2024
Comunicação Pedagógica
Nome: Comunicação Pedagógica
Cód.: PED02483L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Fazer uma abordagem da comunicação humana e retirar dela fundamentos para uma pedagogia da comunicação em Educação.
2. Interpretar a influência da comunicação humana sobre interacções profissionais, na área da Educação.
3. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a uma boa competência comunicativa do docente, tendo em conta a necessidade de harmonização entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.
2. Interpretar a influência da comunicação humana sobre interacções profissionais, na área da Educação.
3. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a uma boa competência comunicativa do docente, tendo em conta a necessidade de harmonização entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.
Conteúdos Programáticos
1. A comunicação humana.
1.1. Aspecto verbal.
1.1.1. Modelos de comunicação.
1.2. Aspecto não-verbal.
1.2.1. Funções da comunicação não-verbal.
1.2.2. O corpo.
1.2.3. A comunicação não-verbal em Educação.
2. Barreiras à comunicação.
2.1. Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
1.1. Aspecto verbal.
1.1.1. Modelos de comunicação.
1.2. Aspecto não-verbal.
1.2.1. Funções da comunicação não-verbal.
1.2.2. O corpo.
1.2.3. A comunicação não-verbal em Educação.
2. Barreiras à comunicação.
2.1. Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
Métodos de Ensino
Exposição teórica pelo professor
Exposição teórica pelos alunos
Apresentação (ões) oral (is) individ. (Testes orais).
Trabalho individual
Trabalho de grupo
Relatório (s)
Testes escritos
Testes orais
Exposição teórica pelos alunos
Apresentação (ões) oral (is) individ. (Testes orais).
Trabalho individual
Trabalho de grupo
Relatório (s)
Testes escritos
Testes orais
Bibliografia
ALARCIA, M. C. S. (1997). Los elementos no verbales en la comunicación profesional. In Marín, R. C. & Romero, A. N. (orgs.) Lenguas Aplicadas a las Ciencias y la Tecnología: Aproximaciones (pp. 49-51). Cáceres: Universidad de Extremadura, Servicio de Publicaciones.
CAMACHO, S. P. & SÁENZ, O. B. (2000). Técnicas de comunicación eficaz para profesores y formadores. Alcoy: Marfil.
MIRA, A. Ricardo. (1992). Professor e aluno - O valor da interacção comunicativa. In Livro de Actas do II Simposium Infad (Infancia y Adolescencia) - Psicología de la Educación y del Desarrollo, (pp. 701-706). Badajoz:
MIRA, A. Ricardo. (1997). O poder do verbo, o valor do silêncio. In A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora.
MIRA, A. Ricardo (2003). Primeira impressão tida do professor - Aspecto não-verbal - e processo pedagógico. Tese de Doutoramento. Universidade de Extremadura, Cáceres/Badajoz, Espanha.
VIEIRA, Helena (2000): A Comunicação na sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença
CAMACHO, S. P. & SÁENZ, O. B. (2000). Técnicas de comunicación eficaz para profesores y formadores. Alcoy: Marfil.
MIRA, A. Ricardo. (1992). Professor e aluno - O valor da interacção comunicativa. In Livro de Actas do II Simposium Infad (Infancia y Adolescencia) - Psicología de la Educación y del Desarrollo, (pp. 701-706). Badajoz:
MIRA, A. Ricardo. (1997). O poder do verbo, o valor do silêncio. In A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora.
MIRA, A. Ricardo (2003). Primeira impressão tida do professor - Aspecto não-verbal - e processo pedagógico. Tese de Doutoramento. Universidade de Extremadura, Cáceres/Badajoz, Espanha.
VIEIRA, Helena (2000): A Comunicação na sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença
Equipa Docente
- Ana Maria Lopes Cristóvão
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]