual ou em grupo)- 80% e a respetiva apresentação do mesmo- 20% (última/s sessão/ões presencial/ais);




  • O conteúdo da Prova a realizar ao longo do semestre, sob a orientação docente, assim como a sua apresentação serão antecipadamente objecto de negociação e entendimento com os/as estudantes.




  • Será entregue em CD ou PEN (cacifo da docente), e enviado por e-mail (trabalho + apresentação).


     


     EXAME


     




 




  • Prova Escrita- 100% (a realizar em data a combinar com os alunos).




 

Bibliografia

 


BIBLIOGRAFIA


 


-durante as aulas será distribuída outra bibliografia, adaptada ao conteúdo das sessões.


 


- Acland, A. (1993). Como utilizar la Mediación para resolver conflictos en las Organizaciones. Buenos Aires: Ed. Piados.


 


- Almeida, V. (2010). O mediador sócio-cultural em contexto escolar- contributos para a compreensão da sua função social. Mangualde: Ed. Pedago.


 


- Amado, J. e Freire, I. (2009). A(s) indisciplina(s) na Escola- compreender para prevenir. Coimbra: Almedina.


 


- Benjamin, A. (1996). A entrevista de ajuda. S. Paulo: Martins Fontes.


 


- Canavarro, J. (2007). Para a compreensão do abandono escolar. Lisboa: Texto Editores.


 


- Diego Vallejo, R. & Guillén Gestoso, C. (2009). Mediación- Proceso, tácticas y técnicas. Madrid: Pirámide.


 


- Fernandes, A. (2002). Métodos e regras para elaboração de trabalhos académicos e científicos. Porto: Porto Editora.


 


- Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: Sete Caminhos.


 


- Fullan, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: Asa.


 


- Jares, X. (2002). Educação e conflito- Guia de educação para a convivência. Porto: Asa.


 


- Jares, X. (2007). Pedagogia da convivência. Porto: Profedições.


 


- Miranda, S. (2003). Novas dinâmicas para grupos- a aprendência do conviver. Porto: Asa.


 


- Noronha, Z. e Noronha, M. (1992). Escola/Conflitos- Como evitá-los? Como geri-los?. Lisboa: Escolar Editora.


 


- Pereira, A. e Poupa, C. (2004). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo.


 


- Perrenoud, P. (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Porto: Asa.


 


- Prette, A. e Prette, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes.


 


- Silva, A. e Moreira, Mª (org.) (2008). Formação e Mediação Sócio-Educativa- perspectivas teóricas e práticas. Porto: Areal Editores.


 


- Torrego Seijo. (2003). Mediação de conflitos em Instituições Educativos- manual para Formação de Mediadores. Porto: Asa.


 


- Torremorell, Mª. (2008). Cultura de Mediação e Mudança Social.


 


Porto: Porto Editora.


 


- Vasconcelos-Sousa (2002). Mediação. S.l.: Quimera.


 


- Vezzulla, J. (2001). Mediação: Teoria e Prática- Guia para utilizadores e profissionais. Lisboa: Agora Publicações.


 


- Vinyamata, E. (org.) (2005). Aprender a partir do conflito- conflitologia e educação. S. Paulo: Artmed.


 


- Wilde, Z. e Gaibrois, L. (2003). O qu e é a mediação. Lisboa: Agora Publicações.


 

Equipa Docente