2025
Temas Integrados de Física no Ambiente e Sociedade
Nome: Temas Integrados de Física no Ambiente e Sociedade
Cód.: FIS14752M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Identificar e compreender a interligação de propriedades e leis da Física com algumas das questões que mais atingem a sociedade moderna na sua relação com o ambiente.
Facilitar a integração do conjunto desarticulado e disperso das matérias de Física estudadas, num conhecimento estruturado e com a maturidade científica exigível a um professor de FQ.
Proporcionar a atualização e exploração de conceitos de Física Clássica, Moderna e Contemporânea incluídos nos programas dos ensinos Básico e Secundário, contextualizados historicamente e analisados sob o ponto de vista teórico, experimental e de aplicação Físico-matemática.
Desenvolver competências para analisar, equacionar e resolver questões que envolvam a compreensão dos conceitos e leis estudados, a aplicação de algoritmos matemáticos adequados e o desenvolvimento de projetos experimentais que incluam a aquisição e processamento de dados e a discussão dos resultados.
Facilitar a integração do conjunto desarticulado e disperso das matérias de Física estudadas, num conhecimento estruturado e com a maturidade científica exigível a um professor de FQ.
Proporcionar a atualização e exploração de conceitos de Física Clássica, Moderna e Contemporânea incluídos nos programas dos ensinos Básico e Secundário, contextualizados historicamente e analisados sob o ponto de vista teórico, experimental e de aplicação Físico-matemática.
Desenvolver competências para analisar, equacionar e resolver questões que envolvam a compreensão dos conceitos e leis estudados, a aplicação de algoritmos matemáticos adequados e o desenvolvimento de projetos experimentais que incluam a aquisição e processamento de dados e a discussão dos resultados.
Conteúdos Programáticos
1- Princípios e leis da Física de suporte a uma visão unificada das teorias da Mecânica clássica, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Ótica, Ondas, Física relativística e Cosmologia.
2- Terra Um laboratório natural para o estudo integrado da Física
a. A Terra no espaço Interação com os planetas do sistema solar.
b. Ver e medir a Terra a partir do espaço
c. Manifestações reveladoras da constituição e do funcionamento da Terra:
i. Campo gravítico,
ii. Campo magnético
iii. Fluxo de calor;
iv. Os sismos
d. A Radiação solar e o Ambiente.
e. O sistema climático e as bases Físicas do clima
f. Influência do Homem no Clima e no ambiente.
g. A água na sociedade e no ambiente
2- Terra Um laboratório natural para o estudo integrado da Física
a. A Terra no espaço Interação com os planetas do sistema solar.
b. Ver e medir a Terra a partir do espaço
c. Manifestações reveladoras da constituição e do funcionamento da Terra:
i. Campo gravítico,
ii. Campo magnético
iii. Fluxo de calor;
iv. Os sismos
d. A Radiação solar e o Ambiente.
e. O sistema climático e as bases Físicas do clima
f. Influência do Homem no Clima e no ambiente.
g. A água na sociedade e no ambiente
Métodos de Ensino
O ensino está estruturado por meio de aulas teóricas, teórico-práticas, laboratoriais e de seminário, onde a componente conceptual e de aplicação surgem integradas. As dinâmicas de aprendizagem geram-se a partir da colocação de problemas, cuja resolução os estudantes são encorajados a estruturar segundo as metodologias usadas na investigação que desenvolve atitudes de autonomia e se estimula a comunicação.
Cada tema é enquadrado em termos de revisão conceptual e avaliado o nível de presença nos programas do ensino secundário. A partir daí são postos à consideração dos alunos questões/problemas/experiências, cuja resolução envolve uma pesquisa inicial para aprofundamento, a discussão para partilha de conhecimentos e planeamento das operações de cálculo e trabalho experimental.
Cada estudante fica encarregado de sistematizar um dos temas abordados através da preparação de uma unidade de ensino a apresentar por escrito num relatório e oralmente num seminário organizado no fim do semestre.
Cada tema é enquadrado em termos de revisão conceptual e avaliado o nível de presença nos programas do ensino secundário. A partir daí são postos à consideração dos alunos questões/problemas/experiências, cuja resolução envolve uma pesquisa inicial para aprofundamento, a discussão para partilha de conhecimentos e planeamento das operações de cálculo e trabalho experimental.
Cada estudante fica encarregado de sistematizar um dos temas abordados através da preparação de uma unidade de ensino a apresentar por escrito num relatório e oralmente num seminário organizado no fim do semestre.
Avaliação
A avaliação tem três componentes:
A- componente contínua que e envolve a assiduidade e a participação dos estudantes na resolução e discussão das questões/problemas (25%).
B- componente resultante da elaboração do relatório, apresentação oral e discussão do tema de Física proposto para investigar e apresentar sob a forma de seminário.(25%)
C- exame final nas épocas normal e de recurso.(50%)
A classificação final é obtida pela média ponderada das três componentes avaliadas, segundo a seguinte fórmula:
Classificação = 0.20*A+0.30*B+0.5*C
A- componente contínua que e envolve a assiduidade e a participação dos estudantes na resolução e discussão das questões/problemas (25%).
B- componente resultante da elaboração do relatório, apresentação oral e discussão do tema de Física proposto para investigar e apresentar sob a forma de seminário.(25%)
C- exame final nas épocas normal e de recurso.(50%)
A classificação final é obtida pela média ponderada das três componentes avaliadas, segundo a seguinte fórmula:
Classificação = 0.20*A+0.30*B+0.5*C
Bibliografia
Serway, R.A. & Jewett, J.W. (2019). Physics for Scientists and Engineers. (10th ed.). Boston: Cengage learning.
Stacey, F. D., & Davis, P. M. (2008). Physics of the Earth. Cambridge University Press.
Abreu, M. C., Matias, L., Peralta, L. F. (1994). Física Experimental: Uma Introdução. Editorial Presença, Lisboa.
Reynolds, J. M. (2011). An introduction to applied and environmental geophysics. John Wiley & Sons.
Miranda, P. (2009). Meteorologia e Ambiente. 2ª edição, Universidade Aberta.
Salby, M. L., (2012), Physics of the Atmosphere and Climate, Cambridge University press, 2nd Edition.
Hay, W. W. (2016). Experimenting on a Small Planet: A History of Scientific Discoveries, a Future of Climate Change and Global Warming, 2nd edn. New York: Springer
Houghton, J. (2009). Global Warming, 4ª edição, Cambridge University Press
Ribeiro, R.M. (2010). Introdução à Física Contemporânea. Lisboa: Moinho Velho.
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Miranda, P. (2009). Meteorologia e Ambiente. 2ª edição, Universidade Aberta.
Salby, M. L., (2012), Physics of the Atmosphere and Climate, Cambridge University press, 2nd Edition.
Hay, W. W. (2016). Experimenting on a Small Planet: A History of Scientific Discoveries, a Future of Climate Change and Global Warming, 2nd edn. New York: Springer
Houghton, J. (2009). Global Warming, 4ª edição, Cambridge University Press
Ribeiro, R.M. (2010). Introdução à Física Contemporânea. Lisboa: Moinho Velho.
Equipa Docente
- Bento António Fialho Caeiro Caldeira [responsável]
- Rui Paulo Vasco Salgado