2025

Didática da Física e da Química

Nome: Didática da Física e da Química
Cód.: PED14756M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender a natureza e relevância da Física (F) e da Química (Q):
1.1. Conhecer a história da F e da Q e compreender as suas implicações na sociedade
1.2. Analisar criticamente os curricula e a sua adequação aos desafios da atualidade
2. Compreender a importância da linguagem e dos conceitos científicos na aprendizagem da F e da Q:
2.1. Compreender os processos de mudança conceptual
3. Conhecer tendências e metodologias de ensino da F e da Q:
3.1. Conhecer diferentes perspetivas de relação entre a Ciência e a Sociedade e compreender as suas implicações nos processos de aprendizagem
3.2. Discutir o papel dos trabalhos práticos na sua relação com a resolução de problemas e o trabalho de projeto
3.3. Desenvolver competências de raciocínio lógico, análise e síntese
4. Compreender a importância do desenvolvimento curricular centrado no aluno
4.1. Planificar atividades pedagógicas em contexto formal e não formal
4.2. Conhecer diferentes modalidades e instrumentos de avaliação.

Conteúdos Programáticos

1.A relevância da Física (F) e da Química (Q) nas sociedades contemporâneas
1.1. A natureza da F e da Q
1.2. A F e a Q ao longo da história
1.3. Os programas curriculares de F e de Q: análise crítica
2. Processos comunicacionais e linguagem na aprendizagem de F e Q
2.1. Linguagem e pensamento: implicações na aprendizagem
2.2. Os conceitos científicos e mapas conceptuais
2.3. Conceções alternativas e a mudança conceptual
3. Tendências contemporâneas na educação em ciências e metodologias de trabalho
3.1. Os contributos das perspetivas CTS, CTSA e STEAM
3.2. Trabalhos práticos
3.3. Storytelling, jogos de papéis, debates e exercícios de tomada de decisão
4. Desenvolvimento curricular
4.1. Planeamento centrado no aluno
4.1.1. Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas reais complexos
4.1.2.Desenvolvimento de tarefas para responder às questões a estudar
4.2. Tecnologias; contextos formais e não formais de aprendizagem
4.3. Observar, planear e avaliar as aprendizagens.

Métodos de Ensino

No primeiro tema irá proceder-se à análise crítica de textos, filmes e/ou podcasts e à análise comparativa de currículos nacionais e internacionais, promovendo debates entre os estudantes.
No segundo tema irá proceder-se à análise conceptual de fenómenos físico-químicos, criação de mapas de conceitos, identificação de modelos conceptuais alternativos e planeamento de estratégias de mudança conceptual. Os trabalhos são desenvolvidos em grupo, partindo das experiências dos estudantes, com reflexão conjunta dos resultados.
No terceiro tema, os estudantes, organizados em grupos, irão desenvolver e planear atividades educativas baseadas na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos a partir de trabalhos de campo - exploração da relação CTSA - e trabalhos laboratoriais - exploração da relação STEAM, estabelecendo relações com as aprendizagens das visitas de campo e dos bootcamps das UCs das áreas disciplinares de docência.

Avaliação

A avaliação tem quatro componentes:
1. Avaliação contínua, baseada na apresentação de ensaios, reflexões, resoluções de problemas e pequenos exercícios
2. Relatório do trabalho de campo
3. Relatório do trabalho laboratorial
4. Exame final

A classificação final é calculada da seguinte forma

Avaliação contínua: 10.0%
Relatório de trabalho de campo: 15.0%
Relatório de trabalho laboratorial: 15.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto Editora.

Eiks, I. & Ofstein, A. (2015). Relevant Chemistry Education. From theory to practice. Sense Publishers.

Fischer, H. E., & Girwidz, R. (2021). Challenges in Physics Education- Physics Education. Springer.

Hume, A., Cooper, R., & Borowski, A. (Eds.). (2019). Repositioning pedagogical content knowledge in teachers' knowledge for teaching science (Vol. 78). Springer.

Neto, A. J. (1998). Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Peralta, H, Roldão, M. C., & Martins, I. (2018). Currículo do ensino básico e do ensino secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil dos alunos. Ministério da Educação/Direção-Geral de Educação.

Sadler, T. D. (2011). Socio-scientific issues in the classroom. Heidelberg: Springer