2025
Temas Integrados de Química no Ambiente e Sociedade
Nome: Temas Integrados de Química no Ambiente e Sociedade
Cód.: QUI14751M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Identificar correlações entre os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas da Química e os problemas societais e ambientais emergentes na atualidade.
- Compreender o papel da Química e da tecnologia na sociedade contemporânea.
- Desenvolver competências que promovam a utilização integrada dos conhecimentos de Química, no desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem.
- Melhorar os conhecimentos e as suas competências no que se refere à utilização do trabalho experimental no ensino da Química.
- Planificar atividades experimentais que fomentem a integração de saberes culturais, científicos e tecnológicos na abordagem de situações e problemas do quotidiano.
- Desenvolver trabalhos de projeto que valorizem uma abordagem C-T-S-A no ensino da Química.
- Desenvolver competências de trabalho em grupo, de planeamento, discussão e execução de projetos integradores nesta área.
- Compreender o papel da Química e da tecnologia na sociedade contemporânea.
- Desenvolver competências que promovam a utilização integrada dos conhecimentos de Química, no desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem.
- Melhorar os conhecimentos e as suas competências no que se refere à utilização do trabalho experimental no ensino da Química.
- Planificar atividades experimentais que fomentem a integração de saberes culturais, científicos e tecnológicos na abordagem de situações e problemas do quotidiano.
- Desenvolver trabalhos de projeto que valorizem uma abordagem C-T-S-A no ensino da Química.
- Desenvolver competências de trabalho em grupo, de planeamento, discussão e execução de projetos integradores nesta área.
Conteúdos Programáticos
A Química e o ambiente: principais tipos de poluentes e os seus impactos; fontes de poluição, transporte e destino final dos poluentes; processos de tratamento e remediação; Controlo de qualidade ambiental e Legislação.
A Química e a alimentação: os processos químicos na preparação dos alimentos, aditivos alimentares, conservantes, antioxidantes, vitaminas, minerais, hormonas.
A Química e a saúde: medicamentos, tratamentos alternativos.
A Química e a estética: estética e saúde, obesidade, anabolizantes, cosméticos.
A Química e a limpeza: produtos químicos domésticos.
A Química e a energia: o petróleo e os combustíveis fósseis, centrais elétricas, energia solar, reatores nucleares, novas fontes de energia.
A Química, os materiais e o lixo: tipos de lixo, tratamento do lixo, plásticos e o ambiente, solução ambiental para o lixo.
A Química e a guerra: radioatividade, energia nuclear e aplicações, energia nuclear e ambiente.
A Química e a alimentação: os processos químicos na preparação dos alimentos, aditivos alimentares, conservantes, antioxidantes, vitaminas, minerais, hormonas.
A Química e a saúde: medicamentos, tratamentos alternativos.
A Química e a estética: estética e saúde, obesidade, anabolizantes, cosméticos.
A Química e a limpeza: produtos químicos domésticos.
A Química e a energia: o petróleo e os combustíveis fósseis, centrais elétricas, energia solar, reatores nucleares, novas fontes de energia.
A Química, os materiais e o lixo: tipos de lixo, tratamento do lixo, plásticos e o ambiente, solução ambiental para o lixo.
A Química e a guerra: radioatividade, energia nuclear e aplicações, energia nuclear e ambiente.
Métodos de Ensino
A UC Temas Integrados de Química no Ambiente e Sociedade está estruturada em diferentes tipos de sessões:
- Aulas teóricas (12h) destinadas à exploração dos temas, integrando os conceitos científicos relacionados com os mesmos e promovendo o desenvolvimento de competências científicas e profissionais orientadas para a avaliação de dados, pensamento crítico e abordagens de resolução de problemas.
- Prático e laboratorial (15h) destinadas ao desenvolvimento, em grupo, dos projetos experimentais e à sua exploração.
- Trabalho de campo (9h) destinadas a visitas que demonstrem a aplicação real (por exemplo em ETAs, ETARs e aterros sanitários) dos processos de tratamento abordados nas aulas teóricas.
- Seminários (9h) destinadas à participação de investigadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas de investigação relacionadas com os temas abordados.
- Aulas teóricas (12h) destinadas à exploração dos temas, integrando os conceitos científicos relacionados com os mesmos e promovendo o desenvolvimento de competências científicas e profissionais orientadas para a avaliação de dados, pensamento crítico e abordagens de resolução de problemas.
- Prático e laboratorial (15h) destinadas ao desenvolvimento, em grupo, dos projetos experimentais e à sua exploração.
- Trabalho de campo (9h) destinadas a visitas que demonstrem a aplicação real (por exemplo em ETAs, ETARs e aterros sanitários) dos processos de tratamento abordados nas aulas teóricas.
- Seminários (9h) destinadas à participação de investigadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas de investigação relacionadas com os temas abordados.
Avaliação
A avaliação compreende três componentes:
A- avaliação contínua que tem em conta a assiduidade e a participação dos estudantes.
B- elaboração do(s) relatório(s), apresentação oral e discussão dos projetos desenvolvidos.
C- Portfólio de visitas de estudo. Cada aluno criará o seu próprio portefólio para documentar e compilar as informações obtidas durante as visitas de estudo
A classificação final é obtida pela média ponderada das três componentes avaliadas, segundo a seguinte fórmula:
Classificação = 0.25*A+0.50*B+0.25*C
A- avaliação contínua que tem em conta a assiduidade e a participação dos estudantes.
B- elaboração do(s) relatório(s), apresentação oral e discussão dos projetos desenvolvidos.
C- Portfólio de visitas de estudo. Cada aluno criará o seu próprio portefólio para documentar e compilar as informações obtidas durante as visitas de estudo
A classificação final é obtida pela média ponderada das três componentes avaliadas, segundo a seguinte fórmula:
Classificação = 0.25*A+0.50*B+0.25*C
Bibliografia
Baird, R. B., Eaton, A. D., & Rice, E. W. (2017). Standard methods for the examination of water and wastewater 23ª ed., American Public Health Association, Washington, D.C..
Baird, C. ; Cann, M. (2012) Environmental Chemistry 5ª ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque.
Girard, J.E. (2013) Principles of Environmental Chemistry 3ª ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Manahan, S. (2017) Environmental Chemistry 10ª ed., CRC Press, Boca Raton.
VanLoon G.W. ; Duffy, S.J. (2018) Environmental Chemistry: A Global Perspective 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque.
Nazaroff, W.W. ; Alvarez-Cohen, L. (2001) Environmental Engineering Science, John Wiley & Sons, Inc..
Laszlo, P. (1995). A palavra das coisas, ou a linguagem da química. Lisboa: Gradiva
Figueiredo, M., Dias, A., Neves, J. & Vicente, H. (2023), Assessment of Literacy to Biotechnological Solutions for Environmental Sustainability in Portugal. Sustainability, 15, 10056.
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