2023

Métodos e Instrumentos de Avaliação

Nome: Métodos e Instrumentos de Avaliação
Cód.: DES13906L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A avaliação é um passo essencial em qualquer intervenção psicomotora.Nesta UC os estudantes aprendem a determinar o que avaliar, como avaliar, como interpretar e como comunicar os dados da avaliação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:

(adquiram os seguintes conhecimentos)
- Compreendam a importância da avaliação, como base de suporte para o trabalho de intervenção psicomotora;
- Compreendam os pressupostos teóricos dos métodos de avaliação em psicomotricidade e da seleção e construção de novos instrumentos de avaliação;

(adquiram as seguintes competências)
- Seleção de métodos e instrumentos de avaliação considerando as especificidades da pessoa a avaliar;
- Aplicação dos principais instrumentos de avaliação nas diversas áreas de intervenção do psicomotricista;
- Cumprimento do código ético e deontológico do psicomotricista, especificamente no que diz respeito aos atos de diagnóstico e avaliação.

Conteúdos Programáticos

I. O processo de avaliação na intervenção psicomotora:
a. Objetivos da avaliação
b. Os métodos de avaliação: anamnese, entrevista, observação, instrumentos estandardizados e não estandardizados
c. Os instrumentos de referência à norma e a critério
d. As qualidades psicométricas dos instrumentos de avaliação
e. O planeamento da avaliação
f. A atitude do psicomotricista na avaliação
g. A interpretação e comunicação dos resultados da avaliação
h. O relatório de avaliação psicomotora

II. Instrumentos de Avaliação
a. A avaliação do Desenvolvimento Infantil
b. A avaliação do Domínio Psicomotor
c. A avaliação do Domínio Emocional
d. A avaliação das Funções Executivas

Métodos de Ensino

As aulas T assentam em métodos expositivos recorrendo a recursos digitais, valorizando também a atitude crítica e reflexiva dos alunos. As aulas T são alinhadas cuidadosamente com os recursos disponibilizados no moodle de modo a promover a sua autonomia e aprendizagem assíncrona.
As aulas P são dedicadas à abordagem teórica e prática dos instrumentos específicos de avaliação. Nestas aulas, os alunos observam a aplicação dos diferentes instrumentos, aplicam os instrumentos em grupo com a supervisão das docentes e realizam a cotação e a interpretação dos resultados, preparando a sua comunicação.
A avaliação contínua compreende uma avaliação psicomotora a uma criança/adolescente com desenvolvimento típico e o respetivo relatórioó (80% da nota final), bem como uma reflexão sobre o processo de avaliação na prática psicomotora (20% da nota final).
A avaliação por exame inclui prova escrita (45%) e prática (55%).

Bibliografia

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Henderson, S., & Sugden, D. (2007). Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.).Pearson Assessment.
Naglieri, J. (1988). DAP: Draw a Person, a Quantitative Scoring System Manual.The Psychological Corporation.
Coutinho, C. (2011).Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas.Almedina.
Rodrigues, L., Saraiva, L., & Cordovil, R. (2014). Avaliação motora. In R. Cordovil & J. Barreiros, Desenvolvimento Motor na Infância (pp. 293-300).Edições FMH
Potel, C. (2010). Introduction au bilan psychomoteur et aux évaluations. In Être psychomotricien. ISBN: 9782749212739
Vaivre-Douret, L. (2006). NP-MOT – Batterie d ́evaluations des Fonctions Neuro-Psychomotrices d ́enfant– Manuel. ECPA – Les Editions du Centre de Psychologie Appliquée
Newborg, J., Stock, J., Wnek, L., Guidibaldi, J., & Svinicki, J. (1984). Inventário de desenvolvimento de Battelle. DLM/ Recursos didáticos